As vendas online facilitam o dia a dia de empresas e consumidores, principalmente durante a pandemia, no período em que os comércios foram fechados. Não à toa, houve um grande aumento no número de compras online, levando diversas pessoas a comprarem na internet pela primeira vez. O Marketplace, que já vinha em uma curva de crescimento, é um modelo que aumentou exponencialmente. Mas a mudança não é positiva para todo mundo. Ou melhor, pode se tornar positiva diante de uma mudança de comportamento. Estamos falando de Marketing Digital para negócios locais.

Afinal, essas empresas podem acabar prejudicadas diante da digitalização do comércio. Por isso, separamos algumas dicas para que negócios locais corram atrás da bola e continuem conquistando clientes. Algumas são simples e gratuitas, você pode pôr em prática assim que terminar de ler esse texto. Continue a leitura e confira!

 

Relacionamento

Um dos pontos-chave do marketing digital para negócios locais começa, na verdade, fora das telas: o relacionamento. Não importa o segmento, o cliente chega no estabelecimento e o atendente (que muitas vezes é o próprio dono) sabe seus gostos de cor. E, para além da compra e venda, rola um papo amistoso que torna a experiência do cliente tão agradável que ele sequer cogita não voltar à loja em outra necessidade. 

Mas não se preocupe. Seu estabelecimento pode crescer e ter unidades com essa mesma proximidade com todos os clientes, basta fomentar a cultura da empresa dessa forma: priorizando bons relacionamentos, com muita atenção e simpatia. 

Nesse ponto, o comércio digital fica muito atrás. Essa é uma dica que você pode pôr em prática já! 

 

Venda assistida

Claro: nem só com simpatia se conquista um — ou vários — clientes! A venda assistida é mais um grande diferencial dos negócios locais e compras presenciais. Muitos clientes querem conversar a respeito do produto que está comprando, conhecer novas opções e até mesmo tirar dúvidas quando compra pela primeira vez. No digital, mesmo com chat box e canais de comunicação em tempo real, não se compara a uma conversa ao vivo. 

Citando novamente o Marketplace, na maioria das vezes, esse é um quesito que deixa a desejar. E aqui está nossa segunda dica para você começar agora mesmo sem nenhum custo: realize sempre vendas assistidas, compartilhando o máximo de informações possível.

 

Criação de conteúdos relevantes

Fazendo uma ligação com o tópico anterior, você pode compartilhar as informações da venda assistida com a criação de conteúdo online, o que chamamos de Marketing de Conteúdo no Marketing Digital. 

Para isso, escolha uma rede social relevante e faça publicações educativas, que falem sobre seu produto, tirando dúvidas básicas, apresentando vantagens etc. 

Além disso, uma estratégia indispensável que você pode pôr no radar a médio prazo é a criação de site institucional. Nele, você reúne as principais informações sobre a empresa e ainda compartilhar conteúdos relevantes com os usuários, melhorando a autoridade da sua empresa dentro do seu nicho

Com a estratégia de SEO (otimização de sites), você ainda conquista clientes que pesquisam no Google, fazendo seu site aparecer nas primeiras páginas de resultados de forma orgânica e gratuita. 

E para ter um resultado profissional, a melhor opção é contar com uma empresa de criação de sites, em que programadores, designers e redatores formem um time de peso para entregar um site sob medida para a necessidade do seu cliente, sempre priorizando a boa experiência do usuário ou, tecnicamente falando, o UX

 

Google Meu Negócio

Mais uma dica para pôr em prática agora mesmo e de forma gratuita: configurar o Google Meu Negócio da sua empresa. 

Com isso, sua empresa também aparece nas pesquisas locais, que consideram principalmente a geolocalização do usuário. Por exemplo, se alguém busca por um “restaurante em Santos”, uma empresa cadastrada no Google Meu Negócio tem muito mais chance de atrair esse cliente.  

Mas, claro, a estratégia não favorece apenas o marketing de restaurantes, mas qualquer outro segmento local. 

 

Prova social e feedback

Mais uma estratégia indispensável para negócios locais é a prova social. Muitos clientes fazem pesquisa online e mesmo após verificar o site da empresa, chegar ao Google Meu Negócio e dar uma olhada no Instagram da marca, ainda “passam o olho” pelos comentários que essa empresa recebe dos clientes. E em cada uma dessas plataformas citadas, esse usuário pode encontrar provas sociais que o convençam a visitar seu estabelecimento. 

A prova social nada mais é do que comentários que relatem a experiência de clientes. Alguns clientes fazem isso de forma espontânea, mas sua empresa pode e deve incentivar esse feedback para que muito mais clientes deixem comentários. 

No Google Meu Negócio, por exemplo, sua empresa é classificada pelo número de estrelas. No site, uma parte na home com relatos verdadeiros pode convencer um usuário rapidamente, bem como um comentário positivo em uma publicação nas redes sociais. 

 

Anúncios online

Além de algumas dicas totalmente gratuitas e práticas, também apresentamos estratégias que trazem resultados de forma orgânica a médio e longo prazo como o SEO e o Marketing de Conteúdo. Mas os anúncios pagos também devem fazer parte do seu plano de Marketing Digital. 

Tanto no Google quanto nas redes sociais, sua empresa pode investir dinheiro para atrair usuários que não estejam necessariamente buscando por seus produtos. 

A estratégia traz resultados positivos devido à segmentação do público, pois se feita da forma correta, chega às pessoas certas que vão adorar conhecer sua loja! 

E quando se trata de investimento financeiro, o Marketing Digital é muito mais eficiente no monitoramento de resultados e identificação do que dá certo e do que precisa ser melhorado dentro da estratégia.

 

Marketing digital para negócios locais: comece agora!

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e marketing, a KBR TEC é uma empresa em Santos que atende clientes de todo o Brasil. Com certeza, contamos com o conhecimento profissional e a expertise necessária para ajudar negócios locais a chegarem mais longe. 

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