Empreender não é um processo rápido. Mesmo que a internet dê a sensação de que tudo é mais fácil e, de fato, torne a opção mais acessível, empreender ainda é algo complexo que demanda tempo e conhecimento. Isso se aplica à criação de e-commerce também, sejam de empresas que já contam com loja física, sejam novas marcas que nascem no mundo digital com uma loja virtual. Se você já está nesse processo, mas não vê grandes resultados, é comum se perguntar o que estou fazendo de errado? Um dos pontos que faz total diferença no sucesso do e-commerce é alinhar logística e marketing.

Você tem dado a atenção necessária a esses setores tão distintos, mas complementares? Uma boa logística pode se tornar um grande diferencial da sua marca. Continue a leitura e descubra como! 

 

O que é Marketing?

O marketing é o processo de gerenciamento responsável por identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do cliente gerando lucro. Ele é responsável por entender os clientes e levar as soluções da empresa até eles. 

O marketing está em cada processo que antecede a venda propriamente dita, seguindo cada passo do cliente no funil de vendas. Ou seja, vai muito além de incentivar as vendas, pois trata de conhecer os consumidores e a sociedade em geral para entregar ofertas de valor.

Com o marketing, a marca transforma as pessoas em leads qualificados e esses, em clientes! 

 

O que é logística?

De forma simples, podemos definir a logística como o processo de adquirir, movimentar e armazenar produtos. Esse processo contempla planejamento, estrutura e informações para criar um plano fluído e natural. Atualmente, a logística deve estar profundamente amarrada à tecnologia, principalmente quando falamos de e-commerce.

 

Qual a relação do marketing com a logística?

A verdade é que o marketing é o setor que precisa estar alinhado com todos os setores da empresa; o de logística, como estamos falando até então, mas também o setor de vendas, por exemplo. Independentemente do setor, quando falta alinhamento, tal setor pode se tornar um gargalo e prejudicar os resultados das estratégias de marketing. 

Quando falamos do setor de logística, imagine, por exemplo, que seu e-commerce se propõe a fazer entregas em todo território nacional. Assim, o marketing cria campanhas para todo o Brasil. No entanto, a logística do e-commerce só consegue fazer entregas rápidas no litoral Sul de São Paulo devido à localização do estoque. Ou mesmo não consegue competir com o valor do frete da concorrência para locais fora do litoral. O resultado disso é que o dinheiro investido em anúncio não retorna em vendas. 

Esse prejuízo pode ser evitado quando os setores de marketing e logística andam juntos! 

 

Marketing  logística: como alinhar esses setores?

Para que funcione bem o que podemos chamar de “marketing logístico”, é necessário que a empresa tenha seu processo logístico claro. Comece respondendo às seguintes questões:

  • Valores de fretes para diferentes regiões do país;
  • Tempo de entrega para diferentes regiões do país;
  • Capacidade do estoque para entender a disponibilidade possível dos itens.

Essas são respostas que mudam com frequência, de acordo com a economia e demanda do mercado. Por isso, é fundamental contar com um sistema que torne essas consultas um processo rápido, além de possibilitar comparações para entender o potencial competitivo do seu e-commerce em relação aos concorrentes. 

Se sua marca possui loja física e virtual, fica o adendo: a integração do sistema de estoque precisa ser integrado. 

Ao optar por uma plataforma de e-commerce alugada, você conta com as funcionalidades disponíveis na plataforma em relação à cotação de frete e integração de estoque. Por isso, pesquise, compare e escolha a melhor opção para sua marca.

Já se é um e-commerce sob medida, as funcionalidades podem ser escolhidas e personalizadas durante o desenvolvimento. 

Mas se sua marca vende por meio de marketplace, o processo de logística fica todo por conta do site escolhido. 

Uma vez que essas questões estejam claras, é possível entender qual a melhor estratégia de venda. Assim como citamos no começo, às vezes, é muito melhor para o seu e-commerce vender para uma região menor do que para o Brasil todo. Assim, você pode oferecer como diferencial valor de frete e rapidez na entrega, podendo competir até mesmo com grandes marcas. 

 

Estratégias de marketing

Pronto: você já sabe as reais possibilidades logísticas da sua empresa e já identificou os pontos fortes e os diferenciais. Agora, é hora do marketing entrar em ação. 

Sabendo dessas respostas, o marketing pode criar estratégias e campanhas direcionadas apenas para os pontos fortes da marca. Por exemplo, em uma campanha paga, apenas pessoas de determinada região recebem os anúncios, ao invés de serem distribuídos para o país todo. 

Aliás, a escolha não precisa ser tão drástica. Mesmo que sua empresa tenha um diferencial competitivo apenas para vendas na Baixada Santista, por exemplo, não significa que pessoas de outras regiões não possam comprar no seu e-commerce.

O pulo do gato está justamente nas estratégias de marketing, que podem ser direcionadas apenas para a Baixada Santista, enquanto que as demais vendas são realizadas de forma orgânica. Assim, o investimento será menor e o retorno será proporcionalmente maior. 

 

Conclusão

Muitas vezes a falta de resultado do marketing está relacionada à falta de integração aos demais setores da empresa, como os setores de logística e vendas, que acabam se tornando gargalos. 

Assim, para alinhar marketing e logística, é indispensável contar com tecnologia. Ou seja, ter uma boa plataforma de e-commerce e sistema de integração profissionais. 

 

A KBR TEC pode ajudar sua empresa

Se você tem um e-commerce, precisa ter como prioridade a máxima otimização da logística na hora de entregar seus produtos e cotar fretes, pois são grandes diferenciais das lojas virtuais. Não tenha dúvidas, muitos clientes consideram o valor do frete e tempo de entrega como um grande fator de decisão. 

Por isso é fundamental contar com um desenvolvimento de e-commerce profissional para que você possa oferecer aos seus clientes as melhores vantagens, entendendo os pontos fortes da sua marca. Seja um e-commerce em plataforma alugada ou sob medida, conte com quem entende do assunto para alinhar marketing e logística. Fale com o time da KBR TEC no  WhatsApp ou aqui no site e descubra o potencial real da sua marca.