Não importa se você acabou de criar sua marca ou se ela já existe há algum tempo. A verdade é que o frio na barriga para começar a divulgar a própria empresa na internet é inerente aos empresários de pequenos negócios. Afinal, a maioria não sabe nem por onde começar ou acaba gastando energia, mas não consegue ver nenhum resultado. Se você se identificou, está no lugar certo! Aqui, você encontra as principais dicas para vender mais na internet, começando pelo básico. Continue a leitura e confira.

 

Dicas para vender mais

Está tudo pronto: você tem um plano de negócio, já pensou no nome, tem o CNPJ. Talvez, já esteja vendendo produtos há algum tempo, mas decidiu se profissionalizar. Mas quando chegou a hora de contar a novidade e ter uma presença digital, pintou a dúvida: como divulgar meu negócio na internet? 

Não se engane, empresas tradicionais também têm a mesma dúvida na hora que decidem virar a chave e começar a ter presença digital e obter resultados por meio dela.

Em ambos os casos, comece pelo básico: identidade visual, papelaria, site institucional e perfis nas redes sociais que façam sentido com seu público-alvo.  

Falamos melhor sobre isso nos tópicos a seguir, com 10 dicas para vender mais na internet.

 

1 –  Identidade visual

É importante contar com um profissional para desenvolver a identidade visual da marca. Ela contempla o logotipo, que pode ser uma tipografia especial (estilo da letra em que o nome da marca é escrito) ou ter algum símbolo junto. 

Além disso, é importante escolher as cores que representam a marca, considerando o segmento, a cultura e o posicionamento. Assim, é possível transmitir a essência da sua marca por meio desses elementos, que serão replicados na papelaria, no site e mesmo nos conteúdos publicados nas redes sociais. Por isso, o nome “identidade”, porque são elementos pelos quais seu público acaba identificando a marca e fazendo associações a ela. 

 

2 – Tenha um site institucional

Como o assunto aqui é dicas para vender mais pela internet, não poderia faltar um site institucional para sua marca. Ele agrega profissionalismo e funciona como “a casa própria” da sua marca na internet, pois não depende dos algoritmos nem se limita às ferramentas das redes sociais. 

No site, ficam as informações importantes, como endereço, horário de funcionamento, catálogo de produtos, descrição de serviços, preços, meios de contato etc.

Na hora de criar um site, você pode escolher do mais simples ao mais sofisticado, o importante é que seja sempre com domínio próprio para transparecer seriedade para os usuários. 

Por outro lado, quanto maior o investimento, mais personalizado pode ser o site, tanto do ponto de vista visual quanto das funcionalidades disponíveis nele.

 

3 – Escolha as redes sociais

Hoje em dia, é fundamental estar presente nas redes sociais. Escolha aquelas que têm a ver com o seu público, mas o Instagram, atualmente, é indispensável para qualquer nicho. Já empresas B2B, devem investir no Linkedin para empresas, enquanto marcas que falem com o público jovem, podem estar no TikTok. 

Uma vez que sua empresa tenha a conta, use-a de forma profissional, desde a descrição, foto de perfil, até aproveitar as funcionalidades de mensuração de resultados. 

Além disso, é importante ter um boa gestão das redes sociais, com conteúdos profissionais e pensados sob medida para o seu público-alvo e persona. 

 

4 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado tanto no site da sua empresa, na página de blog, como nas redes sociais. 

Por meio de conteúdos relevantes, a empresa consegue se conectar com seu público-alvo, além de quebrar possíveis objeções e esclarecer dúvidas a respeito do seu produto ou serviço.

No caso do Marketing de Conteúdo aplicado no blog, ele também ajuda no ranqueamento orgânico do seu site (SEO). 

 

5 – Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio deve ser preenchido por todos os tipos de empresa, mas os estabelecimentos locais têm uma obrigação ainda maior. Isso porque cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio pode ajudar os usuários a encontrarem nas pesquisas do Google de forma orgânica (sem pagar). 

 

6 – Invista em promoções

Seja para compras presenciais ou para empresas que têm e-commerce, criar uma estratégia de promoções é fundamental para atrair clientes. 

Entre as possibilidades de promoções, podemos destacar:

 

7 – Invista no Google Ads

Com o Google Ads, você pode anunciar sua empresa nas páginas de busca do Google. Assim, quando o usuário pesquisar por um serviço, produto ou até mesmo por um concorrente, pode encontrar sua empresa. 

No Google Ads, você também pode anunciar dentro de sites de notícias, aplicativos e até no Youtube.

 

8 – Faça anúncios nas redes sociais

Além de anunciar no Google, você também pode anunciar em redes sociais como Instagram e Facebook, pelo Facebook Ads. Além de anunciar no Linkedin, Twitter, TikTok etc.

Nas redes sociais, os anúncios podem ter diferentes objetivos. Por exemplo, você pode criar campanhas para levar os usuários ao seu perfil e, possivelmente, torná-lo um novo seguidor. 

Assim como pode fazer campanhas para levar os usuários para o seu site, para uma landing page, para preencher um formulário de contato ou direto para uma promoção.

 

9 – Faça parcerias

Dentro e fora da internet, parcerias são bem-vindas. É possível deixar material de divulgação em lojas parceiras e trocar conteúdos no blog, o que chamamos de “guest post”. 

Nas redes sociais, também é possível fazer posts em conjunto ou mesmo contar com influencers para a divulgação.

 

10 – Organize eventos

Contribuindo com o tópico anterior, fazer eventos presenciais aumenta seu networking e eles ainda podem ser transformados em conteúdos para as redes sociais. 

Mas também é possível fazer eventos online, que podem atrair muita gente e propagar o nome da sua marca. Por exemplo, lives nas redes sociais e webinários.

 

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A KBR TEC tem mais de 20 anos de experiência desenvolvendo sites institucionais,  softwares em nuvem e oferecendo serviços de marketing digital, como otimização de sites, marketing de conteúdo e anúncios no Google e nas mídias sociais. Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou aqui no site e saiba como podemos ajudar a sua marca a ter uma presença digital.