Você começou a investir em publicações nas mídias sociais, mas acabou percebendo que não sabe como avaliar os resultados? Isso é mais comum do que você imagina. Afinal, algumas redes sociais, como o Instagram, apresentam diversas métricas a cada publicação. Mas não precisa enlouquecer tentando acompanhar cada uma delas. De modo geral, existem aquelas que são, sim, mas importantes e que você pode monitorar em todas as publicações. Afinal, algumas métricas servem para publicações com objetivos mais específicos. Além disso, acompanhar as métricas de redes sociais também é o primeiro passo para entender como melhorar os resultados dessa ação.

Quer saber mais? Continue a leitura.

 

Métricas de redes sociais: quais as mais importantes?

Utilizando as três principais redes sociais como exemplo, vamos falar sobre Instagram, Facebook e LinkedIn, que possuem métricas parecidas. O Instagram e o Facebook são as mídias mais utilizadas em todo o mundo. Já o LinkedIn, apesar de contar com grande número de usuários, pode não ser útil para as estratégias de marketing de todos os tipos de empresa.

 

Alcance

O alcance é a métrica mais importante de qualquer rede social. No LinkedIn, ela é chamada de “impressões únicas”, enquanto no Instagram e Facebook é nomeada como “alcance” mesmo. Em todos os casos, elas representam a mesma coisa: quantas pessoas viram a sua publicação. Isso significa que mesmo que um usuário tenha visto a impressão 2, 3 vezes, esse métrica contará apenas uma visualização. 

 

Impressões

Já as impressões, são o número de vezes que sua publicação foi vista. Isso significa que se um usuário viu aquela publicação mais de uma vez, esse número aumenta. É por isso que existe muita confusão sobre a diferença entre alcance e impressões. 

Desse modo, o número de impressões sempre será maior que o alcance (ou “impressões únicas”, no caso do LinkedIn), pois é comum um usuário ver a mesma publicação mais de uma vez.

 

Contato

É claro que o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos) é importante para o crescimento do perfil da sua empresa. Mas se seu objetivo é ter conversões em vendas, o contato é a métrica de redes sociais mais relevante. 

Nesse caso, a rede social pode não informar isso de forma tão explícita. No LinkedIn, apenas publicações patrocinadas apresentam número de cliques na página de destino (que pode ser um link para contato) ou de visitas ao perfil da empresa, que também pode representar um contato futuro por meio do link do perfil.

Já o Instagram, apresenta o número de visitas ao perfil e o número de cliques no link presente na “bio”, que também podem representar contato. 

No Facebook, você pode ver o número de cliques no link em qualquer publicação, bem como o número de cliques na foto. 

Para ser mais preciso, você pode utilizar links de contato específicos para monitorar a origem do contato. Se o destino for o site da empresa, é possível analisar essas métricas dentro do Google Analytics. Mas para qualquer link, você pode personalizar utilizando o bitly

Por exemplo, faça um link específico para o Instagram e acompanhe o número de cliques nesse link. Assim, faça o mesmo para as demais redes sociais.

 

Como melhorar as métricas de redes sociais?

Agora que você já entendeu o básico sobre métricas e monitoramento em redes sociais, precisa saber como melhorar esses resultados.

 

Invista em publicações pagas

Inclua no orçamento de marketing digital, um valor específico para patrocinar publicações. Isso faz muita diferença e multiplica o número de usuários alcançados. E não acredite nos boatos que dizem que isso prejudica o desempenho orgânico, pois não existe nenhuma comprovação sobre isso.

 

Use hashtags e localização

Muitas pessoas deixam de usar hashtags nas legendas, pois acreditam que isso diminui o alcance, pois segmenta “demais” o público. Esse é mais um boato sem nenhuma comprovação. 

Você pode variar as hashtags e descobrir aquelas que trazem mais visualizações. E mesmo que ela não traga nenhum usuário, com certeza, não vai atrapalhar o desempenho.

A localização também pode ajudar, principalmente se sua atuação for delimitada. Já quando o serviço atende todo o país, utilize essa ferramenta apenas quando fizer sentido.

 

Mantenha a periodicidade

Não importa se você consegue criar conteúdos diários ou quinzenais, o mais importante é manter o ritmo! E, claro, foque na qualidade. Melhor que focar na quantidade, é sempre avaliar se o conteúdo é relevante. E quando dizemos “qualidade é melhor que quantidade”, é sobre relevância, não perfeição. Afinal, testar é fundamental. É para isso que servem as métricas de redes sociais!

 

Crie conteúdos relevantes para o cliente

Mais uma dúvida que atrapalha o investimento em redes sociais é: o que publicar? Aqui, o foco é sempre o usuário. Considerando a estratégia de Marketing de Conteúdo, o ideal é oferecer sempre publicações que agreguem valor, boas informações e sejam relevantes para o usuário.

Por isso, nada de criar apenas publicações ofertando seu produto. O usuário só continuará seguindo o perfil da sua empresa, se houver publicações interessantes. 

 

O que você precisa saber sobre conteúdo para redes sociais

Muitos gestores acabam ficando obcecados com a métricas e, quando elas não trazem grandes resultados a curto prazo, acabam abandonando a gestão de redes sociais. Esse é um grande erro. 

As redes sociais, principalmente quando falamos sobre Marketing de Conteúdo e publicações orgânicas, também é uma estratégia de branding. Então, se a sua empresa ainda não pode investir em uma grande quantidade de conteúdo, comece fazendo o que é possível. Conteúdos semanais ou quinzenais já são suficientes para:

  • entregar informações relevantes;
  • alimentar o relacionamento com os usuários;
  • manter o lead aquecido;
  • criar autoridade para a marca;
  • manter um “portfólio” atualizado da empresa, como uma vitrine. Assim, usuários que acabaram de conhecer a marca terão um acervo para entendê-la.

 

Como acompanhar as métricas de rede social de forma profissional?

Conte com a KBR TEC para realizar a análise de métricas e monitoramento de redes sociais, sempre criando bons conteúdos para seus clientes e futuros clientes.

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