Quando o assunto é vender na internet, pode-se pensar que existe apenas um jeito de fazer isso. No entanto, existem diversas possibilidades de vender produtos online. Entre as principais formas, podemos destacar: e-commerce e marketplace, pois são os dois formatos que mais se confundem. Como na maioria das vezes, não existe a melhor forma ou a maneira certa. O importante é entender como funciona cada uma e ter seus objetivos bem claros na hora de escolher entre elas, assim, você não se frustra com o resultado. Então, se você se pergunta qual a diferença entre e-commerce e marketplace, chegou ao lugar certo! Continue a leitura e confira as características de cada formato. 

 

O que é e-commerce?

E-commerce é um termo popular entre os comerciantes, seja entre aqueles que já vendem online, seja entre aqueles que flertam com a possibilidade de expandir sua marca para o mundo digital. No entanto, muitos acreditam que qualquer formato de venda online é chamado de e-commerce. Hoje você descobrirá que não é bem assim.

Apesar de a tradução de e-commerce ser “comércio eletrônico”, o termo se aplica ao formato de venda feita por meio de um site próprio da marca ou aplicativo. E há duas características fundamentais para você diferenciar um e-commerce de outros formatos, são elas:

  • Apenas uma empresa vende o produto pela plataforma, seja o revendedor ou fabricante;
  • A negociação é direta entre consumidor e empresa, sem intermediários.

Com isso, você já entende que e-commerce e marketplace não são a mesma coisa!

 

Plataforma própria

Para quem deseja criar um e-commerce, ou seja, vender pela internet sem intermediários, existe uma escolha fundamental a ser feita: plataforma própria de e-commerce ou plataforma alugada. 

No caso da plataforma própria, o site é desenvolvido de forma personalizada por uma empresa de criação de sites como a KBR TEC. Aqui, a palavra principal é: liberdade. Isso porque o time pode criar tudo de acordo com as necessidades da marca e dos seus clientes. Layout, funcionalidades, regras de logística e pagamento, quantidade de páginas etc.

A parte que pode ser desfavorável para algumas empresas é que esse formato demanda um investimento maior. Se isso for um empecilho, a plataforma alugada pode ser a ideal.

 

Plataforma alugada

A plataforma alugada de e-commerce ainda será um ambiente exclusivo de vendas da sua empresa, em que você negocia as compras sem intermediários. No entanto, o desenvolvimento se limita às funcionalidades disponíveis na plataforma escolhida. Por exemplo: Loja Integrada, Tray commerce ou Nuvem Shop.

Essa é uma excelente opção para pequenas empresas que querem expandir sua marca para o digital ou mesmo novas empresas que venderão apenas online.

 

O que é marketplace?

Chegou a hora de saber o que é marketplace e entender qual a diferença entre e-commerce e marketplace. 

O marketplace também é um meio para vendas online. No entanto, diferente do e-commerce, sua principal característica é que diversas empresas vendem seus produtos no mesmo ambiente

Pense no marketplace como um shopping: você visita o local e, lá dentro, encontra diversas lojas que podem, inclusive, vender o mesmo produto. Entre os marketplaces mais conhecidos, podemos citar:

  • Mercado Livre;
  • Magazine Luíza;
  • Submarino;
  • Amazon;
  • Shopee.

Perceba que em alguns casos, a própria empresa vende seus próprios produtos — como a Magazine Luíza e Amazon —, mas também abre espaço para que outros lojistas vendam os seus também. 

Nesse caso, o vendedor se limita às regras do marketplace escolhido, bem como suas regras de pagamento e logística. Por exemplo, valores mínimos, regras de desconto e promoções e frete, entre outros.

Além disso, é necessário pagar determinado valor para o marketplace, seja uma porcentagem em cima de cada venda, seja um valor mensal. 

Por outro lado, você como lojista não precisa se preocupar em desenvolver uma plataforma, nem em ter um valor para investir nesse primeiro passo. 

 

E-commerce e Marketplace: vantagens e desvantagens de cada uma

 

E-commerce ou marketplace? 

Agora que você já entendeu a diferença entre eles, fica mais fácil escolher o melhor formato para você e sua empresa. Para ajudar você a tomar essa importante decisão, separamos as vantagens e desvantagens de cada uma. 

Na hora de escolher, considere as necessidades e limitações atuais da sua empresa. Então, faça um planejamento para que a longo prazo seja possível desenvolver aquilo que você realmente deseja para sua marca, levando-a mais longe. 

 

Vantagens

  • E-commerce: as vantagens do e-commerce é ter liberdade para desenvolver uma plataforma sob medida. Mesmo as plataformas pagas ainda têm essa vantagem, só que em menor proporção. Além disso, sua marca não tem concorrência dentro da plataforma. Você também pode fazer promoções, colocar banners na home e executar estratégias de marketing sem regras. 
  • Marketplace: aqui, a palavra-chave é facilidade. Afinal, é muito simples começar a vender dentro do marketplace. Você não precisa de um valor de investimento, basta escolher uma plataforma que faça mais sentido para você, considerando as regras e tributações, fazer o cadastro da empresa e dos produtos e pronto! Você já está vendendo online. 

 

Desvantagens

  • E-commerce: para criar um e-commerce é necessário ter disponível um valor para investir. Mesmo que escolha a opção mais econômica, que é uma plataforma alugada, é necessário ter determinada quantia para pagar a mensalidade e, também, para contratar uma empresa que faça as configurações necessárias na plataforma. 
  • Marketplace: já no marketplace, uma das grandes desvantagens é a falta de visibilidade da marca. A grande maioria das pessoas nem percebem que estão comprando de um vendedor “terceirizado”. Além disso, a falta de liberdade para fazer promoções e oferecer descontos pode ser um ponto negativo também. Mas pode ser um ponto de partida para novos empreendedores. A médio ou longo prazo, você poderá criar seu próprio e-commerce. 

 

Conte com a KBR TEC

A KBR TEC é uma empresa especialista na criação de sites e e-commerce. São 20 anos de experiência desenvolvendo diversas plataformas digitais e prestando serviço de manutenção e assistência técnica.

Ainda tem dúvidas e não sabe por onde começar a vender pela internet? Entre em contato com nosso time de profissionais e saiba mais sobre criação de e-commerce e plataformas alugadas para lojas virtuais. É só enviar uma mensagem pelo WhatsApp  ou preencher o formulário aqui no site.