Se você tem um negócio, já deve ter se pegado pensando “como colocar minha empresa no Google?“.  Bom, existem inúmeras maneiras de fazer isso. Se você estiver disposto a aprender, pode colher resultados excelentes, já que, infelizmente, nem todo mundo mundo entende a importância de aparecer nos mecanismos de busca.

Quer parar de pensar “como colocar minha empresa no Google” e partir para ação de uma vez? Então prepare-se para aprender como. Vamos te ensinar tudo que precisa saber para ter um site de sucesso e com um ótimo posicionamento nas buscas.

 

Afinal, qual é a importância do Google?

 

As pessoas usam o Google e outros mecanismos de busca para absolutamente tudo. Desde para procurar o que comer em um sábado à noite como conhecer quem tem direito a solicitar cidadania portuguesa. Você mesmo chegou a essa publicação ao digitar no mecanismo de busca a frase “Como colocar minha empresa no Google”.

Em questão de Marketing Digital, é possível criar uma estratégia que usa três pilares: Otimização de um site – que te permite aparecer de forma orgânica ( sem necessidade de anúncios pagos ). A segunda forma seria através de anúncios pagos disponibilizadas pela plataforma Google Adwords e finalmente a terceira, o Google Meu Negócio ( gratuito e muito interessante para negócios locais ). Quanto melhor executada for essa estratégia, que utiliza estes três pilares, melhores resultados serão colhidos.

 

Como colocar minha empresa no Google: conheça as maneiras

 

Hoje em dia, não basta só que você apareça no Google. Se você quer se destacar de verdade, precisa estar em uma das primeiras posições. Pesquisas apontam que pouquíssimas pessoas ultrapassam a segunda página. Portanto, se você estiver muito atrás da sua concorrência, será como se não existisse.

Para vencer a concorrência, você precisa investir em estratégias específicas. Conheça algumas:

 

Criação de site bem construído

Vale a pena investir em um bom site. Se você contratou uma empresa para realizar a criação do seu site, certifique-se que te entreguem um site profissional e bem otimizado. Ou seja, com técnicas específicas que o fazem ser melhor lido pelo Google. As agências digitais com expertise em otimização de sites realizam um excelente trabalho, pois te ajudam a ter mais visibilidade.

Buscar referência na hora da contratação é mais do que necessário, como você pode ter percebido. Caso não tenha uma boa indicação, temos uma ótima dica: Através do próprio Google, pesquise por exemplo: “criação de sites em santos” ou “empresa de criação de sites em santos”, analise bem as opções de empresas disponíveis e principalmente a avaliação que elas têm no Google. Sem dúvida nenhuma, você deve optar pelas que tiverem mais bem avaliadas, pelo maior número de pessoas. Isso aumenta muito a segurança e evita que caia em uma roubada.

O Google tem um crawler (robô) que pesquisa sites bem estruturados e os cataloga o tempo inteiro. Sendo assim, se seu site estiver realmente bem feito, ficará bem posicionado.

Não é uma boa ideia optar por um programador freelancer ou mesmo uma agência que não tenha tanto conhecimento em desenvolvimento de sites profissionais. Lembre-se de que falhas no projeto podem te impedir de atingir o seu objetivo, que é a 1a página do Google, ou quem sabe até a tão desejada 1a posição no Google.

 

SEO on Page

O SEO On Page nada mais é do que a otimização das páginas do seu site, para que elas fiquem mais atraentes para os mecanismos de busca. Uma agência digital que trabalha bem o SEO on Page vai ajudar o posicionamento. Isso, porque com as técnicas é possível melhorar a usabilidade do site e tornar o formato mais adequado para a catalogação do Google.

O que fazer em SEO on Page:

» Escolha correta das palavras-chave – com base em volume,  intenção de busca e jornada de compra.

» Tag Title: É fundamental que a tag title de cada página contenha pelo menos uma palavra-chave escolhida.

» Tag Description: Deve ser chamativa, atraente e interessante – isso pode definir o click quando o seu site estiver listado no Google

» Títulos internos – Os títulos internos do seu site devem ser definidos nas tags H1, H2, H3 e devem conter palavras-chave.

» Conteúdo rico e relevante – Os conteúdos do seu site devem ser ricos, com bastante informação e sobretudo, com uso de palavras-chave e variações na frequência correta – nem mais, nem menos. Atualmente o Google é semântico e entende as variações e “parentesco entre as palavras” e pune os sites que “forçam a barra” com uso exagerado de palavras-chave em um mesmo texto.

» URLs amigáveis – Opte por endereços curtos e compreensíveis. Slugs bem planejados podem ser um grande diferencial entre você e seu concorrente.

» Site responsivo  – É fundamental que seu site seja adaptado a tablets e celulares. O uso de dispositivos móveis aumentou muito e o Google pune os sites que não são mobile friendly.

