Para as empresas, o WhatsApp se tornou uma ferramenta importante para fazer o atendimento ao cliente e realizar vendas. Mas como garantir que todas as solicitações sejam atendidas rapidamente e de forma eficiente? A resposta é a automação para WhatsApp.

Se você possui uma empresa que precisa constantemente estar em contato com seus clientes, seja para responder dúvidas ou para alimentar o relacionamento, precisa conhecer a automação.

Com a automação para WhatsApp, sua empresa pode se comunicar com seus clientes de forma rápida, eficiente e personalizada, ajudando a criar um relacionamento mais forte e duradouro. 

Quer saber mais sobre implementar a automação para WhatsApp na sua empresa? Continue a leitura e conheça essa funcionalidade incrível!

 

O que é automação para WhatsApp?

A automação para WhatsApp pode ser uma solução eficiente para resolver problemas com vendas e atendimento, pois permite que as empresas se comuniquem de forma rápida, eficaz e personalizada com seus clientes.

Com a automação para WhatsApp, as empresas podem criar chatbots que são capazes de responder automaticamente a perguntas frequentes dos clientes, fornecer informações sobre produtos e serviços, agendar reuniões e muito mais.

Isso permite que os clientes obtenham informações precisas e imediatas sobre os produtos ou serviços que estão procurando, sem perder a característica de atendimento humanizado, medo que muitas marcas possuem ao considerarem a automatização da comunicação.

Além disso, a automação para WhatsApp pode ajudar as empresas a gerenciar melhor suas conversas com os clientes, encaminhando-as para atendentes humanos quando necessário, garantindo que as perguntas e solicitações dos clientes sejam respondidas rapidamente e de forma assertiva.

Outra vantagem da automação para WhatsApp é a capacidade de enviar mensagens personalizadas para os clientes, o que pode ajudar a melhorar o relacionamento e aumentar a fidelidade dos clientes. Por exemplo, uma empresa pode enviar mensagens personalizadas de aniversário para seus clientes, oferecendo descontos ou brindes especiais.

Mas além da automação, ainda é possível centralizar toda a comunicação da empresa utilizando um sistema. Isso significa que além das mensagens recebidas diretamente pelo WhatsApp, ainda é possível centralizar as mensagens recebidas pelas redes sociais (Instagram e Facebook) e até mesmo os formulários preenchidos no site ou landing page da marca, além da opção de implementar um chatbot nessas plataformas.

 

Como funciona a centralização da comunicação e por que ela pode ajudar a resolver alguns problemas da sua empresa

Uma das soluções de Customer Relationship Management (CRM) é o Sirena. Com ele, as empresas podem gerenciar todas as etapas de vendas, desde a geração de leads passando pela negociação até chegar ao fechamento das vendas.

Uma das principais vantagens de utilizar esse tipo de sistema é a possibilidade de integração com diversas outras ferramentas, incluindo o WhatsApp e a possibilidade de automatizá-lo. Dessa forma, as empresas podem enviar mensagens personalizadas para seus clientes, gerenciar o fluxo de comunicação e reunir informações sobre o comportamento dos clientes.

 

Vantagens da automação para WhatsApp com CRM

O uso de um CRM pode ajudar diversos problemas de atendimento da empresa, principalmente em relação à gestão do relacionamento com seus clientes. Além disso, o CRM oferece diversas possibilidades na hora de automatizar mensagens para atender os clientes com mais rapidez e eficiência.

Algumas das principais vantagens de usar um CRM são:

  1. Melhoria no atendimento ao cliente

Com um CRM, as informações sobre os clientes ficam centralizadas, o que permite que os atendentes tenham acesso rápido e fácil às informações sobre o histórico de compras, preferências, reclamações e outros dados importantes. Isso possibilita um atendimento mais personalizado e assertivo, aumentando a satisfação do cliente e melhorando sua experiência com a marca.

  1. Maior produtividade

Um CRM pode automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como cadastro de clientes, envio de e-mails de agradecimento e follow-up de vendas, permitindo que os colaboradores se dediquem a atividades mais estratégicas e importantes para a empresa. 

  1. Análise de dados

Com um CRM, é possível coletar e analisar dados sobre os clientes e suas interações com a empresa, permitindo que a empresa identifique padrões de comportamento, tendências e oportunidades de negócio. Com essas informações, é possível tomar decisões mais informadas e estratégicas.

  1. Melhoria na gestão de vendas

Com um CRM, é possível acompanhar o funil de vendas e identificar quais oportunidades estão mais próximas de serem fechadas. Além disso, é possível definir metas de vendas e acompanhar o desempenho dos vendedores, incentivando uma competição saudável e aprimorando o desempenho de toda a equipe de vendas.

  1. Fortalecimento do relacionamento com os clientes

Com um CRM, é possível manter um contato constante e personalizado com os clientes de forma automatizada, por exemplo, com campanhas de marketing, envio de newsletters, lembretes de aniversário e outras ações que ajudam a fidelizar os clientes e aumentar as chances deles realizarem uma nova compra.

 

Por que a automatização para WhatsApp e centralizar toda a comunicação é melhor do que usar o WhatsApp Business?

As empresas podem encontrar algumas dessas funcionalidades no WhatsApp Business, a versão do aplicativo específico para empresas. No entanto, comparado a um CRM, as funcionalidades do WhatsApp Business são bastantes limitadas. 

Para microempresas e profissionais autônomos, o WhatsApp Business pode ser suficiente tanto no atendimento quanto para implementar algumas estratégias de marketing pelo WhatsApp.

No entanto, para empresas que contam com mais de um profissional realizando atendimento e as vendas, o ideal é investir em um modelo de automatização para WhatsApp mais completa, pensando também nos outros meios de comunicação que a empresa já possui e, também, naquelas que podem ser implementadas com um CRM, como no caso do chatbot diretamente no site.

 

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Conte com a KBR TEC para implementar melhores formas de contato no seu site e centralizar toda a comunicação (mídias sociais, site, e-mail) e automatizando os processos mais repetitivos. 

Isso significa a possibilidade de acesso de vários atendentes, bem como a instalação de bots para atendimento automatizado. Tais atualizações promovem um melhor atendimento e otimizam o processo interno da sua marca.

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