Uma das vantagens do ambiente online é chegar a qualquer lugar, sem limites geográficos. No entanto, ser encontrado pelo público certo é crucial para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, segmentar um público considerando sua localização pode se tornar um desafio para negócios que atendem presencialmente. É aqui que entra o SEO local para empresas, uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade online. Quando adaptado, a otimização para mecanismos de busca (SEO) conecta empresas aos clientes em sua área geográfica.

No texto de hoje, você confere o que é SEO local e descobre como utilizá-lo de forma assertiva, considerando a localização da sua empresa e os usuários que frequentam ou moram na cidade, ou bairro em questão.

 

O que é SEO?

SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é o conjunto de práticas que buscam melhorar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa. Isso pode ser feito por meio de várias estratégias, incluindo a seleção personalizada de palavras-chave, a criação de conteúdo relevante e a otimização técnica do site.

 

O que é SEO local para empresas?

O SEO Local é uma variação do SEO tradicional, concentrando-se em otimizar um site para pesquisas locais específicas. Isso é particularmente importante para empresas com atendimento presencial, como lojas locais, restaurantes e prestadores de serviços, que desejam atrair clientes em sua área geográfica.

 

Como usar o SEO local para empresas de forma eficaz?

 

Reivindique seu perfil no Google Meu Negócio

Uma das ferramentas mais importantes para SEO local é o Google Meu Negócio. Para usá-la, certifique-se de reivindicar e otimizar seu perfil, fornecendo informações precisas, horários de funcionamento e imagens atraentes.

O primeiro passo é acessar a página Meu Negócio. Lá, clique em “Gerenciar agora” e preencha o formulário. Você deve preencher todas as informações antes de confirmar, como número do seu celular, para onde o Google enviará um SMS para concluir a criação da conta. Após receber e inserir o código de verificação, está pronto. Sua marca já tem uma página no Google Meu Negócio!

Para finalizar, o Google confirma o endereço enviando uma carta para o local cadastrado. Para isso, é só seguir as orientações para concluir essa última etapa de verificação.

Após essa etapa de cadastro e validação, você pode deixar sua página mais completa. É possível incluir fotos, vídeos, telefones, website, horário de funcionamento, produtos e serviços.

 

Palavras-chave locais

Em seu conteúdo, use palavras-chave específicas e com a localização. Isso ajuda os motores de busca a associarem seu negócio a uma área geográfica determinada.

Por exemplo, “restaurante em Santos”, “psicólogo em Praia Grande”, “academia em São Vicente”. Usar seu serviço + o nome da cidade é a etapa básica para começar o SEO local. Você deve incluir essa palavra-chave em meta-tag, títulos, código-fonte do site e em conteúdos no blog.

 

Avaliações positivas

Incentive seus clientes a deixarem avaliações positivas. As avaliações não apenas influenciam a decisão de compra, mas também têm um impacto significativo nos rankings locais.

 

Conteúdo relevante localmente

Crie conteúdo que seja relevante para sua comunidade local. Isso pode incluir eventos locais, notícias da região e outros tópicos que interessem ao seu público-alvo local.

No entanto, lembre-se de focar no seu próprio negócio também. Criar conteúdo sobre a diversidade e a qualidade dos seus serviços também é algo relevante. Por exemplo, um restaurante mostrar seus pratos e promoções especiais, bem como seu ambiente. Esses são pontos que podem atrair visitantes.

É claro que essa “autopromoção” não é indicada a todo momento nem para todos os tipos de negócio, principalmente quando falamos sobre marketing de conteúdo. É necessário estudo e experiência para desenvolver um planejamento adequado, colocar em prática e analisar os resultados para fazer as adaptações necessárias.

 

Deixe seu contato acessível

Garanta que seu Nome, Endereço e Número de Telefone estejam acessíveis em todas as plataformas online. Essa consistência fortalece a credibilidade aos olhos dos motores de busca. Desse modo, sempre que possível, inclua links para facilitar a ação.

Por falar em ação, as empresas com atendimento local precisam pensar em bons CTAs para incluir em suas plataformas digitais. Considere, por exemplo, uma automatização para agendamentos e reservas. Quando o usuário tem essa visão ampla de disponibilidade, sua decisão pode ser positivamente influenciada. Uma boa opção também é o chatbot, no entanto, é necessário tomar cuidado para não tornar o atendimento engessado.

Hoje em dia, as pessoas têm preferido se comunicar por mensagens ao invés de telefonemas. Leve isso em consideração na hora de pensar na forma de comunicação mais simples para você e seus clientes.

 

Conteúdo Visual

Se você compartilha imagens online, certifique-se de que elas estejam marcadas com geolocalização, quando possível, e/ou que contenham a palavra-chave com a localização na descrição. Isso ajuda os motores de busca a entenderem a localização associada às suas imagens.

Aqui, estamos falando de SEO, mas é também uma dica que você pode usar para as redes sociais.

 

Mobile-friendly

Otimize seu site para dispositivos móveis. Com o aumento das pesquisas locais em dispositivos móveis, a experiência do usuário é fundamental para o SEO local.

Ter um site mobile-friendly é o mesmo que dizer site responsivo. Ou seja, desde sua criação, o projeto é feito para atender a todos os tipos de telas, sejam celulares, tablets, notebooks e computadores.

 

SEO profissional

Ao implementar estratégias de SEO local para empresas, você pode destacar sua marca em suas comunidades e alcançar o público certo, no momento certo. É uma ótima estratégia para empresas que reconhecem a importância de serem encontradas pelos clientes locais.

Na KBR TEC, você encontra serviço completo para a criação de conteúdo otimizado para o blog da sua empresa, com planejamento e desenvolvimento sob medida para ranquear nas primeiras páginas do Google e conquistar seu público-alvo. Além disso, você também pode contar com o serviço de desenvolvimento, manutenção e/ou otimização de sites para garantir que ele esteja em seu máximo potencial, trazendo os melhores resultados.

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