» Velocidade de carregamento – Seu site precisa ser rápido. Analise todas as métricas e indicações das ferramentas próprias para isso.  O Google quer que as pessoas que utilizam seu buscador fiquem satisfeitas com os resultados apresentados e a velocidade é um critério importante de Experiência do Usuário ( UX ).

Se você não está entendendo nada do que estamos falando e não sabe como avaliar se o seu site atende a estas exigências,  não se preocupe. Nós podemos te ajudar. Entre em contato agora com a KBR TEC e peça uma avaliação sem qualquer compromisso. 

 

Marketing de Conteúdo

 

Para crescimento contínuo do seu site, o recomendado é investimento em Marketing de Conteúdo. O Marketing de Conteúdo é uma técnica que visa criar reputação por meio da elaboração de conteúdos relevantes. Conforme o Google entender sua marca ou você como um especialista do segmento, mais chances de posicionamento na primeira página.

O conteúdo otimizado (SEO) deve seguir muitas regras específicas para que seja melhor lido pelo Google. Como: ter densidade específica de palavra-chave, links externos e internos, imagens com tags alts, etc.

São mais de 200 fatores de ranqueamento e o mecanismo muda com frequência. Portanto, se você quiser garantir seu site sempre no topo, o recomendado é que contrate uma equipe para produzir conteúdos otimizados. Além de alimentar o seu site, ainda poderá acompanhar as métricas do Google Analytics. A ferramenta disponibiliza informações importantes que ajudam a entender o comportamento dos visitantes e o tráfego em tempo real.

 

Google Adwords

O Google Adwords é única forma garantida de colocar sua empresa na primeira página do Google. A audiência é qualificada, já que o seu anúncio só irá aparecer para público específico. Funciona com o sistema custo por clique. Ou seja, sempre que alguém clicar no anúncio, você vai pagar um valor ( que varia conforme a procura ).

Recomendamos buscar uma empresa especialista em Google Adwords para que seu investimento seja bem aproveitado. Existem muitas opções de termos e palavras quando for criar a sua campanha ou mesmo quando for definir o seu público-alvo. Contar com a ajuda profissional faz toda a diferença. Na KBR TEC tivemos casos de clientes que faziam campanha google adwords de modo amador, usando budget de R$ 1.300,00/mês. Com a assessoria especializada da empresa, reduziram o orçamento da campanha para apenas R$ 500,00/mês – com crescimento de 55% em conversões ( geração de negócios ).

A equipe responsável pela campanha escolherá palavras-chave que converterão em mais resultados, mais leads, mais vendas, com o menor custo mensal possível.

 

Google Meu Negócio

Quantas vezes você já precisou ir em um endereço, mas por ser local desconhecido jogou no Google? Muitas, não é? Aquela pizzaria, uma hamburgueria, um restaurante, etc. O Google Meu Negócio é a ferramenta do Google onde você adiciona as informações da sua empresa para consumo local. Por lá, é possível incorporar endereço, informar o seu ramo de atividades, telefone, imagens da fachada e interior e demais informações sobre localização. Então, quando alguém pesquisar o endereço ou nome do seu negócio, vai te encontrar.

O Google Meu Negócios é uma ferramenta incrível para empresas cujo público-alvo seja regional, ou seja, se a sua empresa vende em uma distância de até 100 KM, não deve deixar de explorar as potencialidades dessa ferramenta gratuita.

Existe um conjunto de técnicas para destacar a sua empresa no seu ramo de atividades. No exemplo que demos da pizzaria, caso o seu cliente lembre-se do seu nome, vai te encontrar facilmente. Mas se ele não lembrar e buscar por exemplo por: “Pizzarias em Santos”, aí é mais difícil de ser encontrado no Google Meu Negócios. Por isso é preciso auxílio profissional para que tenha o melhor resultado possível. Uma empresa de marketing digital pode poder te auxiliar com isso. A KBR TEC tem cases de sucesso bem legais para te apresentar.

 

Vale a pena colocar minha empresa no Google? 

 

Agora que você já tem a resposta para pergunta “como colocar minha empresa no Google”, está na hora do veredicto: vale a pena? A resposta é sim. Cada vez mais as pessoas buscam produtos e serviços pelo Google e as pessoas tendem a confiar mais em negócios que aparecem nas primeiras páginas dos buscadores. Portanto é muito recomendado que faça esses investimentos para promover o seu negócio e com isso gerar resultados comerciais.

 

Podemos destacar a sua empresa no Google!

 

A KBR TEC possui expertise em criação de site de todos os tipos e portes. Trabalha com Marketing de Conteúdo, SEO OnPage, Campanhas de Google AdWords e configurar empresas para o Google Meu Negócio. Desde 2000, já foram criados mais de 1.200 projetos, para grandes clientes do setor público e privado.

Entre em contato agora e saiba mais.