Você sabia que a velocidade de carregamento impacta o SEO? Pois é! Na verdade, esse é pode ser um dos fatores on page mais relevantes para conquistar (ou não) um possível cliente na internet.

E se você quer entender mais sobre o assunto para evitar a perda de vendas, então este é o artigo certo para você.

Entender por que a velocidade de carregamento é tão importante é uma tarefa fácil. Afinal, pense em você mesmo. Ao acessar um site, quanto tempo, em média, você demora para desistir de uma página que não carregou com facilidade?

Segundo pesquisas, 53% das pessoas desistem de navegar em um site caso ele demora mais do que 3 segundos para carregar por completo. Pode parecer um período muito curto, mas a grande verdade é que os internautas são bastante exigentes, principalmente em relação à velocidade de navegação.

Logo, se o seu site for muito pesado, existe a chance de que você perca esse possível cliente para um concorrente. E você com certeza não quer isso, certo?

Felizmente, existem algumas dicas que você pode utilizar para otimizar o seu tempo de carregamento. Mas, antes disso, precisamos falar um pouquinho sobre o que é SEO e por que a velocidade de carregamento se enquadra entre esses critérios. Vamos começar?

 

O que é e como a velocidade de carregamento impacta o SEO?

 

Se você trabalha com marketing digital, você com certeza já se deparou com esse termo. Traduzido para Otimização para mecanismos de busca, SEO nada mais é que um conjunto de estratégias para ajudar o seu site a conquistar um bom posicionamento em pesquisas do Google.

Em 2010, o Google anunciou que a velocidade de carregamento dos sites começaria a ser um critério importante para o ranqueamento. Alguns anos depois, em 2018, a companhia estendeu esse tempo de carregamento também para a velocidade de sites na versão mobile, ou seja, para celulares e tablets.

Além da velocidade da página, existem cerca de outros 200 critérios de ranqueamento relevantes para que a sua página apareça na primeira página da pesquisa. Então, se você quer saber mais sobre todos esses fatores, não deixe de ler os demais artigos do nosso blog.

Neste artigo, porém, vamos focar em como a velocidade do carregamento impacta o SEO e as possibilidades de evitar que isso atrapalhe o marketing digital da sua empresa.

 

Confira abaixo 4 formas de melhorar a velocidade do site:

 

Acompanhe sempre a velocidade

O primeiro passo é estar sempre de olho no tempo de carregamento do seu site. Afinal, mesmo que você tenha um bom domínio que costuma ser veloz, nunca se sabe o que pode interferir negativamente na velocidade.

Para acompanhar, você pode contar com uma ferramenta do próprio Google: o Google PageSpeed Insights. Por meio da plataforma, você pode analisar informações relevantes e, ao mesmo tempo, buscar melhorias para que a página se torne cada vez mais veloz.

 

 

Otimize as imagens

O conteúdo visual é sempre mais “pesado” que o texto. Porém, se você souber como trabalhar esses recursos da melhor forma, não existe motivo para evitar o uso de imagens. Afinal, esse tipo de conteúdo costuma ser bastante atrativo para os usuários.

Para que elas não prejudiquem a velocidade de carregamento, você pode reduzir o tamanho delas. Para isso, existem diversos sites, como o TinyPNG e o ILoveIMG.

 

Habilite o cache

Quando você habilita o cache do navegador, você permite que os dados do site fiquem armazenados no computador do usuário. Dessa forma, quando ele acessar a página novamente, não será preciso baixar todas as informações novamente. Logo, o site será carregado de forma muito mais rápida!

 

Evite redirecionamentos desnecessários

Pense no redirecionamento como o caminho de uma URL para a outra. Isso é muito comum no armazenamento de sites, porém, links em excesso podem comprometer o tempo e velocidade de carregamento de um site. Por isso, tente manter o mínimo de landing pages possível para melhorar o seu SEO.

 

Evite recursos em excesso

Widgets, espaços em branco no HTML, extensões e plugins são ferramentas muito importantes para a usabilidade do seu site. Porém, assim como no caso dos redirecionamentos, o uso destes recursos em excesso pode tornar o seu site muito pesado para computadores e smartphones dos usuários.

Logo, é importante que você tente restringir o uso dessas ferramentas ao máximo. Escolha apenas extensões que realmente ajudarão os seus clientes a encontrarem tudo o que precisam com facilidade.

Viu só como a velocidade de carregamento impacta o SEO? Ao seguir as nossas dicas, a chance de que você construa um site rápido e eficiente são muito maiores. Dessa forma, você conseguirá cativar os seus clientes e, ao mesmo tempo, garantir bons posicionamentos em pesquisas do Google.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário abaixo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.