O mercado de produtos digitais, ou infoprodutos, tem crescido cada vez mais e atraído diversos profissionais. Esse formato proporciona inúmeros benefícios, como baixo investimento e grande margem de lucro, que tende a aumentar de acordo com a autoridade construída no nicho. Então, se você ainda não sabe como vender produtos digitais, chegou ao lugar certo! Separamos dicas essenciais para quem ainda não se familiarizou com o assunto, além de elencarmos os meios mais fáceis para fazer a divulgação.
Continue a leitura e confira as principais informações para começar a vender produtos digitais.
O que são produtos digitais?
Antes de descobrir como vender produtos digitais, é necessário saber que existem diferentes formatos, o que já é uma boa vantagem. Isso porque você pode escolher aquele que mais se adequa a você e ao seu público ou mesmo utilizar um mesmo conteúdo em diferentes formatos, atingindo um público maior. Confira quais os principais formatos de produtos digitais.
1 – Cursos online
Os cursos online é o formato mais conhecido de produto digital, mas também o mais complexo. É necessário criar um roteiro didático, fazer a produção, gravar os vídeos e editar, além de precisar de uma boa desenvoltura diante das câmeras. Por outro lado, pode se tornar um meio de renda passiva.
Por exemplo, se você é um professor de inglês, ao invés de oferecer aulas particulares, pode criar um curso. Isso serve para qualquer conhecimento técnico que você possa oferecer, e até mesmo para substituir aulas que o aluno não deseja se tornar um especialista, mas que utilize como hobby, como aulas de yoga, culinária, consultorias diversas, entre outros.
Há diversas formas de vender cursos online. Você pode escolher plataformas especializadas no formato, como Hotmart e Udemy, ou subir os vídeos de forma privada no Youtube.
Caso seu curso não seja um conteúdo fechado, mas com novas aulas periódicas, você pode até mesmo criar um aplicativo próprio e cobrar uma mensalidade de milhares de alunos.
2 – E-book
Os e-books também contam com muita versatilidade, você pode criar conteúdos de entretenimento ou técnico. Se você possui habilidade de escrita, pode ser um formato mais prático para criar.
Aqui, você pode escolher uma plataforma para hospedar o arquivo, como a Amazon KDP, ou apenas escolher um meio para disponibilizar o download, como uma Landing Page.
3 – Podcast
Cada vez mais pessoas têm aderido ao podcast. É um formato versátil que você pode escolher qualquer assunto para abordar. Apesar de ter um viés de entretenimento, é possível tratar assuntos mais técnicos, como da área financeira e sobre saúde e bem-estar.
Nesse formato, é comum disponibilizar episódios gratuitos nas plataformas de streaming, como Spotify, e desenvolver uma plataforma própria para episódios exclusivos ou por outra plataforma, como um grupo no Telegram. Assim, ao mesmo tempo em que você oferece assinaturas, também alcança um público cada vez maior por meio do conteúdo gratuito.
Como vender produtos digitais? Confira os primeiros passos
1 – Escolha uma plataforma para hospedar o material
Depois de escolher o formato do seu produto digital, escolha a melhor plataforma para a hospedagem. É necessário pensar na experiência que o seu cliente terá ao consumir o conteúdo.
Por exemplo, a Hotmart é uma plataforma especializada, que oferece boas ferramentas além da hospedagem, como: boa usabilidade para acompanhar as aulas, espaço para discussão e hospedagem de arquivos. O ponto negativo dessa e outras plataformas é que é necessário pagar um valor, que pode ser uma porcentagem sobre cada venda ou uma mensalidade, a depender da plataforma escolhida.
No entanto, uma playlist privada no Youtube pode ser suficiente caso você esteja começando.
O mesmo serve para os demais formatos, seja áudio ou texto.
2 – Faça uma página de vendas
Ter uma Landing Page ajuda a aumentar o número de vendas, além de passar uma imagem profissional e mais confiável para os clientes. Isso porque é uma plataforma focada em conversão de leads, que utiliza diversas técnicas para isso.
Como vender produtos digitais é o objetivo, a Landing Page pode ser utilizada de duas formas, como:
- uma ponte para a compra do infoproduto na plataforma de hospedagem;
- o meio para disponibilizar o link para download, como um e-book. Lembrando que não é viável para o usuário baixar um curso em vídeo e o formato de podcast demanda novas publicações periodicamente.
3 – Crie um plano de divulgação
Seu infoproduto está pronto! Agora, como vender produtos digitais utilizando o marketing digital?
Redes sociais
O primeiro passo é ter um perfil em diferentes redes sociais, sempre pensando naquela que tem mais sinergia com o seu público. Você também precisa avaliar se terá uma conta empresarial para a marca, utilizará seu perfil pessoal ou criará um perfil profissional para você. Feito isso, lembre-se de fazer publicações periódicas que ajudem seu público a entender seu trabalho. Pense no perfil mais como uma vitrine e não se preocupe tanto com as métricas de alcance e engajamento.
Anúncios
Patrocinar anúncios nas redes sociais e no Google Ads é a melhor forma de obter resultados mais rápidos. Nesse caso, é necessário um investimento financeiro tanto para os créditos dos anúncios quanto para pagar um profissional que fará a melhor configuração possível.
Blog
Ter um blog é mais uma forma de aumentar a autoridade da sua marca (mesmo que você use seu perfil profissional como marca). Lembrando que assim como as redes sociais, o blog também é uma vitrine que oferece resultados a médio e longo prazo.
Para isso, conte com marketing de conteúdo e SEO para ranquear nos mecanismos de busca, como o Google. Além de ofertas diretas para o seu produto digital, também é possível criar artigos relacionados aos assuntos do seu universo de atuação.
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Agora que você já sabe como vender produtos digitais e pode dar os primeiros passos, conte com a KBR TEC para te ajudar a chegar mais longe. Contamos com uma equipe especializada para realizar o planejamento e pôr em prática estratégias de Marketing Digital, bem como profissionais experientes para a criação de Landing Page (página de venda), loja virtual e sites. Com certeza, podemos oferecer a solução que você precisa. Entre em contato e tire suas dúvidas.
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