Você já pensou conhecer seu cliente a ponto de criar oportunidades de compras irrecusáveis? É isso que o CRM pode ajudar sua empresa a fazer. Mais do que um sistema, o CRM é um modelo de gestão que abraça vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato entre cliente e empresa. Então, se você chegou aqui se perguntando tudo sobre CRM: o que é e se é um sistema de vendas ou de marketing, é só continuar a leitura para descobrir. 

 

CRM: o que é?

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, o que significa: gestão de relacionamento com o cliente.

Na prática, é um sistema em que é possível registrar e organizar todas as informações do consumidor, criando um histórico de todo o contato que a empresa teve com o cliente por meio de vendedores. 

Se você pensou que pode encontrar essas funções em uma planilha ou mesmo em uma agenda de contatos, está certo até determinado ponto. Afinal, se você tem poucos clientes, poucos funcionários e pretende manter sua empresa pequena, essas ferramentas mais simples podem suprir a necessidade. 

Mas como todo empresário de sucesso, imaginamos que você queira ver sua empresa crescer; o números de clientes e de funcionários aumentar cada vez mais. Esse crescimento exige ferramentas profissionais. Então, não se engane: você pode implementar um sistema CRM em startups, pequenas, médias e grandes empresas. Existem opções de sistema para todas as necessidades. 

 

O que é sistema CRM e por que é melhor que planilhas

Agora que você já sabe o que CRM, deve estar se perguntando o que faz desse sistema uma ferramenta tão melhor do que planilhas e agendas. 

Antes de mais nada, você precisa saber que existem dois tipos de sistema CRM: 

  • CRM em Nuvem, quando o sistema não precisa de um servidor local na empresa nem de equipe interna de TI. É prático, seguro e pode ser acessado de qualquer aparelho, o que é indispensável considerando a mobilidade com que vivemos atualmente, com formatos home office e híbrido de trabalho. 
  • CRM Local ou On-Premise, quando o sistema é instalado em um servidor local e se conecta apenas aos computadores locais. É  um formato antigo cujo a única vantagem é dar mais controle. Por outro lado, é mais caro e exige uma equipe interna de TI para fazer a instalação, configurar e realizar as manutenções periódicas.

Considerando as características de cada um, nossa indicação é que você invista em um CRM em Nuvem para a sua empresa. Com ele, é possível:

  • Rastrear e gerenciar as informações dos clientes;
  • Conectar toda a equipe a partir de qualquer dispositivo;
  • Capturar e unificar o contato dos clientes (dependendo do sistema escolhido, é possível integrar WhatsApp, e-mail, site e mídias sociais;
  • Automatizar tarefas repetitivas, possibilitando o acompanhamento de leads de forma mais rápida e prática;
  • Encontrar recomendações e insights automáticos;
  • Expandir e personalizar de acordo com o crescimento e necessidade da empresa.

Em um único sistema CRM, você conta com funcionalidades que ajudarão sua equipe de vendas e de marketing, sejam elas equipes internas ou terceirizadas. Assim, é possível prospectar clientes e criar estratégias muito mais assertivas. 

 

O que é CRM vendas

Como você viu, o sistema CRM é um só, ele conta com diversas funcionalidades e opções específicas que podem ajudar todas as áreas da empresa.

Quando o assunto é vendas, o CRM ajuda sua empresa a vender mais em menos tempo, isso porque é possível automatizar tarefas simples, dando mais tempo para sua equipe atuar com os clientes.

Com as informações registradas, é possível identificar o cliente de acordo com a etapa em que ele está no funil de vendas. Dessa forma, o vendedor pode escolher a abordagem ideal, aumentando as chances de fechar negócio.

Ou seja, o CRM para vendas otimiza todo o processo de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas.

 

O que é CRM marketing

Para garantir resultados positivos, é indispensável que o time de vendas e marketing estejam em sincronia. E isso é possível com o CRM. 

Ao integrar essas duas equipes, é possível acompanhar a jornada do cliente por todo funil de vendas. Para as vendas, significa melhorar a abordagem e fechar negócio, para o time de marketing, significa criar estratégias de marketing mais assertivas e alinhadas aos objetivos da empresa, sempre se baseando em dados reais e relevantes.

 

Por que sua empresa precisa de um  sistema CRM

A resposta simples é: para sua empresa crescer. Isso é possível deixando para trás processos manuais e obsoletos, permitindo que seu time se dedique às tarefas que realmente importam. 

Com um sistema CRM, sua empresa organiza todas as informações de forma acessível e rápida. Sem planilhas e post it, sua equipe se torna muito mais ágil e pode consultar informações atualizadas em tempo real.  

Segundo pesquisa realizada com mais de 5 mil clientes da Sales Force em 2013, a melhora é de, em média:

  • 37% de aumento nas receitas de vendas;
  • 45% de aumento na satisfação do cliente;
  • ROI em marketing 43% melhor.

Já segundo a Innopple Technologies, empresas tiveram um aumento nas vendas de 65% após implementar um sistema CRM. Enquanto 74% das empresas que adotaram um CRM, perceberam melhorias na comunicação com os clientes, segundo o Software Advice. 

Benefícios

  • Obter mais leads qualificados;
  • Aumentar a satisfação e a retenção de clientes;
  • Fidelizar clientes;
  • Integrar todos os meios de comunicação;
  • Antecipar desejos do público-alvo de acordo com comportamentos anteriores;
  • Mobilizar e automatizar o gerenciamento de vendas.

Agora que você já entendeu o valor que o CRM pode agregar à sua gestão, melhorando o relacionamento com o cliente e aumentando as vendas, precisa contar com profissionais qualificados para implementar o sistema na sua empresa.

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