De nada adianta produzir bons conteúdos, se o acesso a eles é ruim. Fazer a otimização de sites é uma estratégia básica e fundamental para quem deseja ganhar visibilidade e atingir os melhores resultados através do marketing digital.

Para lhe ajudar, tiramos algumas dúvidas importantes sobre o assunto. Confira o que é, como fazer e quais são as principais técnicas para realizar a otimização do seu site com sucesso!

 

O que é otimização de sites?

 

Fazer a otimização de sites é aplicar uma série de conjuntos de elementos técnicos para tornar sua página mais acessível aos usuários e melhor adaptada aos parâmetros do Google, permitindo desta forma, que ele seja mais fácil encontrado e gere um bom tráfego.

Segundo uma pesquisa realizada pela HubSpot, 80% do tráfego de um site começa por meio de buscas no Google. Porém, para ele que seja encontrado facilmente no Google, precisa estar bem otimizado.

 

O que é SEO e como usar no seu negócio?

 

SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou em português, Motor de Otimização de Busca. Ele pode ser definido como uma série de técnicas que, quando trabalhadas em um site, melhoram o posicionamento dele dentro dos resultados que o Google mostra quando uma pesquisa é feita.

O jeito mais fácil de explicar por que é tão importante a otimização para buscadores é lhe informando que 93% das experiências online começam em um buscador e que 75% das pessoas nunca chegam na segunda página de resultados. Em outras palavras, normalmente quando as pessoas entram na internet, utilizam bastante o Google e acabam clicando apenas nos primeiros resultados que aparecem na tela.

Diante dessa informação, estar bem posicionado é FUNDAMENTAL para o seu negócio. Estar nas primeiras colocações gera muito mais tráfego para o seu site e proporciona credibilidade para a sua empresa. Se você é o primeiro colocado na busca do Google, consequentemente os usuários vão perceber que a sua marca é confiável. Com isso, vão acessar sua página, interagir com seus conteúdos e se você proporcionar a eles boas experiências, as chances de conquistar novos clientes, são grandes.

 

Como fazer a otimização de sites no WordPress?

 

Diversas técnicas são utilizadas para realizar a otimização de sites no WordPress. Listamos algumas delas para ajudar o seu site a ranquear:

 

  • Otimize as imagens

Na hora de subir imagens para o site, opte primordialmente pelo formato JPEG, pois as imagens em PNG podem ser mais pesadas. Outra dica é utilizar no máximo 10 imagens na página inicial e lembre-se: quanto maior a resolução, mais pesado ficará seu site. Uma boa dica nessa situação é optar por plugins para otimizar imagens e reduzir o seu tamanho (bytes), sem afetar a qualidade.

 

  • Plugins de cache

Plugins de cache são importantes, pois permitem que as informações não sejam requeridas e processadas pelo servidor cada vez que um usuário entra na página. Utilizando esses plugins, a partir do primeiro acesso, as informações serão buscadas diretamente no cache guardado. Normalmente, alguns dos cachês mais utilizados são WP Super Cache, W3 Total Cache, Hyper Cache e DB Cache Reload.

 

  • Paginação do conteúdo

Outra dica importante de otimização de sites é fazer a paginação do conteúdo. Contar com um número de posts completos muito elevados em cada página, deixa o site mais carregado. Se você publicar um artigo por exemplo, exiba a imagem, um breve resumo abaixo e deixe um botão para a pessoa clicar e ler o conteúdo completo e isolado em outra página. Também evite um número elevado de posts em uma mesma página.

 

  • Reduza as consultas ao banco de dados

Uma das grandes vantagens do WordPress é que possui uma estrutura que consegue se adaptar a qualquer ocasião e usuário. Porém, para que isso seja possível, ele realiza muitas consultas à base em busca de dados que já foram salvos pelos usuários. Para resolver esse problema, você pode alterar em seu código, no arquivo header.php, chamadas simples para que ele não tenha que buscar todas as configurações no banco.

 

A otimização para sites no WordPress também podem incluir: utilizar a função flush do PHP, desabilitar avatares, otimizar a base de dados, entre outros fatores.

 

 

Como aparecer no topo da lista do Google usando a otimização de sites?

 

Como mencionado anteriormente, o Google utiliza diversos parâmetros para decidir seu ranqueamento de buscas. Além disso, ele muda o algoritmo constantemente. Ou seja, é preciso sempre ficar atento, pois técnicas que há tempos tinham um peso gigantesco, hoje em dia já não valem muita coisa. Da mesma forma que surgem novas técnicas que não existiam.

Alguns dos principais parâmetros de ranqueamento para determinar como criar um blog de sucesso são:

  • Conteúdo único e de valor;
  • Autoridade da página;
  • Autoridade de domínio;
  • Velocidade de carregamento;
  • Responsividade;
  • SEO,
  • Entre outros.

Ao todo, são mais de 200 parâmetros utilizados. Quanto mais parâmetros estiverem presentes na sua página, maiores as chances de você estar bem ranqueado. Além disso outro fator que influencia bastante é a palavra-chave. Ou seja: os termos que o seu potencial cliente utiliza para realizar uma pesquisa no Google.

 

Você precisa ajudar o seu futuro cliente

Nas suas estratégias, você tem que ter como prioridade resolver e solucionar os problemas dos seus clientes. Digamos que você tem uma loja de peças para automóveis e quer que o seu conteúdo esteja bem posicionado no Google. Você pode pensar em dúvidas que seus potenciais clientes buscam quando entram na internet e em cima delas, produzir textos.

Suponhamos que eles busquem coisas do tipo:

  • O que é uma pane elétrica?
  • O que significa quando o motor está fazendo muito barulho?
  • Meu carro não está ligando, o que o pode ser?

Você pode utilizar esses questionamentos para produzir artigos falando sobre:

  • Entenda o que é uma pane elétrica e como resolver
  • 5 possíveis problemas quando o motor faz muito barulho
  • Seu carro não está ligando? Saiba o que pode ser o problema”

Se o conteúdo for pautado nas otimizações de SEO, utilizando termos que possuem um bom número de buscas e ainda por cima, pouca concorrência, você pode aparecer no topo do Google e tornar-se autoridade no assunto na internet.

 

Qual a função de um SEO?

 

O objetivo do SEO é facilitar o acesso dos usuários ao seu site, deixando-o bem posicionado nas buscas do Google. Por consequência, isso irá trazer tráfego qualificado para a sua página, ou seja, usuários que tem potencial para serem convertidos em clientes. Em resumo: se você quer gerar lucro na internet, precisa estar em evidência.

Agora que você já sabe mais sobre otimização de sites, pode aplicar sua página! Se quiser conhecer mais sobre os serviços de SEO, conheça todos os detalhes de como funcionam os serviços de uma agência de SEO.