O Chatbot é programa de computador voltado para automatizar o atendimento.

Sendo assim, ele é programado para simular uma conversa humana em um chat, sendo possível automatizar tarefas repetitivas e burocráticas do dia a dia de uma empresa.

Sabe, ele se parece com um daqueles avanços da tecnologia que negócio digital algum pode abrir mão, afinal, ele vem mudando a maneira como as empresas se relacionam com os seus clientes.

E se o assunto ainda é desconhecido para você, não se preocupe, pois neste texto você vai descobrir o que é chatbot, como funciona, quais são as suas principais atribuições e vantagens, vamos lá!

 

O que é chatbot?

Chatbot nada mais é do que um robô de conversação, onde são simulados mais diálogos com pessoas na internet, através da inteligência artificial.

É um recurso muito usado para aplicativos de mensagens e chats virtuais, onde permitem a programação de um amplo repertório de respostas automáticas.

Com a interação, você tem a sensação de estar conversando com outra pessoa, graças à complexidade e precisão das mensagens. Com isso, empresas usam o recurso para atender seus clientes e automatizar o atendimento, os processos de venda, reserva e suporte.

Agora que você já conheceu a definição do que é Chatbot. veremos a seguir as principais tecnologias disponíveis.

 

Chatbots baseados em regras

Trata-se do tipo mais simples de chatbot, quase já caindo em desuso pelas suas limitações.

Esse ferramenta só entende frases literais e não sendo capaz de identificar a intenção e contexto da conversa.

Chatbots baseados em inteligência artificial

Aqui os chatbots baseados em uma inteligência artificial moderna, capaz de identificar linguagem, contexto, intenção e até mesmo o humor do usuário e assim automatizar seu atendimento.

Através do Processamento de Linguagem Natural (PLN), esses bots entendem as variações de frases e classificar palavras-chave em conjuntos mais amplos.

Eles também são espertos o suficiente para ignorar os erros de digitação e oferecer respostas coerentes com o perfil e necessidades do usuário.

 

Oferte novas possibilidades de relacionamento

Sem dúvidas, os chatbots ampliam o alcance da comunicação com seu público, beneficiando a automatização do seu atendimento.

Afinal, diversas plataformas já fazem uso desse recurso para alcançar o usuário com a mensagem certa no tempo certo, desde o topo até o fundo do funil de vendas.

Em suma, se mostram preparadas para diferentes estágios da audiência e ao ofertar uma comunicação mais personalizada.

Ela é baseada no histórico de interações com o usuário, por isso as empresas conseguem construir um relacionamento mais confiável com cada um deles, atendendo às demandas específicas.

 

Otimize seu processo de atendimento ao cliente

Você sabia que existem diversas perguntas que a maioria dos clientes costumam fazer, tipo:

Veja só alguns exemplos:

  • Quais as formas de pagamento?
  • Quanto tempo para entregar?
  • Posso trocar um produto?
  • Qual a garantia oferecida?
  • Como o custo do frete é determinado?
  • Por que preciso informar meu CPF?

Então, otimizar o atendimento ao cliente exige contar com respostas prontas para perguntas comuns.

E não dá para destinar colaboradores para escrever as mesmas respostas todas às vezes.

Especialmente se há tecnologia para atender a essa demanda e a solução é incorporar um chatbot no seu website ou qualquer outro canal de comunicação.

 

Chatbot para Marketing e Vendas

Seu uso na área de marketing e venda são altamente versáteis desde o topo do funil até o pós-venda.

Os bots se comunicam com os clientes e possíveis clientes para aprimorar sua experiência, qualificar leads, prestar atendimento e até vender soluções.

Além do mais, auxiliam o cliente em sua jornada de compra, eles coletam dados valiosos e geram insights importantes para melhorar as estratégias e estreitam o relacionamento com os clientes com suas mensagens rápidas e certeiras.

 

 

Diminui custos e aumenta a margem de lucro

Os chatbots chegaram a ser responsáveis por diminuir 20 milhões de dólares para as empresas em 2017.

Estima-se que até 2022 será gerada uma economia de 8 bilhões de dólares com a utilização corporativa desse sistema.

Estudos apontam que as companhias dos segmentos de finanças, saúde, redes sociais, e-commerce e varejo serão as mais beneficiadas.

Então, utilizando essa forma de automatização, sua empresa diminui despesas com pós-vendas, promoções de marketing e vendas, podendo utilizar essa verba para investir em inovações ou novas linhas de negócio.

 

O que é chatbot no uso em pesquisas

Os chatbots são ótimos para automatizar pesquisas para impulsionar seu marketing.

Você pode utilizá-los como ferramentas o GrowthBot para pesquisar as últimas tendências e informações essenciais do marketing e vendas, por exemplo.

Outro uso é você conseguir enviar pesquisas para seus clientes através de chatbot como o Wizu, que possui modelos prontos de pesquisas de satisfação.

 

Chatbot para atendimento ao Cliente

Seu uso destinado ao atendimento ao cliente está entre os mais populares.

De acordo com pesquisas realizadas, 95% dos entrevistados acreditam que o atendimento ao cliente será a área mais beneficiada pela ascensão dos chatbots.

Essencialmente, os clientes dão preferencias a respostas instantâneas para suas dúvidas e encontram aqui uma solução rápida, segura e eficaz para suas demandas, sendo para sua empresa uma oportunidade de reduzir custos.

 

Melhora a qualidade do atendimento

Saiba que a adoção de um chatbot é vista com bons olhos pelos seus clientes, afinal eles estão preparados para essa tecnologia, veja:

  • Hoje 1,4 bilhão de pessoas utilizam aplicativos de mensagens em todo o mundo e o uso de mensagens escritas ou por voz passa o número de ligações telefônicas;
  • Os consumidores já preferem ser atendidos via chat ou aplicativos de mensagens;
  • As pessoas não se importam com o fato de falarem com um ser humano ou com um robô de atendimento.

 

Relacione-se com leads e clientes

O chatbot usa a inteligência artificial para registrar as palavras dos usuários e, posteriormente, apresentar respostas mais efetivas.

Então, você pode utilizar esse recurso como parte integrante da sua estratégia de marketing de conteúdo, sendo uma oportunidade e tanto. Muitas empresas utilizam landing pages para captação de leads, nesse caso ter um chatbot irá colaborar nessa estratégia.

Baseando-se no histórico de mensagens do lead ou do cliente, o recurso pode sugerir conteúdos que estejam relacionados às palavras usadas e que despertem o interesse do usuário.

E conforme os termos mais buscados por eles na ferramenta, você terá conteúdos valiosos para propor pautas para o seu blog, por exemplo.

Saiba que ao ofertar material relevante e de qualidade, além de ajudar o usuário a resolver seu problema, você estreita o relacionamento entre a sua empresa e o público.

 

Conclusão

Gostou de saber mais sobre o Chabot e como automatizar seu atendimento?

Não deixe de levar essa excelente ferramenta para o seu negócio e conquiste mais clientes por meio de um tratamento diferenciado aos seus clientes.

Conheça agora as melhores soluções tecnológicas que a KBR TEC disponibiliza para a sua empresa online. Somos uma empresa de criação de sites em SP, com 20 anos de mercado e mais de 1.400 projetos executados.