A velocidade do site é um dos principais fatores para garantir uma boa experiência para o usuário que visita a página da sua empresa. Além disso, está entre os três critérios mais importantes de ranqueamento do Google, chamado de Core Web Vitals. Com isso, fica claro que a velocidade, ou seja, o tempo de carregamento do site, é muito importante. Com um site rápido, sua empresa agrada tanto os usuários quanto o algoritmo do Google, responsável por levar seu site às primeiras posições.

 

O que é Core Web Vitals?

Para fazer o ranqueamento, o Google possui algumas métricas para fazer a mensuração da experiência do usuário e, assim, classificar boas e ruins. Dentre as diversas métricas, três ganham destaques e são chamadas de Core Web Vitals: velocidade de carregamento da página, interatividade e estabilidade visual.

Hoje, vamos falar especialmente sobre a velocidade de carregamento (chamada também de Largest Contentful Paint – LCP). Para isso, o Google identifica o maior elemento da página e após o seu carregamento é que ele considera que a página finalizou o carregamento. Ou seja, essa métrica calcula o tempo desde o início do carregamento até a renderização do maior elemento presente.

Para isso, o Google considera elementos como: imagem, vídeo e imagens de fundo (background). 

Em relação ao tempo de carregamento do site, 2,5 segundos ou menos é o tempo ideal. Entre 2,5 e 4 segundos já é um tempo razoável, que pode melhorar. Acima de 4 segundos é uma velocidade ruim, que precisa ser melhorada com urgência.

 

Como aumentar a velocidade do site?

A velocidade do site é influenciada geralmente pelo servidor com tempo de resposta lento, Javascript e CSS de bloqueio de renderização e recursos com tempo de carregamento lento.

Mas é possível implementar algumas ações simples para melhorar o tempo de carregamento do site. Para isso, recomendamos que você conte com uma empresa experiente na área.

Abaixo, listamos quais ações normalmente ajudam a otimizar a velocidade do site. 

1. Compactar imagens

As imagens são os elementos mais lentos no carregamento de qualquer página. É fundamental utilizar imagens leves para melhorar a velocidade do site, uma vez que as imagens pesadas são um dos principais fatores que podem impactar negativamente a velocidade de carregamento do site. Desse modo, é necessário compactar a imagem sem perder qualidade.

Isso pode ser feito por meio da compressão de imagens usando ferramentas online ou plugins específicos. Ao reduzir o tamanho dos arquivos de imagem, o tempo de carregamento do site é reduzido significativamente. Para isso, considere uma média de 400 KB.

 

2. Minimizar o código:

Ao desenvolver um site, é comum ter arquivos CSS, JavaScript e HTML que possuam código desnecessário ou redundante. Ao minimizar o código, removendo espaços em branco, comentários e linhas de código desnecessárias, o tamanho dos arquivos é reduzido. 

Desse modo, o resultado é um tempo de carregamento mais rápido do site, pois o navegador precisa processar menos código para exibir a página.

 

3. Usar técnicas de cache

Outra ação importante é o uso de técnicas de cache para melhorar a velocidade do site. O cache permite armazenar os elementos do site, como imagens, arquivos CSS, JavaScript e até mesmo páginas inteiras. Assim, quando um visitante acessa o site a partir da segunda vez, o navegador pode carregar os recursos do cache local em vez de fazer uma nova solicitação ao servidor, reduzindo o tempo de carregamento.

É possível configurar o cache no servidor e utilizar plugins ou recursos específicos para habilitar o cache no site.

 

4. Tornar o site responsivo

Ter um site responsivo é fundamental para proporcionar uma experiência de navegação rápida em dispositivos móveis. Na prática, um site responsivo se adapta a diferentes formatos de telas em qualquer tipo de dispositivo. Essa é uma necessidade que surgiu com o tempo e se tornou prioridade para o Google também. Afinal, o aumento do número de usuários acessando a internet por meio de smartphones e tablets é notável.

Desse modo, é importante garantir que o site se adapte automaticamente a diferentes tamanhos de tela e dispositivos. Um site responsivo carrega somente os elementos necessários para cada dispositivo, reduzindo o tempo de carregamento e melhorando a experiência do usuário.

Implementar essas ações de otimização de velocidade do site contribuirá significativamente para um carregamento mais rápido e uma melhor experiência do usuário. Isso pode resultar em taxas de rejeição mais baixas, melhor posicionamento nos mecanismos de busca e maior satisfação dos visitantes, o que é fundamental para o sucesso de um site empresarial.

 

Como testar a velocidade do site da sua empresa? 

Agora que você já sabe como aumentar a velocidade do site, deve estar se perguntando: como posso medir a velocidade do meu site? Anteriormente, informamos que o tempo ideal de carregamento é de até 2,5 segundos, mas você não precisa de um cronômetro para descobrir isso. 

Existem diversas ferramentas que você pode medir não apenas a velocidade do site, mas também identificar quais melhorias seu site precisa. A equipe KBR TEc indica dois:

  • Pagespeed – essa é uma ferramenta do próprio Google. Além de analisar o tempo de carregamento do site, a ferramenta também apresenta outros indicadores e indicadores de desempenho. É um relatório bem detalhado que pode ajudar bastante a promover uma otimização geral no site, contribuindo para a boa experiência do usuário.
  • GTmetrix – Uma segunda opção para análise da velocidade do site é o GTMetrix, que também oferece diversos insights de melhorias para o seu site.

 

Ajudamos você a aumentar a velocidade do site da sua empresa

O tempo de carregamento do site pode melhorar? Então, conte com a KBR TEC. Se você fez o teste e a velocidade do site da sua empresa pode aumentar, coloque nossas dicas em prática com ajuda de profissionais! 

A KBR TEC já soma mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento de site. Fale com a nossa equipe enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.