O Marketing Digital conta com diversos tipos de estratégias. Por isso, o maior desafio talvez seja identificar aquela que é a melhor para a sua empresa. Mas dentre tantas teorias e práticas, tem uma que não há contraindicação: a prova social. Essa é uma técnica simples de aplicar, mas que gera conversões por despertar um gatilho mental na audiência. 

Por isso, no texto de hoje contamos o que é a prova social no Marketing Digital, onde aplicar e por que ela é importante. Ou seja, tudo o que você precisa saber para aderir à técnica e implementar já na sua empresa. Acompanhe a leitura e confira! 

 

O que é prova social?

Na prática, a prova social pode ser:

  • Depoimento de consumidores;
  • Relatos de utilização;
  • Experiência com a compra e/ou utilização do produto ou serviço;
  • Opinião geral;
  • Pontuação (como as estrelas do Google Business);
  • Publicação nas redes sociais relatando a compra ou utilização do serviço. 

Provavelmente, você já deve ter pedido a opinião de alguém sobre uma marca, produto ou serviço. Inclusive, pode ter checado comentários na página de compra de um e-commerce, por exemplo, ou até mesmo ter sido influenciado quando um amigo postou sobre algum produto. Esse é o efeito da prova social, um gatilho mental diretamente relacionado à credibilidade e à eficiência de algum produto ou serviço.

Saber sobre a experiência de outras pessoas acaba prevenindo o arrependimento da compra ou a contratação ao entender melhor o produto e até mesmo verificando se há ocorrência de danos, fraudes ou qualquer tipo de experiência ruim. 

 

Gatilho mental e prova social

Como dito, a prova social acaba gerando um gatilho mental na audiência. O principal é o gatilho instantâneo de credibilidade e autoridade da empresa em seu nicho de atuação. Quanto mais opiniões e discursos positivos, maior o poder da empresa em seu setor. 

Essa é uma forma de garantia para novos consumidores, pois estão ouvindo a opinião de pessoas reais testificando sua experiência com a empresa. O que, sem dúvida, desperta confiança e favorece a decisão de compra.

 

Exemplos de provas sociais nas redes

Como você viu no primeiro tópico, qualquer opinião positiva a respeito da sua empresa é considerada uma prova social. Mas existem diversas formas de isso acontecer, ou seja, muitas plataformas e meios para que seus clientes compartilhem suas experiências. A seguir, confira algumas:

 

Facebook:

Se você tem uma página para sua empresa, as pessoas podem deixar suas opiniões em comentários nos posts ou até mesmo dar uma nota à empresa e deixar um comentário geral sobre sua experiência. Em relação aos comentários, é sempre importante responder a todos, até mesmo os negativos. De preferência, apresente a solução no próprio comentário e incentive a pessoa a entrar em contato por outro meio para finalizar o atendimento e solucionar seu problema. 

Outra forma de prova social são os posts que as pessoas fazem em seus perfis marcando a página da empresa. Tente sempre responder a esse tipo de interação para gerar proximidade com o público e humanizar a marca.

 

Google Meu Negócio

Além da nota, que vai de uma a cinco estrelas, aqueles que compraram algum produto ou serviços da sua empresa também podem deixar sua opinião e compartilhar a experiência que teve. Muitas pessoas também usam o espaço para tirar dúvidas. Independentemente do teor da mensagem, sempre responda, seja para agradecer, responder perguntas ou oferecer soluções diante de alguma reclamação.

Isso é importante para conquistar aquele usuário, mas também para convencer futuros compradores que a sua empresa é segura e de confiança.

 

Ifood

No iFood, as pessoas também podem deixar um comentário compartilhando a experiência com a empresa, bem como atribuir alguma nota. Como sempre, é importante dar atenção a esse canal também caso sua empresa seja do segmento alimentício. Muitos comentários negativos podem advir de um mal entendido que seria facilmente resolvido com um pouco de atenção da empresa. 

Como dito anteriormente, a resolução desses pequenos problemas é importante para conquistar aquele usuário, mas também traz consequências positivas a curto prazo. 

 

Reclame Aqui

O reclame aqui é um importante canal de prova social que não está diretamente ligado à sua empresa. Às vezes, ao pesquisar por uma empresa no Google, um dos primeiros resultados é o perfil da empresa no Reclame Aqui. Mesmo que esse não seja o caso da sua empresa, o mínimo que deve ser feito é checar as reclamações que há no site e responder todas o quanto antes, apresentando uma solução. 

Grandes empresas costumam ter muitas reclamações no Reclame Aqui, mas ainda é possível reverter a situação com atendimento personalizado e soluções eficientes. Assim, o usuário pode responder se voltaria a fazer negócio com a empresa. Além disso, o site também contabiliza e apresenta com destaque o número de reclamações respondidas e o número das não respondidas. Inclusive, vale à pena checar o site do Reclame Aqui e ver o que andam falando da sua empresa por lá.

 

Por que é importante manter seu negócio sempre com boas avaliações?

Agora que você já sabe o que é a prova social, como ela provoca um gatilho mental positivo na audiência e até mesmo alguns exemplos de prova social, entenda por que a prova social é importante para a sua empresa. Ou seja, quais são os benefícios e vantagens de investir e valorizar a prova social. 

  • Agrega autoridade e credibilidade;
  • Mostra transparência à audiência;
  • Favorece maior aceitação por parte de novos consumidores;
  • Melhora as avaliações da sua marca;
  • Aumenta o número de conversões;
  • É referência para que outros comprem da sua empresa, mas também para que compartilhem suas experiências;
  • Influencia no crescimento da marca, como consequência de todos os benefícios anteriores. 

 

Inclua prova social no seu site!

Como você viu, as mídias sociais, Reclame Aqui e todo meio onde é possível compartilhar opiniões, como o iFood, se torna uma plataforma para a prova social. Mas você pode reunir os melhores feedbacks no seu site! 

Com a criação de sites sob medida para a sua empresa, é possível incluir ferramentas importantes, como a prova social, no layout do projeto. Essa é uma, dentre as muitas maneiras, de tornar o seu site uma plataforma de vendas ativa. Ou seja, um meio de obter retorno sobre o investimento realizado na criação de sites. 

Para implementar essa e outras ferramentas do Marketing Digital na sua empresa, conte com profissionais. A KBR TEC tem mais de 20 anos de experiência, acompanhando, adaptando e implementando as novas tecnologias e soluções de Marketing Digital. Para saber mais, é só mandar uma mensagem no WhatsApp, preencher o formulário aqui no site ou pedir diretamente por um orçamento.