Manter um blog é uma importante estratégia do Marketing Digital. Hoje em dia, tanto grandes marcas como pequenas empresas já sabem que essa ferramenta traz bons resultados. No entanto, há diversos motivos para ter um blog, mas não importa qual seja o seu, afinal, com certeza, você quer divulgá-lo para aumentar o número de acessos! Por isso, hoje listamos 5 formas de como divulgar um blog na internet. Continue a leitura e confira. 

 

1 – Divulgue no site

Parece óbvio para como divulgar um blog, mas acredite: muitas empresas têm um blog, mas não o divulgam em seu site institucional. Isto é, seus sites não contam com um link sequer, seja no menu ou mesmo no rodapé.

Essa integração é fundamental e a recomendação é que seja feita da forma mais atraente possível. Ou seja, separar um espaço da página inicial para incluir informações sobre o blog, seja um banner ou mesmo um ambiente interativo para apresentar atualizações e novas publicações.

Lembre-se que para empresas, o blog é uma forma de se conectar com o público, mantendo uma comunicação mais próxima, além de sanar dúvidas que novos clientes possam ter, valorizando os produtos ou serviços. Então, quem acessa o site da sua empresa, pode se interessar pelo blog.

 

2 – Use as redes sociais

As redes sociais podem parecer um canal óbvio, mas muitas pessoas não demonstram ter um blog em seus perfis! Naquelas redes sociais que permitem, é importante ter um link na bio que leve para o blog — quando seu site possui integração com o blog, isso já fica resolvido. Em alguns casos, é recomendável utilizar ferramentas que listem diversos links, como o Linktree, por exemplo.

Além disso, é fundamental que parte das publicações das redes sociais sejam referentes ao blog. Ou seja, você pode publicar nas redes sociais sempre que tiver um novo artigo no blog, ou fazer uma atualização periódica, convidando os usuários para conferir os últimos conteúdos. Além disso, é possível fazer mais de uma publicação sobre um mesmo artigo, abordando diferentes perspectivas, mudando imagens e títulos.

O importante é que haja essa integração.

 

3 – Tenha uma newsletter

O e-mail marketing é uma estratégia democrática que conta com diversos formatos, um deles, é a newsletter. E se você quer saber como divulgar um blog de forma eficiente e profissional, não pode deixar essa estratégia de fora.

A newsletter é o envio periódico com atualizações do blog da empresa. É possível enviar o conteúdo na íntegra para os usuários ou reunir algumas publicações (com título e uma breve introdução) para que o remetente clique no conteúdo de interesse e leia o artigo direto no blog.

Há diversas formas de planejar uma newsletter: temas, sazonalidade, novidades, etc. Fique atento para não se tornar repetitivo, mas assim como nas redes sociais, é possível que um mesmo artigo seja enviado diversas vezes.

 

4 – Invista no SEO

Já pensou seu blog surgir justamente para quem está buscando por um assunto relacionado a ele? É exatamente isso que o SEO pode proporcionar. O SEO (Otimização para os mecanismos de busca) é uma estratégia que traz resultados orgânicos, isto é, sem investimento financeiro na plataforma do Google.

Diferentes das dicas anteriores, essa dica não é necessariamente sobre onde divulgar um blog, mas sim como divulgar um blog. E a resposta é o SEO.

Para isso, o site precisa atender às recomendações da Google, que considera a boa experiência do usuário. Assim, as recomendações incluem configurações técnicas, segurança, design e otimização do conteúdo. O conteúdo inclui, também, artigos publicados no blog.

Para isso é necessário que o artigo publicado no blog seja otimizado, o que significa utilizar as palavras-chave corretas e incluí-las da forma correta também, além de outras técnicas de formatação, linguagem e configurações de publicação. Nesse ponto, uma ferramenta que pode ajudar é o Yoast SEO. Para quem tem blog no WordPress, basta instalar o plugin no painel. No entanto, é necessário saber sobre SEO para fazer um trabalho bem-feito e, para isso, o indicado é contar com um profissional.

 

5 – Lembre-se das publicações antigas

A dinâmica que as ferramentas digitais proporcionam acabam deixando os conteúdos antigos muito rápido. Isto é, como há novidade o tempo todo, as publicações são esquecidas muito rapidamente. Por isso, muitas pessoas acabam cometendo um erro: escrevem diversas vezes sobre um mesmo assunto.

Em algumas redes sociais, isso pode ser necessário porque não é possível distribuir um conteúdo antigo, a não ser que seja feito um impulsionamento investindo algum valor.

No entanto, no blog, é possível contornar essa situação e extrair todo o potencial de um bom artigo. Para isso, revise conteúdos antigos, faça atualizações necessárias (como incluir novas referências, alterar informações, etc.) e atualize a data de publicação.

Com isso, o artigo volta para o início do blog e você pode, também, fazer a divulgação dele em outros canais, como nas redes sociais e newsletter. Nesse caso, você pode fazer novas imagens, mudar o título e a introdução ou legenda para oferecer novas abordagens para o usuário. Com certeza, um artigo é rico o suficiente para possibilitar diferentes perspectivas quando se faz um recorte dele para a divulgação.

Para a estratégia SEO, essa também é uma prática positiva, pois artigo irá somar cada vez mais visualizações. Além disso, o Google entende que o conteúdo foi atualizado, por isso, oferece informações recentes e aborda o tema de forma mais completa.

Mas cuidado: nada de tentar trapacear, apenas alterando a data de publicação. Aliás, tentar trapacear no SEO não é novidade e tem até um nome: black hat. Sites e blogs que agem de má-fé podem, inclusive, ser penalizados pelo Google. 

 

Como divulgar um blog na internet: dica bônus

Para que a divulgação traga bons resultados é essencial que o conteúdo publicado no blog seja de qualidade e de interesse do público.

Para isso, a dica bônus é contar com profissionais experientes para não apenas escrever os artigos para o blog, como também planejar um calendário estratégico. Além disso, os textos escritos por um redator profissional também são otimizados para o Google, com estratégias de SEO.

Assim, seu blog poderá contar com temas relevantes para o público e com conteúdo otimizado, além de manter publicações periódicas.

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