Hoje em dia, empresas comprometidas com resultados e que visam seu crescimento precisam investir no Marketing Digital, mas apesar de saber disso, a maioria dos gestores ainda se pergunta como atrair clientes pela internet na prática. Afinal, quando o assunto é Marketing Digital, as opções são tantas que é comum ficar perdido, sem saber por onde começar.
Mídias sociais? Site institucional? E-commerce? E-mail marketing? De fato, existem muitos canais! A boa notícia é que você não precisa se limitar a apenas um. Na verdade, a melhor estratégia é diversificar o investimento, testar e descobrir, na prática, o que funciona para a sua marca. Mas se existe uma ferramenta que é item obrigatório para qualquer empresa, essa ferramenta é o site! E esse é justamente o tema do texto de hoje: como atrair clientes pela internet com o site institucional.
Você vai ver como o site pode se conectar a todas as outras ferramentas e canais, além de agregar autoridade e prestígio para a marca. Continue a leitura e confira.
Por que ter um site é importante?
Com o crescimento das redes sociais, muitas empresas têm esquecido a importância de contar com um site. Afinal, enquanto nas mídias você precisa seguir as regras dos algoritmos, no site, você cria suas próprias regras e oferece uma experiência personalizada para seus leads.
E não é só isso. Você já parou para pensar como um site institucional agrega autoridade para as marcas? É ali que o cliente pode entender, de verdade, o que a marca faz. Além disso, os conteúdos criados para o seu site podem ser vitalícios, diferentemente das redes sociais que envelhecem rápido e os posts sequer são enviados para todos os seguidores.
Recentemente, presenciamos algumas situações em que as redes sociais pertencentes ao Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) saíram do ar. Nessas situações, é importante ter um canal para manter contato com seus clientes, como o site e até mesmo o uso de e-mails.
Então, se você se sente frustrado porque não vê resultados investindo no digital, provavelmente, está na hora de rever suas estratégias. Criar um site ou melhorar o que a sua empresa já tem pode ser um dos passos fundamentais.
Com um site institucional, sua empresa pode:
- Centralizar todas as informações importantes como sua história, contatos, endereço, links e mais;
- Oferecer conteúdo de valor para os clientes por meio de publicações no blog, fortalecendo a autoridade da marca;
- Ranquear nos buscadores como o Google, assim, os usuários podem encontrar sua empresa ao pesquisarem sobre assuntos relacionados ao seu segmento;
- Unificar o contato com leads e clientes;
- Disponibilizar cadastro;
- Oferecer programas de benefícios e fidelização;
- Obter informações e dados dos clientes para análise e desenvolvimento de estratégias, criação de persona e otimização da comunicação, entre outros.
Como atrair clientes pela internet?
Agora que você já sabe a importância de ter um site para atrair clientes, conquistá-los e fidelizá-los, está na hora de saber algumas práticas para conectar seu site a outras ferramentas online, como as mídias sociais e e-mails, além de usar todas elas a favor da sua empresa. Afinal, o Marketing Digital é uma estratégia ativa, ou seja, você precisa contar com profissionais que estejam sempre acompanhando os resultados e melhorando as técnicas.
1 – Invista em Marketing de Conteúdo
Lembra do tópico sobre entregar conteúdo de valor? Essa é a estratégia do Marketing de Conteúdo. Para isso, é necessário conhecer o cliente e suas dores, assim, é possível criar conteúdos úteis e relevantes que, ao mesmo tempo que ajudam o usuário, também reforçam a autoridade da sua marca.
Você pode compartilhar esse conteúdo no blog da sua empresa, nas mídias sociais e por meio de e-mail marketing também. Claro, sempre criando de acordo com o canal utilizado e a persona que receberá o conteúdo.
2 – Invista na otimização do site – SEO
Para aparecer na primeira página do Google sem anúncios é necessário investir na otimização. E isso inclui ter um site que atenda às exigências técnicas, como também atender à expectativa de uma boa experiência do usuário, que o Google sempre prioriza em seu ranqueamento.
Por exemplo, tempo de carregamento da página, compatibilidade com dispositivos móveis (site responsivo), palavras-chave utilizadas nas páginas, linguagem de programação limpa, estrutura do site, funcionalidades, design, entre outros.
3 – Invista em anúncios pagos
Uma boa conduta do Marketing Digital para se ter em mente é diversificar as estratégias. Assim sendo, não é porque você investe no ranqueamento orgânico que não pode investir em anúncios pagos também, como o Google Ads. Dessa forma, você atinge diferentes personas e, consequentemente, atrai mais clientes.
4 – Planeje ações para datas comemorativas
Não é apenas na Black Friday e no Natal que a empresa deve fazer promoções, esse é um planejamento para o ano todo. Qualquer evento sazonal pode significar uma boa oportunidade de criar campanhas atrativas.
Por exemplo, logo no início do ano temos o Carnaval, depois, Dia da Internacional da Mulher, Dia das Mães, entre outras. Além dessas datas mais abrangentes, há as datas segmentadas que atingem especificamente seu público-alvo, como Dia do Orgulho Nerd, Dia do Rock, Dia Mundial dos Animais, Dia Nacional do Livro etc.
5 – Conte com parceiros comerciais
O networking é sempre uma boa estratégia para os empresários. Na internet, não é diferente. É importante que as empresas desenvolvam bons relacionamentos com outras marcas e profissionais.
Essa é uma estratégia que também está dentro do Marketing de Conteúdo por meio de guest post e link building. E, claro, usar as redes sociais para isso também é uma boa estratégia. Afinal, muitas marcas se preocupam tanto em oferecer seus produtos e serviços por meio das redes sociais que esquecem sua principal função: socialização e conexão de pessoas.
Como atrair clientes pela internet na prática com a KBR TEC
Agora que você já entendeu algumas maneiras de como atrair clientes pela internet, só falta pôr em prática! Para isso, conte com uma empresa de marketing digital. A KBR TEC já conta com mais de 20 anos de experiência, criando sites e oferecendo soluções sob medida para cada marca.
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