O objetivo de uma landing page é transformar o usuário em um lead. Isso é feito por meio de um cadastro, no entanto, acrescentar informações importantes e criar um visual atraente é indispensável para conseguir essa conversão. Por isso, se a sua landing page não está trazendo leads, mudanças precisam ser feitas, e se a sua marca ainda não possui uma já pode começar do jeito certo. Em qualquer um dos casos, você precisa conferir as 10 dicas para criar landing page e ter ótimos resultados com ela.
1 – Para além do formulário…
Está certo que a landing page tem como objetivo prático receber informações de visitantes por meio de um formulário. No entanto, se engana quem pensa que isso é o suficiente para convencer o usuário a deixar seus dados.
Por isso, é importante que a landing page ofereça informações relevantes que convençam o usuário. Para isso, basta explicar o que você está sendo oferecido. E para fazer isso de forma eficiente, você pode começar listando o que chamamos de objeções e, então, criar um conteúdo que quebre essas objeções.
Além das dúvidas que um usuário pode ter em relação ao seu serviço e produto, as objeções são como “preconceitos” que podem estar ligados não à sua oferta especificamente, mas a todo o segmento.
Uma empresa que está vendendo criação de site, por exemplo, pode enfrentar a objeção de que um “site institucional não é mais necessário, pois as redes sociais já são suficientes”. Assim, na landing page convém explicar por que as redes sociais não substituem um site institucional. Perceba como isso vai além de explicar como funciona a criação de sites.
2 – Títulos que dizem tudo
É muito comum que no mundo digital, as pessoas “escaneiem” o conteúdo. Você mesmo já deve ter aberto um texto em um blog, por exemplo, e lido todos os títulos, frases coloridas, em negrito etc, ou seja, tudo o que se destacava.
Para criar landing page com eficiência, é indispensável dar atenção a isso. O primeiro passo é criar títulos simples e diretos, que chamem a atenção e que, ao mesmo tempo, já dê uma ideia sobre o que é o conteúdo.
Então, crie títulos que mostrem o valor do que você está oferecendo. Isso vai despertar o interesse do visitante para ler o restante do conteúdo. Portanto, não faça mistério. Se o visitante tiver que procurar pela informação que precisa, ele vai desistir sem nem tentar.
3 – Esqueça os links e menus
Uma das regras inegociáveis da landing page é não levar o usuário para qualquer outra página. Todos os elementos clicáveis, botões e links devem direcionar o usuário ao formulário já presente na própria página. O motivo é simples: evitar distrações. Bem como isso também torna possível mensurar o número de conversões com mais precisão.
4 – Cuidado com o formulário
Já quando o assunto é formulário, não existe regra. Isso porque a quantidade e o tipo de informação que você vai solicitar depende muito de dois fatores mutáveis:
- Sua oferta, ou seja, o que você está oferecendo para o usuário e por que precisa dos seus dados;
- Em que momento esse usuário está no funil de vendas, isso interfere em quão disposto ele está para oferecer mais ou menos informações.
No entanto, nome e contato, que pode ser um números de telefone ou e-mail, são indispensáveis. Mas, também, considere que as pessoas se mostram mais disponíveis a oferecer seu endereço de e-mail do que o número do celular.
5 – Capriche no CTA
CTA é a sigla para Call to Action, que significa: chamar para agir. Na prática, são botões clicáveis e chamativos com um texto. Além de chamativo, é importante que o texto do CTA seja direto. Por exemplo: entrar em contato, mandar mensagem, baixar e-book, quero me cadastrar etc.
Ou seja, não é uma boa hora para links com “saiba mais”. Seja claro e objetivo.
6 – Seja objetivo
Por falar em ser claro e direto, a objetividade é uma premissa para seguir em toda etapa ao criar landing page.
Prefira textos diretos, sem grandes introduções. Também, prefira um design minimalista, apenas com o necessário para não distrair o usuário.
7 – Capriche no design
Quando o assunto é design, é importante contar com profissionais para criar landing page. Esse profissionais vão considerar fatores indispensáveis, como:
- Utilizar a identidade visual da empresa;
- Aplicar alto contraste sempre que necessário, como nos CTAs;
- Oferecer boa usabilidade e experiência para o visitante.
8 – Invista na parte técnica
Além de criar landing page visualmente atraente e funcional, é importante que a parte técnica esteja em dia também. Algo básico é: para onde vão as informações de cadastros? Como isso será organizado? Futuramente, será fácil exportar esses contatos?
E, obviamente, investir em uma boa técnica de criação também garante que o usuário não terá problemas na hora de preencher o formulário. Caso contrário, você pode perder leads importantes.
9 – Inclua depoimentos
Sabe o feedback dos clientes? Reúna os melhores na landing page. Ler um depoimento de alguém que já conhece sua marca e aprovou tem um grande peso na decisão do visitante.
Em caso de negócios B2B, não deixe de mostrar as marcas mais conhecidas que você já atendeu.
10 – Use o gatilho de urgência
Para fechar com chave de ouro: estabeleça um limite para a pessoa tomar a decisão. Já percebeu que aquela tarefa sem prazo é sempre deixada para depois e nunca é concluída? O gatilho de urgência serve justamente para evitar que isso aconteça.
Ofertas com tempo ou quantidade de cadastro limitada ajuda a aumentar o número de conversões.
Como criar Landing Page com a KBR TEC?
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