Atualmente, o WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação indispensável para a grande maioria das empresas. Quando se trata de comunicação entre equipe, a recomendação até pode ser usar outras plataformas, mas quando o assunto é atendimento ao cliente, a melhor opção é sempre aquela que facilita o contato com ele. Então, a pergunta que fica é: como se organizar no WhatsApp com vários atendentes

A verdade é que o atendimento via WhatsApp pode acabar se tornando um caos. Afinal, é uma equipe inteira atendendo por um mesmo número com a limitação de telas e com opções de organização ainda mais limitadas. Algumas empresas podem ter um número para cada vendedor, o que não torna o processo mais organizado, pois a empresa não consegue acompanhar o andamento da venda e pós-venda e o resultado é o mesmo: caos! 

Mas você sabia que é possível centralizar as vendas com uma plataforma de atendimento WhatsApp? Se trata de um CRM, sigla em inglês para “Gestão de Relacionamento com o Cliente” (Customer Relationship Management). Ele é um tipo de sistema que visa automatizar o contato com os clientes organizando informações e/ou oferecendo ferramentas. E esse é o tema do texto de hoje; se você já não aguenta mais a desorganização do atendimento via WhatsApp, continue a leitura para encontrar a solução. 

 

WhatsApp: vários atendentes podem fazer o atendimento com o mesmo número?

Utilizando o WhatsApp Web é possível fazer o atendimento com o mesmo número em até quatro aparelhos diferentes. No entanto, no quesito organização ainda deixa a desejar, principalmente quando utilizado por vários vendedores.

Por isso, a melhor opção é contar com um sistema CRM para fazer o controle e gerenciamento do atendimento. Além disso, algumas opções ainda podem unificar não apenas as mensagens do WhatsApp, mas também as oriundas do Facebook e Instagram.

Você pode encontrar algumas opções de plataforma de atendimento WhatsApp no mercado, entre elas, a Sirena, sobre a qual vamos falar um pouco mais a fundo hoje. 

A Sirena é uma plataforma CRM que oferece um painel para acompanhar de perto a performance da equipe, além de conseguir acompanhar as conversas de cada um dos atendentes. Entre as funcionalidades, é possível transferir um contato a outro atendente, configurar mensagens padronizadas, implementar chatbots, entre outras ferramentas.

 

WhatsApp vários atendentes com Sirena

Como você viu anteriormente, Sirena é uma plataforma CRM que pode centralizar o atendimento e as vendas da sua empresa feitas pelo WhatsApp, como também mensagens diretas recebidas no Instagram e Facebook. Mas não apenas isso, ainda é possível fazer a integração com o site e lading pages da empresa! Ou seja, os formulários preenchidos nesses ambientes já são enviados automaticamente para o CRM Sirena, enquanto isso, o cliente já recebe uma mensagem de “boas-vindas” na hora. Acredite, isso faz total diferença no relacionamento com ele!

Mas com uma plataforma de atendimento WhatsApp como a Sirena, os benefícios vão além de apenas agilizar e organizar o atendimento. Você passa a ter, também, insumos para acompanhar o desempenho de vendas de cada atendente, observar gargalos e, com isso, encontrar formas de melhorar cada vez mais o atendimento e, consequentemente, aumentar as vendas da empresa.

Além disso, é possível estar sempre disponível por meio de mensagens automáticas e chatbots. Assim, muitas vezes os clientes podem esclarecer suas dúvidas sem a ação de uma atendente. Por exemplo, ao solicitar a segunda via de um boleto bancário, isso porque a Sirena pode se conectar a mais de 100 aplicativos. 

Na parte de gerenciamento, é possível separar conversas por equipes e atribuir etiquetas personalizadas a elas. Além disso, dá para mudar o atendente e o setor sem que a conversa seja interrompida, o que é muito mais cômodo para o cliente, além de garantir um histórico mais organizado do atendimento. 

Como resultado, você tem mais controle e seus clientes podem ser atendidos de forma rápida e assertiva.

Outras funcionalidades 

Além das ferramentas de WhatsApp com vários atendentes, a Sirena também oferece outras automatizações que podem ajudar o atendimento da sua empresa, por exemplo:

  • Acompanhamento de pedidos;
  • Gerenciamento de delivery para restaurantes ou outros estabelecimentos com entrega rápida;
  • Respostas automáticas para demandas específicas, como: promoções e ofertas, fechamento de vendas, dúvidas e reclamações;
  • Integração com Facebook, Instagram, Google Ads e Mercado Livre, entre outras;
  • Unificar o atendimento por e-mail, formulário ou WhatsApp do site.

 

Como escolher a melhor plataforma de atendimento WhatsApp?

Apesar de sugerirmos o uso da Sirena por experiência própria, você pode escolher outra plataforma de acordo com a necessidade e o orçamento da sua empresa. Para isso, separamos algumas dicas para você identificar qual a melhor opção para você. Mas, se tiver dúvidas, é só entrar em contar com a Equipe KBR TEC, que vamos te ajudar!

  • Painel de integração: quanto mais simples e intuitivo, melhor. Afinal, o número de funcionalidades não pode ser sinônimo de confusão;
  • Suporte: é importante poder contar com uma equipe disponível para sanar as dúvidas da sua equipe e ajudar a resolver possíveis problemas;
  • Funções: nesse caso, nem sempre mais é melhor. O importante é contar com as funções que a sua empresa e equipe precisam no dia a dia. Por exemplo, respostas automáticas para dúvidas frequentes, troca de atendentes sem interromper a conversa, chat interno etc.
  • Relatórios de atendimento: tão importante quanto gerenciar, é acompanhar os resultados do atendimento. Por isso, conte com um sistema que ofereça relatórios para que você possa acompanhar a performance da equipe e identificar gargalos para, então, desenvolver soluções para o próximo período.

 

Não sabe por onde começar? Conte com a KBR TEC

Ter um WhatsApp com vários atendentes pode aumentar o número de negócios fechados no fim do mês. Mais do que uma plataforma para centralizar o atendimento via WhatsApp, essa é uma solução para otimizar o atendimento e a organização dos clientes, diminuindo as chances de erros e esquecimentos, bem como acompanhar os resultados periódicos relacionados à venda. 

No entanto, a implementação do sistema pede por um período de adaptação que pode ser muito mais rápido e fácil se a sua empresa contar com uma consultoria, que realizará o treinamento com a equipe e a implementação do sistema CRM nas plataformas da empresa (mídias sociais, site, e-mail).

A KBR TEC está à disposição para ajudar a sua empresa a dar esse passo. Somamos mais de 20 anos de experiência na criação de sites, e-commerces e plataformas. Entre em contato e tire suas dúvidas. Mande uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui pelo site.