O SEO local é a otimização do site com objetivo de atingir resultados concentrados geograficamente. Ou seja, ao invés de focar em um resultado mais amplo, para o país todo, o SEO local se concentra em atingir resultados para uma determinada cidade, região ou estado. Essa é uma estratégia ideal para empresas com atendimento presencial, seja ofertando serviços, vendendo produtos ou mesmo para estabelecimentos como bares e restaurantes.

Além de agilizar o processo de ranqueamento, o SEO local também traz leads mais qualificados, levando em consideração a geolocalização. Para saber mais sobre o SEO local e conferir os casos de sucesso da KBR TEC, continue a leitura.

 

SEO local: o que é?

O SEO local visa a otimização nos mecanismos de busca, como o Google, considerando sempre a localização geográfica. Por exemplo, trazendo resultados no Google Maps. Assim, o usuário que faz a busca pode encontrar uma solução perto do local que ele está.

Se a sua empresa atende presencialmente, essa é a estratégia ideal. Assim, alguém que quer encontrar algum serviço sem sair da cidade pode encontrar a sua empresa mais facilmente. Alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar do SEO local:

  • Clínicas odontológicas e estéticas;
  • Bares e restaurantes;
  • Lojas no geral, como pet shops;
  • Advocacia;
  • Serviços no geral, como emplacamentos, salões de beleza, etc.

Com o SEO local a marca consegue atrair um público maior, gerar novas vendas e ainda fortalecer sua presença online, tornando-se mais relvante entre os resultados.

 

Como implementar o SEO local?

1 – Otimize seu site

Esse é o primeiro e principal passo para conseguir bons resultados. É fundamental que o site institucional seja otimizado e pensado em SEO local desde o seu desenvolvimento, considerando a implementação de palavras-chave e atendendo requisitos técnicos como a criação de um site responsivo. Além disso, algumas das ações que você pode aplicar são:

  • Criar uma página no site com endereço e contato, incluindo todos os estabelecimentos disponíveis.
  • Fazer um hiperlink que quando clicado em dispositivos móveis, permita fazer uma ligação direta.
  • Adicionar um mapa para mostrar a localização;
  • Sempre incluir o nome na cidade nos títulos, descrições e até mesmo considerar palavras-chave que contenham o nome da cidade.

 

2 – Invista em marketing de conteúdo local

A criação de um blog é uma estratégia recomendada para toda empresa que quer ter autoridade online. Quando o foco é SEO local, é importante adaptar o conteúdo para tender aos interesses do público local, também utilizando palavras-chave mais focadas. Por isso, ao invés de focar o conteúdo da publicação no seu produto ou serviço, a dica é abordar assuntos relevantes para o usuário. Outras dicas importantes:

  • Utilize uma ferramenta para selecionar as melhores palavras-chave, considerando o volume de pesquisa na sua região;
  • Otimize as URLs do blog, bem como de todo o site;
  • Publique notícias e acontecimentos locais para deixar sua audiência bem informada. Mas atenção: sempre publique conteúdos originais, nunca copie textos de outras sites ou portais de notícia, mesmo dando o crédito. Isso prejudica a otimização do seu domínio, pois os mecanismos de busca consideram plágio;
  • Tenha um orçamento para patrocinar eventos locais, times e organizações e lembre-se de publicar sobre eles;
  • Faça parcerias com blogs locais e portais locais que indicam serviços, o que também é uma estratégia de linkbuilding.

 

3 – Utilize outras ferramentas para impulsionar o SEO local

Além de otimizar o seu site e investir na criação de conteúdo, você também pode utilizar outras ferramentas com o objetivo de alcançar o público local.

  • Google Meu Negócio: uma ferramenta gratuita que a sua empresa não pode deixar de usar. Fazendo o cadastro, sua empresa terá um perfil detalhado que será apresentado na página de resultado do Google.
  • Google Maps: fazendo o cadastro no Google Meu Negócio, o perfil da empresa também aparecerá nos resultados do Google Maps.
  • Avaliações do Google: lembre-se de incentivar os clientes a avaliarem a sua empresa, o feedback é superimportante para melhorar os serviços. E, fazendo a avaliação no Google, também aparecerá a quantidade de usuários que avaliaram, bem como o número de estrelas que o seu estabelecimento possui. O que incentiva outros usuários a visitarem sua empresa.

 

Empresas que alcançaram resultados com o SEO local

A KBR TEC já ultrapassa 20 anos de experiência, durante essa jornada alcançamos excelentes resultados para os nossos clientes. Por isso, separamos os dois melhores casos referentes à estratégia de SEO local. Confira a seguir.

 

Caso #1 – ARC Contrustora

A equipe KBR TEC projetou um site com forte SEO local para a ARC Corretora de Câmbio. O nosso objetivo era posicionar bem os seguintes termos:

  • Casa de câmbio em santos;
  • Câmbio em santos;
  • comprar dólar em santos;
  • comprar euro em santos.

Você pode conferir: ao pesquisar no Google, o site está no entre os três primeiros resultados de modo orgânico em todas essas palavras-chave.

 

Caso #2 – Villa’s Emplacamentos

O mesmo trabalho de SEO local foi feito para a empresa Villa’s Emplacamentos, que atua emplacando veículos em Santos. O objetivo era destacar os seguintes termos:

  • emplacar carro em santos;
  • colocar placa de carro em santos;
  • placa de carro em santos;
  • emplacar moto em santos;
  • colocar placa de moto em santos;
  • placa de moto em santos.

E do mesmo modo atingimos os três primeiros resultados em todos os termos. Esses foram dois resultados que mostram como um site bem-planejado e desenvolvido com foco em SEO local pode gerar resultados comerciais positivos.

 

Conte com a KBR TEC e invista em SEO local

Para garantir um site profissional que traga bons resultados orgânicos com SEO local, conte com uma empresa especialista em criação de site e otimização como a KBR TEC. Você pode criar um site institucional do zero conosco ou fazer uma avaliação de SEO no seu site atual para iniciarmos o trabalho de otimização.

Aqui, temos uma equipe formada por profissionais com diferentes especialidades, o que nos permite desenvolver um site completo, otimizado e eficiente.

Peça seu orçamento enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.