Tem novo aplicativo de rede social disponível! Dessa vez, os holofotes estão todos voltados para o Clubhouse. O maior diferencial é a proposta da mídia: uma rede social específica para um bate-papo em áudio. Além disso, o fato de estar disponível apenas para iPhone (iOS) e o cadastro liberado só para quem receber convites, tornam a rede social exclusiva. O resultado não poderia ser outro, a novidade se tornou objeto de desejo e está na boca do povo nos primeiros meses de 2021.

Mas não apenas ser novidade em termos de redes sociais e ter a condição exclusiva conquistaram seus usuários, a presença de personalidades ilustres também teve grande peso para a popularidade da mídia. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, por exemplo, participou de bate-papos no ClubHouse. E todo mundo quis ouvir o que ele tinha para falar! 

E você, o que sabe sobre o Clubehouse? Já ganhou convite para participar da rede? A equipe da KBR TEC testou o aplicativo para você e, neste texto, vamos contar tudo sobre o assunto. Confira!

 

O que é o Clubhouse?

A proposta é inovadora entre as redes sociais. O Clubehouse é um aplicativo só para áudios e, no momento, disponível apenas para usuários de iPhone que recebem convites. Além disso, o aplicativo ainda está em fase de teste, funcionando na versão beta.

Outro fator importante é que o número de convites é limitado. Então, mesmo que você consiga se cadastrar, não poderá convidar todas as pessoas que conhece.

 

Como funciona o Clubehouse?

Esse formato específico para áudios deixou você curioso? Confira como funciona o Clubehouse na prática.

O aplicativo é dividido em clubes, salas e grupos. E só pode áudio mesmo, uma vez que não é possível enviar texto ou imagens na conversa. Outro ponto interessante é que os bate-papos são sempre ao vivo. Dentro das salas, há outras divisões de usuários: os “speakers”, aqueles que podem falar durante a conversa; e os “listeners”, aqueles usuários que podem apenas ouvir. Ao entrar em um chat, você está como ouvinte, mas pode solicitar ao moderador a oportunidade de falar.

Podemos entender o Clubhouse como uma mistura de chamada telefônica em grupo, podcasts e conferência em áudio. Isso tanto pelo seu formato, quanto pela forma que a rede social foi dividida para o usuário encontrar salas de seu interesse.

Mas como isso chega ao usuário? Se você já usa e conhece o TikTok, as sugestões da aba “Para Você” parece ter sido uma inspiração para os desenvolvedores do Clubehouse.

Ao fazer o perfil na rede social, o usuário pode escolher alguns tópicos de interesse. Então, ao usar o aplicativo, alguns grupos e eventos, criados para discutir um tema específico, vão sendo sugeridos ao usuário com base nos tópicos de interesse selecionados no momento do cadastro.

Por enquanto, as salas comportam até 5 mil participantes. Outra característica interessante é o fato de os clubes não ficarem mais visíveis na plataforma quando o bate-papo termina. Além disso, o Clubehouse não permite a gravação das conversas. Caso perceba que o usuário esteja usando algum recurso para isso, o aplicativo envia um aviso de que ele pode ser banido.

 

Quem está por trás do ClubHouse

Apesar de o início de 2021 ter sido o grande boom para o Clubehouse, o aplicativo foi criado quase um ano antes, em março de 2020. Os responsáveis pelo desenvolvimento foram Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davidson, empreendedor do Vale do Silício. 

 

Como foi o lançamento do ClubHouse?

O Clubehouse foi lançado, em abril,  pela Alpha Explorations Co. E desde o seu lançamento, não foi apenas sua popularidade que cresceu exponencialmente, mas também sua avaliação em números. Em dezembro de 2020, a rede social foi avaliada em pouco menos de US$100 milhões. Já em janeiro de 2021, apenas um mês depois, a avaliação já alcançava US$1 bilhão. 

 

O que as pessoas estão achando do ClubHouse

Como dissemos, e não deve ser nenhuma novidade para você, o Clubehouse caiu nas graças dos usuários. Quem aí não viu alguém, ou você mesmo ficou desesperado por um convite? Mas mesmo diante desse sucesso, é de se pensar: será que o Clubehouse é uma nova tendência em redes sociais ou apenas uma febre passageira?

No Twitter, por exemplo, o assunto não era outro senão o Clubehouse. Além disso, usuários da rede do passarinho relataram pessoas vendendo convites para o novo aplicativo. E se tem gente vendendo é porque tem quem compre, né? Por aí você já pode imaginar o desejo dos usuários de fazer parte dessa comunidade. Mas, atualmente, já não se vê tantos tuítes sobre o aplicativo. 

 

ClubHouse apenas aos usuários de iPhone (iOS)?

Por enquanto, sim. O Clubehouse só está disponível para quem utiliza iPhone, mas você pode encontrar por aí aplicativos que prometem adaptar o uso para androids. Mas esse já é outro assunto…

No entanto, para quem quer alternativas, pode contar com o Telegram. Recentemente, o aplicativo de conversas incluiu um recurso de conferências em áudio. O diferencial do Telegram é que outros formatos ainda são permitidos. Além disso, os áudios não são excluídos automaticamente após as discussões e os grupos permitem mais de 200 mil membros.

E citando novamente o Twitter, a rede anunciou um recurso chamado “Audio Space”, que permitirá chamadas de voz. E ainda temos que lembrar do Facebook e Instagram, já que o CEO das redes, Mark Zuckerberg,  é conhecido, também, por incluir novas funcionalidades como forma de competir com os aplicativos do momento.

Você deve se lembrar do SnapChat, que “inspirou” o Story do Instagram, Facebook e até WhatsApp. Atualmente, o Reels, do Instagram, também compete com a febre atual, o TikTok. 

 

Conheça a KBR TEC

A KBR TEC tem mais de 20 anos de mercado e oferece soluções de marketing digital para marcas que querem se destacar. Tais como: Criação de Sites e Lojas Virtuais ou E-commerce, Sistema em Nuvem, Criação de Aplicativos, Otimização de Sites – SEO, Marketing de Conteúdo, Campanhas no Google Adwords, entre outros.

Conheça as soluções completas e conte com a experiência da KBR TEC. Para saber mais, envie uma mensagem pelo WhatsApp  ou preencha o formulário aqui no site.