A criação de um site ou blog vem sendo o caminho trilhado por muitos empreendedores digitais, porém, algumas dúvidas em relação a essa estratégia costumam aparecer na cabeça de muitos empresários do meio, causando uma certa ansiedade quando elas não são sanadas. Para que seu negócio online comece a ter rentabilidade, a visibilidade deverá ser um investimento essencial, pois só assim você conseguirá o reconhecimento do público, gerando identificação com a necessidade da obtenção do seu produto ou conteúdo comercializado.

“Mas como aumentar o tráfego do meu site?” As dicas que serão apresentadas, servirão de apoio durante o planejamento do aumento do tráfego e também para o entendimento e aplicabilidade das estratégias de engajamento dos visitantes.

 

Mantenha seu site otimizado para os mecanismos de busca

Se você tem um blog e ainda não está por dentro das estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou já as estudou e ainda não aplicou, saiba que esse pode ser um dos principais motivos que a sua notoriedade ainda não aconteceu. Essas estratégias podem ser definidas em dois grupos, onde as denominadas SEO Off page, são aquelas em que as otimizações acontecem fora do seu site, porém sempre com um direcionamento para dentro dele e a otimização SEO ON page, que são técnicas onde você irá fazer todo o trabalho interno do site.

A obtenção de backlinks, parte da estratégia off page, ainda pode ser considerada um dos principais fatores para que seu site consiga autoridade e consequentemente atraia mais público, porém, o que poucos percebem, é que ao trabalhar as estratégias internas, o seu site também ganhará autoridade e ainda aumentará a retenção de usuários, métrica bastante importante para o alinhamento de expectativas e criação de novas estratégias.

Visando o esclarecimento de algumas técnicas ON page que realmente funcionam, será apresentado uma lista com as principais ações que você poderá usar, sendo elas:

 

  • Criação de textos otimizados

A otimização dos conteúdos de um site pode englobar diversos fatores, mas saiba que ter artigos de qualidade é indispensável para que sua estratégia seja validada, então se você tem alguma dificuldade no desenvolvimento textual, não hesite em contratar um redator. O primeiro passo será a determinação das palavras-chaves que serão utilizadas, pois elas serão o ponto forte para que o Google consiga entregar o conteúdo para o público-alvo específico. Partindo dessa definição, o texto poderá ser estruturado na divisão dos títulos, onde as palavras escolhidas deverão estar, estrategicamente, distribuídas.

Ter uma boa noção de copywriting ou estratégias de produção de textos persuasivos, também deverá fazer parte do seu campo de conhecimento, pois textos com gatilhos farão com que o visitante seja retido na página. Lembre-se sempre de fazer uma associação dessas técnicas com a palavra-chave escolhida, pois ela será a base forte do seu planejamento estratégico.

 

  • Links internos

O desenvolvimento do conteúdo de um site, juntamente com outros pontos de configuração, devem sempre serem pautados com base na experiência do usuário. Um site que não tem essa preocupação, pode até atrair muito público, porém os resultados não serão rentáveis se a interação interna for inexistente. Um dos recursos que conseguem fazer esse trabalho, é a utilização de links internos onde as páginas são interligadas de acordo com o assunto abordado, então o usuário terá a opção de navegar em diversos conteúdos relacionados.

Não podemos esquecer que os links internos também servem para que a autoridade da página seja dividida com outras que também tenham a necessidade de ocupar as primeiras posições do Google. Quando um site recebe um link de outro site, a autoridade é passada, porém quando a página destino tem uma boa distribuição de links, outras páginas dentro do site também serão beneficiadas.

 

primeira página do google

 

  • Velocidade do site

O Google, mais conhecido site de busca da internet, apresenta mais de 200 fatores de ranqueamento, então os donos de sites e blogs devem ficar atentos e seguir os padrões solicitados. A velocidade do site tem uma função indireta nesses fatores, pois o índice de rejeição de uma página, é uma métrica utilizada para que o Google identifique e determine a autoridade dela. Quando um site apresenta uma velocidade baixa, a fuga de dos usuários é bastante elevada, fazendo com essa taxa seja aumentada, então a busca de configurações necessárias para aprimorar a velocidade deve ser prioridade nas otimizações internas.

 

  • Imagens otimizadas

Assim como os textos, as imagens também devem receber uma atenção especial. Saiba que cresce o número de buscas através delas, mas como ter uma imagem ocupando o topo das buscas? A resposta é simples: otimização. Os mecanismos de busca fazem a leitura da imagem através de textos que estão “escondidos” dentro delas, ou seja, quando o usuário utiliza o espaço “Alt Text”, das configurações e posiciona a palavra desejada no campo, o robô de leitura irá entender que aquela imagem faz referência àquela palavra.

 

O poder do Google Ads

Diferente do SEO, que demanda mais tempo para colher os resultados, o Google Ads ou AdWords pode ser uma ótima opção para quem quer começar, rapidamente, a ter a sua marca online reconhecida e aumentar o tráfego do site. Ele é um mecanismo de anúncio, onde você pode segmentar o público através da palavra-chave e outras características mais específicas, como: região, sexo, idade, idioma e outros.

Por mais que ela seja amplamente utilizada em e-commerce ou estratégias de afiliados, o número de usuários, possuidores de sites e blogs, que estão aderindo a ferramenta, só vêm crescendo. Por mais que a sua usabilidade seja bastante intuitiva, é interessante um estudo prévio para entender as formas corretas de criação de campanha, pois mesmo que o investimento seja mais baixo, quando comparado com as outras plataformas, você pode perder bastante dinheiro se utilizar de forma errada.

É importante lembrar que a utilização do Google Ads deve ser feita, juntamente, com as boas práticas de SEO.

 

Como aumentar o tráfego do meu site através do marketing de atração?

Como explicado no decorrer do texto, o perfeito manuseio das estratégias de marketing digital será peça fundamental para que aumentar o tráfego do seu site, consequentemente, tenha uma melhora na sua receita. Mesmo que a internet já seja parte da rotina de diversos brasileiros, o país ainda tem uma carência enorme nos investimentos em empreendedorismo online, quando comparado com outros países.

Para que você tenha sucesso nesse meio, a resistência ao novo não deverá fazer parte da sua rotina, pois o mundo digital está em constante mudança e o empreendedor terá a necessidade de criar uma crença positiva em relação a elas.

As dicas apresentadas são apenas o início de uma infinidade de possibilidades que você encontrará para otimizar e melhorar o seu site, em diversas questões. Acredite no potencial que a internet tem e nos diversos benefícios que ela poderá trazer para os seus projeto.