No Marketing, muito se fala a respeito de atrair leads qualificados, converter novos clientes… Mas e aquelas pessoas que já são clientes? Sem dúvida, elas precisam de uma atenção especial. Para isso, nada melhor do que sua marca criar um programa de fidelização de clientes. Saiba que é mais simples e, a médio prazo, menos custoso incentivar que clientes comprem de novo do que atrair pessoas novas. Claro que uma estratégia não anula a outra, mas a fidelização é comumente esquecida, apesar de somar diversas vantagens. 

Quer entender melhor o que é programa de fidelização e descobrir como implantá-lo na sua marca? Continue a leitura e confira. Se tiver dúvidas, entre em contato com a KBR TEC.

 

O que é programa de fidelização de clientes?

O principal objetivo do programa de fidelização é fazer com que o relacionamento com o cliente seja duradouro e, de certo modo, que as compras sejam realizadas de forma natural, sem necessariamente incluir aquela etapa final de “decisão de compra”. 

Com um sistema de fidelização, os clientes usufruem de benefícios exclusivos — a depender do tipo de programa criado pela marca. Por exemplo, preços mais baixos, frete grátis, brindes, produtos gratuitos etc.

Enquanto isso, a marca também cria uma rede clientes fiéis que não precisam ser conquistados. Aliás, muito pelo contrário: é dessa rede que surgem as indicações, o famoso “marketing boca a boca”.

Então, o programa de fidelização consiste em uma estratégia de marketing escalável que incentiva os clientes a comprarem de novo e de novo…

 

Por que criar um programa de fidelização?

Como dito, é muito benéfico para a marca criar uma rede de clientes fiéis, tanto do ponto de vista financeiro, quanto do ponto de vista de reconhecimento de marca.

Sobre a perspectiva financeira, entenda que é mais barato para a marca realizar vendas para clientes fiéis, uma vez que essas vendas não derivam do marketing que abraça as diversas etapas do funil de venda, que é mais demorado.

E na parte do reconhecimento de marca, os clientes que participam de programas de fidelização são, como bem sugere o nome, fiéis à marca. Não apenas na periodicidade de compra, mas também em defender a marca e indicá-la para outras pessoas.

Agora que você já conhece os benefícios, veja a seguir alguns exemplos de programa de fidelização.

 

Exemplos de programas de fidelização para sua marca

1 – Programa de pontos

Esse é um método bastante comum e simples. A cada compra, o cliente acumula determinado número de pontos e quando chegar à quantidade estabelecida, ganha um brinde. Comumente, ganha um produto gratuito ou um valor para gastar com a marca. 

A marca precisa decidir alguns detalhes, como:

  • Regra para o acúmulo de pontos (de acordo com o valor gasto, por exemplo);
  • Quantidade de pontos necessária para ganhar o benefício;
  • Como será gasto o benefício;
  • Benefício.

Além disso, também é necessário criar um sistema de fidelização para que haja esse rastreio de pontos tanto por parte da marca quanto por parte do cliente. Quando se trata de uma pequena loja física, você já deve ter recebido um cartão para registrar suas compras, certo? Mas quando você possui um e-commerce, precisa fazer o acompanhamento das vendas oriundas de ambas as formas ou caso a marca venda apenas online. 

Para isso, é indispensável contar com um sistema de fidelização online em que os próprios clientes possam se cadastrar e usar os benefícios, bem como possa ser acessado pelos funcionários da loja física, sempre em sinergia. 

 

2  – Programa pago

Nesse caso, os clientes devem pagar uma mensalidade para usufruir de uma série de benefícios. É fundamental que você mostre o valor do seu programa em relação ao custo. Além disso, os benefícios devem ser exclusivos para os membros.

Por exemplo, a assinatura da Amazon Prime oferece uma série de benefícios com sua assinatura: frete grátis, streaming de séries, filmes, música e até de leitura, além de acesso exclusivo para determinadas ofertas. 

 

3 – Programa de Caridade

Esse é um programa de fidelidade que precisa estar muito bem amarrado aos valores da marca. Nesse caso, há um benefício duplo, uma vez que uma causa social une a marca e os clientes e esse laço é muito mais forte.

A The Body Shop, por exemplo, tem um programa de fidelidade em que os clientes ganham recompensas e benefícios exclusivos e mais a opção de poder doar suas recompensas para uma instituição de caridade para o bem-estar animal. 

Perceba que a o valor da marca faz sentido com a causa e a  instituição escolhida. Ou seja, nesse exemplo, não faria sentido defender a causa animal e vender produtos testados em animais. É indispensável que haja coerência.

 

4 – Programa de assinatura

O programa de fidelização por assinatura costuma oferecer como benefícios desconto e/ou frete grátis, uma vez que o cliente assina a compra periódica dos seus produtos. Para esse tipo de fidelização, é necessário vender produtos de uso recorrente. É importante lembrar do benefício “oculto” nesse formato: a conveniência. Afinal, é muito prático receber produtos de uso periódico sem precisar se preocupar em comprá-lo. Por exemplo: café e ração para animais de estimação.

Outro exemplo de produto são os livros. Diversas marcas e editoras estão oferecendo assinatura para que os leitores recebam livros em casa mensalmente. Nesse caso, os benefícios são: receber lançamentos, brindes exclusivos, edições exclusivas e o próprio valor também, uma vez que muitas vezes é inferior à compra do livro.

 

Um bom programa de fidelização pede por um sistema personalizado

Como você viu, os programas de fidelização dependem de uma plataforma para que os clientes se cadastrem ou sejam cadastrados e contratem o programa, bem como há aqueles que precisam de acompanhamento, como é o caso do programa de pontos. Além disso, sua marca também pode oferecer conteúdos exclusivos nessa plataforma.

Por isso, depois de verificar qual é o melhor programa para sua marca e seus clientes, conte com a KBR TEC para desenvolver uma plataforma sob medida: seja site, e-commerce, aplicativo ou sistema em nuvem. Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas. Envie uma mensagem no WhatsApp ou aqui no site