O SEO Google, ou Search Engine Optimization, é fundamental para a visibilidade online de qualquer negócio. A otimização eficaz pode impulsionar o tráfego orgânico e melhorar a posição nos resultados de pesquisa. Os resultados do SEO Google tendem a ser mais estáveis do que campanhas pagas, por isso, elas podem ser combinadas para atingir diferentes públicos e trazer resultados mais amplos. A otimização SEO contempla diferentes facetas na administração de um site: parte técnica, conteúdo e configurações para o algoritmo.
Se você é um dos empreendedores que buscam aumentar a visibilidade online, confira os 5 passos essenciais para uma estratégia de SEO Google eficaz. Continue a leitura e confira!
Benefícios de contar com SEO Google
Antes de conferir os 5 passos para investir no SEO Google, certifique-se de entender os principais benefícios dessa importante estratégia para o seu site.
Aumentar o tráfego orgânico
Melhora a classificação nos resultados de pesquisa e pode gerar mais visitantes qualificados para o seu site. Esse resultado se mantém a médio e longo prazo, diferente das campanhas pagas.
Melhorar a experiência do usuário
Um site otimizado proporciona uma experiência mais agradável aos usuários, levando a taxas de rejeição menores e maior engajamento. Isso também evita gargalos e promove uma associação positiva para o usuário em relação à marca.
Credibilidade e autoridade
Sites bem otimizados geralmente são vistos como mais confiáveis e relevantes, melhorando a reputação online da empresa. Nesse ponto, é importante contar com o certificado SSL, pois é uma atualização do Google que verifica a segurança do site. O certificado mostra que a ação de hackers que tentam interceptar dados pessoais dos usuários durante a navegação é dificultada.
Retorno sustentável
Investir em SEO pode proporcionar um retorno sobre o investimento sustentável a longo prazo. Lembre-se que o SEO Google é uma estratégia que traz resultados a longo e médio prazo, no entanto, seus resultados são mais estáveis também.
Além disso, também contempla públicos em diferentes etapas do funil, a depender do conteúdo ranqueado.
Passo 1: entenda o que é SEO Google
Conhecido também como SEO Google, o Search Engine Optimization são práticas utilizadas para melhorar a classificação de um site nos resultados de pesquisa do Google. Envolve a otimização de conteúdo, design, estrutura e elementos técnicos do site para atender aos critérios do algoritmo de busca.
Por isso, é importante contar com especialistas desde o desenvolvimento do seu site, para que a parte técnica também atenda à exigência do Google para um bom ranqueamento.
Passo 2: palavras-chave e conteúdo relevante
Identificar palavras-chave relevantes é a base do SEO. Para isso, pesquise termos que seu público-alvo provavelmente usaria ao buscar informações relacionadas ao seu negócio.
Nesse ponto, o SEO está associado ao Marketing de conteúdo, o que significa dizer que alguns termos não necessariamente sobre um produto ou serviço que sua empresa oferece, mas algo associado. Por isso, pense em palavras-chave que buscam a resolução de uma dúvida ou sobre contextos que seus produtos ou serviços poderiam ser associados.
Muitos gestores têm dificuldade de investir em palavras-chave desse tipo, pois querem focar naquelas que levam direto a uma negociação. Mas é necessário, também, entender e considerar o funil de vendas na criação de conteúdo e na escolha de palavras-chave relevantes.
Por fim, priorize conteúdo de alta qualidade, incluindo essas palavras-chave de maneira natural e relevante, desenvolvendo um artigo direcionado a pessoas, não ao algoritmo.
Passo 3: estrutura do site e SEO on-page
A estrutura do site é crucial para o SEO Google. Por isso, certifique-se de que seu site seja facilmente navegável para os visitantes e os motores de busca.
Além disso, otimize títulos, meta descrições, URLs e tags de cabeçalho para melhorar a compreensão do Google sobre o conteúdo da página. Essa otimização é chamada de SEO on-page, ou seja, tudo aquilo que é otimizado dentro da página, utilizando a palavra-chave principal da sua empresa. Essa é uma das configurações que ajuda o algoritmo a entender sobre o que é seu site e direcioná-lo ao público certo.
Passo 4: SEO técnico e performance do site
Melhorar a velocidade de carregamento do site, torná-lo responsivo para dispositivos móveis e corrigir problemas de rastreamento são aspectos vitais do SEO técnico.
Esses são alguns pontos que você precisa priorizar para oferecer uma excelente experiência ao usuário. É importante investir nessa parte não apenas porque é valorizado pelo algoritmo, mas também porque isso faz com que o usuário associe uma boa experiência à marca.
Além disso, sites pouco intuitivos que fazem o usuário perder muito tempo procurando pelo que querem acabam gerando um gargalo, ou seja, o usuário desiste de finalizar a compra ou entrar em contato.
Passo 5: construção de autoridade e links externos
A construção de autoridade é uma parte essencial do SEO. Consiga links de qualidade de sites relevantes e confiáveis para aumentar a credibilidade do seu site aos olhos do Google. Essa estratégia é chamada de linkbuilding, que consiste em conseguir links de outros sites ou blogs que redirecionam para o site da sua empresa.
Para isso, é necessário entrar em contatos com empresas que podem complementar a sua, obviamente, e que não seja um concorrente. Outra dica é investir em participação em fóruns, parcerias estratégicas e muito mais.
Como investir em SEO Google?
O SEO Google é uma estratégia que precisa de dedicação contínua. Além disso, requer conhecimento, tempo e esforço, mas os resultados a médio e longo prazo são bastante sólidos para os negócios online.
Entender os benefícios da otimização e seguindo os passos que listamos aqui, você pode alavancar seu site e ter um desempenho melhor nos resultados de busca, aumentando a visibilidade e o alcance da marca.
Para isso, conte com a KBR TEC. Oferecemos serviço completo para a criação de conteúdo otimizado para o blog da sua empresa, com planejamento e desenvolvimento sob medida para ranquear nas primeiras páginas do Google e conquistar seu público-alvo. Além disso, você também pode contar com o serviço de desenvolvimento, manutenção e/ou otimização de sites para garantir que o seu blog esteja em seu máximo potencial, trazendo os melhores resultados.
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