O SEO local é a otimização do site com objetivo de atingir resultados concentrados geograficamente. Ou seja, ao invés de focar em um resultado mais amplo, para o país todo, o SEO local se concentra em atingir resultados para uma determinada cidade, região ou estado. Essa é uma estratégia ideal para empresas com atendimento presencial, seja ofertando serviços, vendendo produtos ou mesmo para estabelecimentos como bares e restaurantes.
Além de agilizar o processo de ranqueamento, o SEO local também traz leads mais qualificados, levando em consideração a geolocalização. Para saber mais sobre o SEO local e conferir os casos de sucesso da KBR TEC, continue a leitura.
SEO local: o que é?
O SEO local visa a otimização nos mecanismos de busca, como o Google, considerando sempre a localização geográfica. Por exemplo, trazendo resultados no Google Maps. Assim, o usuário que faz a busca pode encontrar uma solução perto do local que ele está.
Se a sua empresa atende presencialmente, essa é a estratégia ideal. Assim, alguém que quer encontrar algum serviço sem sair da cidade pode encontrar a sua empresa mais facilmente. Alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar do SEO local:
- Clínicas odontológicas e estéticas;
- Bares e restaurantes;
- Lojas no geral, como pet shops;
- Advocacia;
- Serviços no geral, como emplacamentos, salões de beleza, etc.
Com o SEO local a marca consegue atrair um público maior, gerar novas vendas e ainda fortalecer sua presença online, tornando-se mais relvante entre os resultados.
Como implementar o SEO local?
1 – Otimize seu site
Esse é o primeiro e principal passo para conseguir bons resultados. É fundamental que o site institucional seja otimizado e pensado em SEO local desde o seu desenvolvimento, considerando a implementação de palavras-chave e atendendo requisitos técnicos como a criação de um site responsivo. Além disso, algumas das ações que você pode aplicar são:
- Criar uma página no site com endereço e contato, incluindo todos os estabelecimentos disponíveis.
- Fazer um hiperlink que quando clicado em dispositivos móveis, permita fazer uma ligação direta.
- Adicionar um mapa para mostrar a localização;
- Sempre incluir o nome na cidade nos títulos, descrições e até mesmo considerar palavras-chave que contenham o nome da cidade.
2 – Invista em marketing de conteúdo local
A criação de um blog é uma estratégia recomendada para toda empresa que quer ter autoridade online. Quando o foco é SEO local, é importante adaptar o conteúdo para tender aos interesses do público local, também utilizando palavras-chave mais focadas. Por isso, ao invés de focar o conteúdo da publicação no seu produto ou serviço, a dica é abordar assuntos relevantes para o usuário. Outras dicas importantes:
- Utilize uma ferramenta para selecionar as melhores palavras-chave, considerando o volume de pesquisa na sua região;
- Otimize as URLs do blog, bem como de todo o site;
- Publique notícias e acontecimentos locais para deixar sua audiência bem informada. Mas atenção: sempre publique conteúdos originais, nunca copie textos de outras sites ou portais de notícia, mesmo dando o crédito. Isso prejudica a otimização do seu domínio, pois os mecanismos de busca consideram plágio;
- Tenha um orçamento para patrocinar eventos locais, times e organizações e lembre-se de publicar sobre eles;
- Faça parcerias com blogs locais e portais locais que indicam serviços, o que também é uma estratégia de linkbuilding.
3 – Utilize outras ferramentas para impulsionar o SEO local
Além de otimizar o seu site e investir na criação de conteúdo, você também pode utilizar outras ferramentas com o objetivo de alcançar o público local.
- Google Meu Negócio: uma ferramenta gratuita que a sua empresa não pode deixar de usar. Fazendo o cadastro, sua empresa terá um perfil detalhado que será apresentado na página de resultado do Google.
- Google Maps: fazendo o cadastro no Google Meu Negócio, o perfil da empresa também aparecerá nos resultados do Google Maps.
- Avaliações do Google: lembre-se de incentivar os clientes a avaliarem a sua empresa, o feedback é superimportante para melhorar os serviços. E, fazendo a avaliação no Google, também aparecerá a quantidade de usuários que avaliaram, bem como o número de estrelas que o seu estabelecimento possui. O que incentiva outros usuários a visitarem sua empresa.
Empresas que alcançaram resultados com o SEO local
A KBR TEC já ultrapassa 20 anos de experiência, durante essa jornada alcançamos excelentes resultados para os nossos clientes. Por isso, separamos os dois melhores casos referentes à estratégia de SEO local. Confira a seguir.
Caso #1 – ARC Contrustora
A equipe KBR TEC projetou um site com forte SEO local para a ARC Corretora de Câmbio. O nosso objetivo era posicionar bem os seguintes termos:
- Casa de câmbio em santos;
- Câmbio em santos;
- comprar dólar em santos;
- comprar euro em santos.
Você pode conferir: ao pesquisar no Google, o site está no entre os três primeiros resultados de modo orgânico em todas essas palavras-chave.
Caso #2 – Villa’s Emplacamentos
O mesmo trabalho de SEO local foi feito para a empresa Villa’s Emplacamentos, que atua emplacando veículos em Santos. O objetivo era destacar os seguintes termos:
- emplacar carro em santos;
- colocar placa de carro em santos;
- placa de carro em santos;
- emplacar moto em santos;
- colocar placa de moto em santos;
- placa de moto em santos.
E do mesmo modo atingimos os três primeiros resultados em todos os termos. Esses foram dois resultados que mostram como um site bem-planejado e desenvolvido com foco em SEO local pode gerar resultados comerciais positivos.
Conte com a KBR TEC e invista em SEO local
Para garantir um site profissional que traga bons resultados orgânicos com SEO local, conte com uma empresa especialista em criação de site e otimização como a KBR TEC. Você pode criar um site institucional do zero conosco ou fazer uma avaliação de SEO no seu site atual para iniciarmos o trabalho de otimização.
Aqui, temos uma equipe formada por profissionais com diferentes especialidades, o que nos permite desenvolver um site completo, otimizado e eficiente.
Peça seu orçamento enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.