O Marketing de Conteúdo é umas das melhores estratégias do Marketing Digital atualmente. Desse modo, a criação de conteúdo para blog é indispensável para as empresas que querem aumentar a visibilidade do seu site, número de acessos e, claro, conquistar mais clientes por consequência.
Mas, afinal, como criar um conteúdo para blog realmente atraente para o público e para os algoritmos do Google? Continue a leitura e descubra!
Conteúdo para blog: como criar do zero?
1 – Defina o objetivo do seu blog
O primeiro passo para criar conteúdo para blog é ter o objetivo muito claro. Quanto mais definido e específico, melhor. Assim, posteriormente, é possível agregar novos objetivos e fazer um blog que atenda diferentes frentes.
Seguem alguns exemplos de objetivo para o seu blog:
- Atrair tráfego de qualidade;
- Gerar leads;
- Gerar conversões;
- Educar o usuário sobre produto ou serviço.
Após escolher o objetivo, o próximo passo é entender qual o público é necessário atrair para atender esse objetivo. Assim, conhecendo o público se faz um conteúdo atrativo para ele.
2 – Conheça seu público
Um dos fundamentos de qualquer comunicação bem feita é conhecer o outro. No caso do conteúdo para blog, a comunicação é feita por meio de um artigo e o outro é o público-alvo e possível novo cliente da sua empresa.
Para isso, a criação de uma persona pode ajudar a personificação desse público, facilitando na hora de estabelecer uma comunicação. Afinal, é necessário ter em mente que um artigo fala para uma pessoa, isso ajuda a humanizar a comunicação.
Com isso, você consegue entender qual conteúdo deve ser compartilhado, considerando suas dúvidas, experiências e necessidades. Aliás, esse ponto nos leva ao próximo típico: classificar o público considerando o funil de vendas.
3 – Divida seu público de acordo com funil de vendas
Funil de vendas é uma forma de dividir o público-alvo considerando seu nível de conhecimento, com isso, disponibilidade para finalizar uma compra.
É muito importante entender o conceito de funil de vendas porque isso é determinante para criar conteúdos assertivos.
O funil de vendas tem três etapas: tipo, meio e fundo. No topo, as pessoas ainda não sabem que tem um problema, sua pesquisa tem o objetivo de entender mais sobre determinado assunto. No meio, o usuário já tem consciência do seu problema e busca por uma solução, essa solução pode ser seu produto ou serviço. Já o fundo do funil é quando o usuário está pronto para finalizar a compra; isto é, ele pesquisa diretamente por serviços e produtos para solucionar seus problemas porque já conhece suas opções.
4 – Defina tópicos e assuntos relevantes para cada tipo de público
Agora você já tem a base para começar a criar o conteúdo para blog. Conhecendo seu objetivo e público, responda: qual assunto é atrativo? Como vimos no tópico anterior, é necessário atender usuários em diferentes fases do funil. Desse modo, um mesmo assunto pode render mais de um artigo para atender a todas as pessoas.
Para determinar um tema para cada artigo, siga o seguinte raciocínio:
- Escolha um produto, serviço ou função para o qual você deseja dar mais visibilidade;
- Liste quais problemas esse serviço, produto ou função resolve;
- Generalize cada problema em um conceito.
É nessa hora que você precisa entender para quem está escrevendo. Como dito anteriormente, se bem definido, é possível criar um texto focado no serviço, produto ou função para o público no fundo do funil; um texto atraindo quem está buscando solução para seus problemas para o meio do funil; e um texto contextualizando tudo isso, mais genérico e superficial para o topo do funil.
Uma ferramenta que pode te ajudar a ter mais ideias de tópicos e desdobramentos sobre um assunto é o Answer The Public. Você coloca um assunto e ele traz um mapa mental com perguntas e tópicos relacionados.
5 – Encontre palavras-chave e otimize seu texto
Agora que você já tem vários temas, é necessário saber se as pessoas estão buscando por eles na internet. Ou seja, chegou a hora de pesquisar palavras-chave para criar um texto otimizado para os mecanismos de busca, ou seja, um texto SEO.
Para isso, você conta com diversas ferramentas. Confira algumas delas a seguir:
Nesses sites, você coloca uma palavra ou termo para encontrar termos relacionados e escolher aqueles com maior número de pesquisas. Desse modo, você também verifica se muitos usuários estão buscando pelo assunto que você separou.
Com exceção do Keyword Planner da Google, que é totalmente gratuito, os demais sites contam com planos gratuitos e pagos.
Outra forma de verificar as tendências é pesquisando no Google Trends. Nesse site, você não encontra termos otimizados, mas consegue verificar o nível de interesse no assunto ao longo do tempo, encontrar assuntos e pesquisas relacionadas.
Já na hora de escrever o artigo otimizado e publicar no blog, existe uma técnica para aplicar as palavras-chave que você separou. Para isso, o plugin Yoast SEO pode ajudar. Basta baixá-lo no painel do seu site se ele for WordPress e seguir o checklist a cada página.
Um ponto importante sobre artigos otimizados que muitas pessoas esquecem é que para ter resultado, ou seja, para que uma publicação no blog seja ranqueada é necessário que todo site atenda às determinações do Google para o ranqueamento, muitas dessas determinações são técnicas e/ou relacionadas à experiência do usuário.
Dica extra: conte com profissionais
O dia a dia de quem comanda uma empresa é normalmente cheio de compromisso e não sobra tempo para compartilhar seus conhecimentos com o público. Por isso, a melhor decisão é delegar essa tarefa para profissionais experientes.
A KBR TEC oferece pacote completo para a criação de conteúdo otimizado para o blog da sua empresa, com planejamento e desenvolvimento sob medida para ranquear nas primeiras páginas do Google e conquistar seu público-alvo.
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