Diferente do que muitas empresas acreditam, o Facebook e o Instagram não são as únicas mídias sociais para quem quer fazer negócio. Atualmente, o Linkedin é uma rede com grande relevância para quem quer se destacar profissionalmente com seu perfil pessoal e, claro, para as empresas que querem aumentar sua autoridade no mercado. O Linkedin tem espaço para empresas de todos os segmentos, mas se a sua empresa for B2B (ou seja, vender serviços e/ou produtos para outras empresas), estar no Linkedin é indispensável. Por isso, muito tem se falado do Linkedin para empresas em estratégias de Marketing Digital.  Então, não perca mais tempo! Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber para colocar sua marca no Linkedin. 

 

Linkedin para empresas: as principais características que você precisa saber

Se você ainda está perdido entre Facebook, Instagram e Linkedin é porque ainda não entendeu o principal objetivo e diferencial do LinkedIn. Enquanto Facebook e Instagram acabam tendo públicos e objetivos mais parecidos, o Linkedin é uma rede social bem segmentada. 

No Linkedin, todo conteúdo é voltado para a área profissional. Seja conteúdo criado por profissionais, seja conteúdo criado por empresas em suas páginas corporativas (falaremos delas mais adiante). Então, além de os usuários do Linkedin estarem todos compartilhando seus aprendizados profissionais e fortalecendo suas marcas pessoais ou empresariais, todos estão, também, abertos para negócios. 

Por lá, sua empresa pode encontrar bons profissionais para contratar ou fazer parcerias e, claro, outras empresas que darão o match perfeito para fechar negócio.

Engana-se quem pensa que o Linkedin é novo. Lançada em 2003, a rede social foi comprada pela Microsoft dez anos depois e, desde então, vem trilhando um caminho de ascensão, com mais de 750 milhões de usuários atualmente.

 

Linkedin para empresas: vantagens

A principal vantagem do Linkedin é que é uma rede social com nicho de negócios. Como dito anteriormente, todos os usuários — sejam perfis pessoais ou de empresas — estão em busca de negócios. Por isso, é uma rede social indispensável para empresas B2B, bem como profissionais freelancer e autônomos. 

Já se tratando de resultados, o Linkedin também traz boas vantagens. Confira a seguir. 

  • 1 – Fortalecimento da marca da Internet: O Linkedin é um canal profissional direto para falar com seus clientes. Além disso, possui ferramentas para que esses mesmos clientes deixem avaliações, recomendações e para que novos clientes encontrem essa prova social de forma fácil.  
  • 2 – Aumento do alcance da empresa: o Linkedin tem uma estrutura que facilita a expansão dos seus perfis; está tudo conectado! Empresas, funcionários, ex-funcionários, clientes. Todos podem fazer referências uns aos outros em seus próprios perfis e páginas, o que, de fato, torna-se uma grande rede de contatos ou, como costumam dizer no meio profissional: networking.
  • 3 – Otimização nas redes de pesquisa: o Linkedin tem vantagem em relação ao Facebook e Instagram nos motores de busca. Ao fazer uma busca no Google, sua página do Linkedin tem mais chance de aparecer como resultado do que os perfis das outras redes sociais.

Além disso, o Linkedin possui uma ferramenta de busca muito melhor. Por exemplo, quando você pesquisa algo dentro do Linkedin, ele encontra as palavras-chave que utilizou na busca dentro de artigos, posts, perfis e tudo o que houver na rede. Já no Instagram, por exemplo, você não consegue encontrar resultados referentes às legendas das publicações. Assim sendo, é muito mais fácil encontrar sua empresa, de acordo com seu segmento, dentro do Linkedin do que em outras redes sociais.

 

Linkedin para empresas: como usar?

Agora que você já entendeu as principais características e vantagens do Linkedin para empresas, chegou a hora de pôr a mão na massa. A seguir, confira as principais ferramentas da rede e como utilizá-las.

 

Company Page

A Company Page é a página empresarial da sua empresa, diferente de um perfil pessoal. Muitas empresas ainda fazem um perfil pessoal para a empresa, acreditando que terão mais engajamento dessa forma. No entanto, isso não é recomendado. Além de ser algo amador, sua empresa não obtém nenhuma vantagem em relação ao engajamento e alcance e ainda perde alguns recursos feitos exclusivamente para as páginas empresariais.

Então, faça uma página empresarial e preencha todos os campos, como: nome da empresa, site institucional, descrição assertiva, imagem de perfil e imagem de capa.

 

Publicações no feed

Uma vez que você criou sua Company Page e preencheu todos os campos necessários, chegou a hora de começar a publicar! Um dos formatos de publicação é aquele feito no feed. Nessa publicação, você pode utilizar imagens, vídeos, slides em formato PDF e uma legenda de, no máximo, 3000 caracteres, em que você pode incluir links clicáveis e marcar pessoas e outras páginas.

 

Artigos

Se a sua ideia não couber em 3000 caracteres e distribuir o texto em imagens não é o melhor formato para ela, não tem problema! O Linkedin conta com o recurso de publicar artigos, em que você pode adicionar uma imagem de capa e fotos no corpo do texto, além de links, vídeos, GIFs etc. Ou seja, é a ferramenta perfeita para você compartilhar seu conhecimento, opinião profissional e conteúdos enriquecedores para sua audiência.

 

Conteúdo patrocinado

O Linkedin possui um algoritmo mais amigável em relação à distribuição dos conteúdos orgânicos. Diferentemente do Instagram, por exemplo, que se pretende ao formato do conteúdo, o Linkedin se preocupa com a qualidade e a veracidade do que é compartilhado.

Além disso, seu conteúdo pode continuar circulando por vários dias, de acordo com o engajamento que houver. Por isso, é uma rede social que favorece o slow content.

Por outro lado, você também pode aumentar o alcance das suas publicações por meio de anúncios na rede. Basta disponibilizar crédito, segmentar o público e caprichar no conteúdo.

 

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