Quando o assunto é Marketing Digital, há diversas teorias e estratégias. Se você é um empresário e já sabe a importância de ter sua empresa no mundo online, com certeza, já ouviu falar em Inbound ou Outbound Marketing. Essas são duas estratégias de marketing que uma empresa pode escolher para conquistar mais vendas e clientes. Mas aí, surge a dúvida: em qual você deve investir para ter sucesso?
Enquanto Inbound Marketing é focado em criar conteúdos que despertem o interesse do cliente em relação ao produto ou serviço, o Outbound tem um viés tradicional, criando propagandas on-line e físicas. Para responder a dúvida apontada anteriormente, é necessário conhecer as principais características e objetivos de cada estratégia. Assim, é possível alinhar com o interesse da empresa e escolher aquela que mais tem a ver.
E é justamente sobre isso que falamos no texto de hoje. Confira o texto e saiba mais!
O que é Inbound Marketing?
Em uma tradução livre, Inbound Marketing quer dizer “marketing de atração”. Sendo assim, seu foco principal é que, por meio de conteúdos relevantes, sua empresa atraia e fidelize clientes. Nesse caso, a marca não corre atrás de clientes com propagandas sobre seu produto ou serviço, mas sim desperta o seu interesse para que ele mesmo venha atrás do que sua empresa oferece.
Como dito, isso é possível por meio de criação de conteúdos relevantes para o público, desde que sejam desenvolvidos conteúdos de qualidade com foco nas pessoas certas. E, como sempre, para que haja essa comunicação eficiente, é necessário entender, antes de mais nada, quem é seu público.
Para chegar a essa resposta, considere quais são seus interesses, dúvidas e maiores dificuldades. Assim, é possível criar conteúdos que vão ao encontro desses pontos levantados, ajudando a resolver seus problemas justamente apresentando o serviço ou produto da sua empresa como solução.
O que é Outbound Marketing?
Já o Outbound Marketing é o “marketing tradicional”, tanto que seu crescimento aconteceu por meio de propagandas no rádio, TV, e diversos tipos de veículo impresso, como jornais, revistas, cartazes, outdoors e até mesmo banners de divulgação em eventos. Ou seja, meios que, atualmente, não são nenhuma novidade.
Mas, claro, o Outbound Marketing também passou por atualizações. Por isso, é possível encontrá-lo, e aplicá-lo, no mundo digital também. As propagandas que surgem no início, meio ou fim de algum vídeo que você assiste na internet, bem como banners e pop-ups que você vê nos sites que visita também são exemplos de Outbound Marketing.
Então, tenha em mente que esse formato tem como principal característica oferecer o produto ou serviço de forma direta para o possível cliente.
Diferença entre Inbound e Outbound
Muitas pessoas acabam confundindo e, por verem que o Outbound Marketing é um formato tradicional, acabam associando ele ao Marketing off-line. Mas isso é um erro, tanto por não ser essa a diferença entre Inbound e Outbound, quanto por também não ser a definição de Outbound. Como você viu, esse formato também engloba estratégias digitais, não apenas mídias impressas, TVs e rádios.
Com isso, a principal diferença entre Inbound e Outbound é a estratégia. Enquanto o Inbound quer atrair clientes por meio de conteúdos, “preparando o terreno” para o produto ou serviço da empresa, sabendo que essa é uma estratégia a médio ou longo prazo, o Outbound é mais imediatista. No Outbound Marketing, o produto ou serviço é oferecido de forma direta ao possível cliente.
Por exemplo, no Inbound, uma uma academia faria um post em seu blog sobre os benefícios do exercício físico para a saúde. Enquanto no Outbound, a mesma academia poderia distribuir folhetos no comércio próximo, apresentando seu serviço.
Outra diferença é que, assim como o Outbound é mais imediato, ao parar de investir, sua empresa some de todos os meios. Além disso, é um investimento mais caro também. Já o Inbound, como é construído a longo prazo e no próprio espaço digital da empresa, mesmo que o investimento seja cortado, os conteúdos continuarão disponíveis e trazendo possíveis resultados também.
Inbound ou Outbound Marketing: como equilibrá-los e ter a estratégia perfeita para a sua empresa?
Outro engano comum é pensar que é necessário escolher pelo Outbound ou Inbound, quando, na verdade, o ideal é mesclar os dois. Você já ouviu o ditado que diz para “não colocar todos os ovos em uma única cesta”? Ele serve muito bem quando o assunto é Marketing.
Para decidir em quais canais investir e como diversificar melhor, considere o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Aquele que trouxer mais resultado com menos dinheiro é a opção mais inteligente.
Mas quando o assunto é mensurar resultados, o Marketing Digital sai na frente justamente pela maior facilidade de acompanhamento por meio de cliques, conversões e vendas. Já fazer a mensuração com mídia off-line é mais difícil, além de pouco automatizada. Nesse caso, é necessário perguntar diretamente ao cliente como ele ficou conhecendo a marca, produto ou serviço, por exemplo. E as respostas podem ser colocadas em uma planilha para melhor acompanhamento.
O que considerar na hora de escolher
Antes de considerar o ROI, o primeiro passo é conhecer seu público. Afinal, o ROI só pode ser medido após a ação. Mas quando você não tem nenhuma estratégia ainda, considere:
- O público-alvo (interesses, dúvidas e características);
- Jornada de compra do cliente, o que também precisa levar em consideração o item anterior;
- Ticket médio da empresa para saber quanto pode e vale a pena investir;
- A rotina da equipe de vendas da empresa que é, muitas vezes, peça-chave para conversão e fidelização dos clientes;
- Modelo de gestão da empresa, particularidades como logística e tamanho da organização.
É claro que para escolher os melhores meios e chegar ao equilíbrio entre Inbound e Outbound, nada melhor do que contar com um time de profissionais experientes. Para isso, conheça a KBR TEC.
Temos mais de 20 anos de experiência, acompanhando, adaptando e implementando as novas tecnologias e soluções de Marketing Digital no decorrer desse tempo. Para encontrar o equilíbrio perfeito, ao invés de escolher Inbound ou Outbound Marketing, entre em contato com nosso time de especialistas. É só mandar uma mensagem no WhatsApp ou preencher o formulário aqui no site.