Um dia, a maior dificuldade da sua empresa é atrair novos clientes; no outro, sua equipe não está dando conta de fechar negócio com todos os contatos. Primeiro, você pensou que o problema fosse o marketing, afinal, por que ele não aumentou o número de negócios fechados? No entanto, já parou para pensar que o gargalo pode estar na equipe de vendas da empresa, que não consegue transformar um lead em cliente? Para entender direitinho como Marketing e Vendas se relacionam e por que precisam andar de mãos dadas, continue a leitura e confira!

 

O que é Marketing?

Antes de mais nada, é importante ter clara a definição de cada setor. 

“O marketing é o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente gerando lucro”. 

Ou seja, o marketing é responsável por entender as necessidades dos clientes e levar as soluções da empresa até esses clientes. O marketing está em todos os passos que antecedem a venda, acompanhando toda a jornada do cliente no funil de vendas. Funciona como uma vitrine para mostrar exatamente o que as pessoas querem e precisam ver no momento certo.

Assim, transforma essas pessoas em leads qualificados. Então, chega a hora do setor de vendas entrar em ação e converter esses leads em clientes, fechando negócio.

 

O que são vendas?

Enquanto o marketing fala para uma plateia, a equipe de vendas fala diretamente com cada lead gerado. 

Ou seja, uma vez que o lead encontrou a solução do seu problema na empresa, é responsabilidade da equipe de vendas mostrar que ela é a melhor escolha. Nesse ponto, a equipe entende mais profundamente as reais necessidades do lead de forma personalizada e tem mais chances de fechar negócio, mostrando todas as vantagens da empresa. 

 

Marketing e vendas: quais as diferenças e por que são setores complementares?

Até aqui, já deu para entender na prática como os setores de Marketing e Vendas se diferem. 

Mas é importante, também, entender como eles podem — e devem — atuar juntos para que a empresa possa alcançar resultados melhores.

Então, uma das perspectivas de alinhamento já foi dito: o marketing atrai os leads e a equipe de vendas fecha negócio. 

Outra perspectiva importante é entender que o marketing atua olhando sempre para o futuro. Sabe os objetivos que você traça para empresa a cada ano, semestre, meses e por aí vai? Então, é o marketing que desenvolve estratégias para ajudar sua empresa a chegar lá. E isso é feito, claro, dando uma espiadinha no passado ao considerar, sempre, os resultados de estratégias já aplicadas, buscando sempre melhorar e otimizar.

Por outro lado, o time de vendas atua de olho no presente. É preciso ver os leads que o marketing trouxe e entender a melhor forma de fechar negócio com cada um deles. E isso inclui até mesmo aquelas vendas que levam meses para serem finalizadas, como é comum em determinados segmentos e, principalmente, em vendas B2B.

 

Como gerenciar a equipe para fechar negócios?

Para manter os setores de vendas alinhados, você pode contar com uma empresa de marketing. Enquanto isso, dentro da sua empresa, invista no gerenciamento assertivo para ter equipes de vendas de sucesso. Assim, você e o seu time não precisam se preocupar com a gestão de vendas e marketing, apenas com a gestão de vendas e o alinhamento entre os dois setores. Para isso, confira nossas dicas de vendas a seguir.

  • Qualifique os vendedores com reciclagem periódica do conhecimento da equipe. Além de precisar conhecer profundamente os produtos/serviços da empresa, também é pertinente investir em conhecimentos relacionados, como técnicas de discurso, organização etc;
  • Fomente a cultura da empresa nos vendedores frequentemente. Esse passo já começa na contratação, uma vez que é imprescindível contar com profissionais alinhados à cultura organizacional;
  • Forneça ferramentas para sua equipe. Por melhor que um profissional seja, não é coerente esperar que ele faça milagres; isto é, trazer resultados sem dispor de ferramentas fundamentais para isso. Hoje em dia, empresas que não investem em tecnologia ficam para trás. Quando se trata da equipe de vendas, duas ferramentas se sobressaem: sistema CRM e sistema workflow;
  • Tenha o número certo de profissionais. É primordial que os vendedores deem conta da demanda da empresa; já parou para pensar que seus colaboradores podem estar sobrecarregados? Se todos já estiverem trabalhando com sua produtividade otimizada e, mesmo assim, as metas não forem alcançadas, é o momento de aumentar a equipe;
  • Tenha metas claras para direcionar os vendedores, dando a eles um objetivo;
  • Crie e mantenha um ambiente colaborativo ao invés de incentivar a competição. A ajuda mútua pode trazer muito mais resultados para a empresa.
  • Dê autonomia, afinal, do que adianta contratar um bom profissional se for para limitar sua atuação? O microgerenciamento é um modelo ineficaz de gestão, além disso, já pensou na perda de produtividade com o tempo investido em retornos e aprovações a cada ação?
  • Incentive o feedback entre o time, incluindo gestores e vendedores de forma mútua;
  • Reveja as estratégias periodicamente para manter os acertos e aprender com os erros.

 

Como o Marketing pode ajudar sua empresa

O Marketing começa a contribuir já na base com empresas que querem atrair clientes, que é justamente entender o seu público-alvo, criando uma persona e, então, desenvolvendo estratégias atraentes para conquistar e reter clientes.

E dentro do marketing, existe o Marketing Digital, que oferece muitas vantagens em relação ao modelo offline. A principal delas é a mensuração de resultados de forma muito mais assertiva e específica, entendendo a relação direta entre investimento e resultados. 

Na prática, algumas estratégias utilizadas no Marketing Digital são:

 

Marketing e vendas: cuide da sua equipe e deixe o marketing com a gente!

Agora que você já entendeu como funcionam e as diferenças entre Marketing e Vendas, pode pôr em prática ações que tragam resultados reais para sua empresa.

A primeira delas é contar com uma empresa de Marketing Digital, como a KBR TEC, para desenvolver e executar estratégias de Marketing Digital. Uma vez que você tem a tranquilidade de atrair leads qualificados contando com quem entende do assunto, é hora de ir para o segundo passo: gerenciar a equipe de vendas de forma assertiva para fechar negócio.

Como você viu, Marketing e Vendas precisam andar de mãos dadas para garantir bons resultados para a sua empresa. O Marketing Digital, você pode deixar com a gente, é só entrar em contato pelo nosso WhatsApp ou aqui no site.