O WhatsApp já deixou de ser uma ferramenta para manter contato pessoal. Não à toa, desde 2017 contamos com a versão WhatsApp Business que traz funcionalidades exclusivas para empresas. Com isso, é fundamental pensar em ações personalizadas e pôr em prática a estratégia de WhatsApp Marketing. Ou seja, é necessário criar materiais e desenvolver uma comunicação exclusiva para entrar em contato com seus clientes pelo WhatsApp, diferentemente do que é feito nas redes sociais.
Se você quer começar a estratégia de WhatsApp Marketing ou descobrir como melhorar as ações que você já faz, continue a leitura e saiba como.
Antes de mais nada, utilize o WhatsApp Business
O primeiro passo para fazer marketing via WhatsApp é trocar a versão tradicional do aplicativo pelo WhatsApp Business. O principal motivo é que essa versão traz funcionalidades exclusivas, como mensagens automáticas para diferentes fins e a criação de um catálogo.
Um ponto importante é que se a sua empresa já possui um número, é possível fazer a transição sem a necessidade de mudá-lo.
Por que optar pelo WhatsApp Business?
Além das possibilidades que já conhecemos no WhatsApp, a versão Business traz ferramentas exclusivas. Confira as principais delas a seguir.
A funcionalidade mais importante é a possibilidade de deixar informações importantes sobre a empresa para qualquer contato. Ou seja, é possível incluir: endereço, site, e-mail, segmento e horário de funcionamento. Assim, a empresa pode manter um cartão de visitas acessível para seus contatos. Outra funcionalidade bacana é que esses perfis contam com um selo de verificação, assim, os contatos têm certeza que se trata do número oficial da empresa.
Uma das atualizações mais interessantes para a empresa é o campo de busca. Com ele, qualquer usuário pode pesquisar por empresas cadastradas no WhatsApp Business. Por isso, é fundamental preencher as informações corretamente, principalmente o segmento e a localização.
Como dito anteriormente, é possível programar mensagens automáticas, essencial para serem enviadas no período em que não há atendimento pessoal. Além disso, é possível integrar um sistema de atendimento automático para otimizar.
Uma parte fundamental do atendimento é a organização dos clientes, dá para fazer isso utilizando diversas categorias e com o WhatsApp Business é possível organizar as conversas se baseando nelas com a ferramenta de marcadores.
A capacidade de mensuração do Marketing Digital é uma das características mais importantes. Com o WhatsApp Business, também é possível verificar métricas relacionadas a dados de envio e leitura de mensagens, como as que foram enviadas, entregues e lidas.
O catálogo ajuda seus clientes a conhecerem sua empresa. Com ele, você pode apresentar seus produtos e serviços e atualizar sempre que necessário.
Quando utilizar o WhatsApp Marketing?
A empresa pode usar o WhatsApp como ferramenta para diferentes objetivos, muito além da comunicação para pedidos e agendamentos. Por exemplo, como suporte ao cliente e também para manter uma comunicação focada em fidelização. Além disso, é possível anunciar produtos, serviços, novidades e promoções.
WhatsApp Marketing: 5 dicas para conquistar seus clientes
Sua empresa conta com diversas vantagens ao utilizar o WhatsApp, entre elas podemos destacar:
- Rapidez;
- Grande adesão do público;
- Facilidade.
Agora que você já conhece as funcionalidades do WhatsApp Business e sabe que é essencial contar com essa versão para pôr em prática o marketing via WhatsApp, entenda que a comunicação com essa ferramenta demanda alguns cuidados. Por isso, separamos 5 dicas para planejar sua estratégia de WhatsApp Marketing.
1 – Mantenha uma comunicação pessoal
Não escreva para o WhatsApp como você escreve para as redes sociais. Afinal, é uma comunicação pessoal e por isso é essencial que seja personalizada.
Uma dica simples e eficiente é sempre utilizar o primeiro nome do contato no início das mensagens. E, claro, o conteúdo deve ser personalizado, ou seja, algo que interesse ao usuário.
2 – Não exagere na quantidade de mensagens
Um erro comum é mandar muitas mensagens com ideia de que a insistência fará o usuário comprar. Mas assim como fica o alerta para campanhas de e-mail marketing, no WhatsApp também é necessário evitar que seu número seja marcado como spam.
Por isso, lembre-se: menos é mais. Aqui é o lugar perfeito para manter o número de publicações baixo. Assim, mesmo que o contato não se interesse pela mensagem, isso evita que ele bloqueie o número.
3 – Faça um planejamento
O planejamento é essencial não apenas para criar conteúdos assertivos, mas também para não exagerar na quantidade de mensagens. Criando um plano de ações, é possível visualizar um quadro geral.
Comece listando os tipos de conteúdos e as situações que motivam um envio. Depois, determine os melhores horários e verifique a eficácia dessa escolha acompanhando as métricas. Faça alterações sempre que necessário.
4 – Contate apenas clientes
Mais uma dica simples é se comunicar apenas com clientes. Afinal, receber mensagem de um número desconhecido dá a impressão de invasão. Por isso, nada de se comunicar com potenciais clientes ou mesmo gerar leads pelo WhatsApp. Foque em estratégias de pós-venda.
5 – Ofereça suporte
Utilizar o WhatsApp como canal de suporte oferece uma experiência excelente para o cliente. Afinal, isso evita que ele precise ligar para um SAC e que fique esperando na linha.
No entanto, é necessário ter cuidado. Mesmo que esperar por uma resposta no WhatsApp seja mais cômodo do que ficar em uma ligação, demorar atrapalha e muito a qualidade do atendimento.
Assim, lembre-se de programar uma mensagem automática informando sobre os horários. E, se possível, invista em sistemas de atendimento automatizado para encaminhar o cliente para o setor responsável mais rapidamente. Nesse caso, o cuidado é para não engessar demais as opções e sempre oferecer a possibilidade de falar direto com um atendente.
Conheça a KBR TEC
Conte com a KBR TEC para o planejamento e a criação de materiais para o WhatsApp Marketing. Além disso, conte conosco para utilizar sistemas que possibilitem unificar a comunicação no WhatsApp (mídias sociais, site, e-mail), o que permite o acesso de vários atendentes, bem como a instalação de bots para atendimento automatizado.
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