Se a sua empresa ainda não vende pela internet, ela certamente já está atrás da concorrência. Mais do que isso: com a instabilidade entre manter comércios abertos e fechados devido à pandemia, os lucros da empresa ficam seriamente comprometidos. Então, já passou da hora de você saber quanto custa fazer um site de vendas e começar esse projeto o quanto antes. 

O crescimento do comércio online não é segredo para ninguém. A expectativa de especialistas sempre apontou para isso: mais lojas online, mais clientes trocando a compra presencial pela virtual. Mas com a pandemia da Covid-19, o número de compras online cresceu muito mais rápido no último ano do que era esperado, e a tendência é aumentar ainda mais o número de compradores daqui para frente.

Mas afinal, quanto custa um site de vendas para o orçamento da sua empresa? O investimento vale a pena? O primeiro passo é escolher entre a opção de ter um site alugado e um site próprio. Para essa decisão, confira as diferenças entre eles e, o mais importante, o custo de cada um.

 

Quanto custa fazer um site de vendas: fator determinante

Saber quanto custa para fazer um site de vendas depende fortemente da modalidade escolhida. Para isso, existem duas principais: a plataforma alugada e a plataforma própria.

Com o conhecimento certo, é possível conseguir o resultado de uma loja virtual profissional em ambas modalidades e considerar isso é importante para o seu negócio. Afinal, o site de vendas é parte da sua marca. Então, a experiência do usuário precisa ser tão satisfatória quanto um atendimento presencial.

Para um resultado profissional, é necessário contar com todas as funcionalidades necessárias, um design personalizado e, claro, fazer as configurações adequadas dentro da plataforma. 

A seguir, confira algumas opções de plataformas para cada modalidade.

 

Quanto custa criar um site de vendas com plataforma própria

Com as plataformas próprias, o valor de desenvolvimento profissional fica entre R$6.000 e R$15.000. Lembrando que esse é um valor aproximado, fatores como: número de páginas, funcionalidades e design influenciam o custo. 

Entre as principais plataformas para você ter uma loja própria, podemos citar a Woocommerce e a Magento. Confira as principais características de cada uma delas.

 

Woocommerce 

A plataforma Woocommerce é, na verdade, um plugin do WordPress. Com ela, é possível customizar totalmente seu e-commerce. A customização vai além da usabilidade de quem navega, inclui personalizar a plataforma de acordo com seu modelo de negócio. Para quem já possui um site em WordPress, está aí uma ótima opção. 

Ela permite integração com diversas formas de pagamento, o que é um atrativo para seus clientes. Outro ponto positivo é que as páginas podem ser otimizadas para SEO, estratégia importante para conquistar as primeiras colocações quando alguém buscar pelo seu produto no Google.

Além disso, é um sistema fácil de administrar, ou seja, adicionar produtos, modificar preços, anunciar promoções, etc. O Woocommerce é gratuito, você precisa investir no domínio, servidor e no desenvolvedor, mas não há mensalidades para a plataforma.

 

Magento

A plataforma Magento oferece infinitas possibilidades de customização, assim como integração a diversas formas de pagamento e demais recursos que forem necessários para a empresa. Também é possível otimizar para SEO, fator indispensável.

O magento permite o uso de templates prontos para alterar o design da loja. E, também, funciona com módulos, o que facilita a inserção de novas funcionalidades com um layout mais agradável para o usuário.

Na hora de gerir a plataforma, dependendo da quantidade de recursos, pode ser mais complicado. Além disso, é necessário contar com um bom provedor de hospedagem e com um profissional de programação. 

 

Quanto custa montar um site de vendas com plataforma alugada

Ao contar com uma empresa especializada para fazer uma customização profissional da plataforma alugada, o valor fica entre R$3.900 e R$6.000.

As plataformas de e-commerce alugadas já estão mais “prontas para uso” e isso agiliza bastante o lançamento da sua loja na web. Sugerimos que conte com ajuda profissional para uma boa customização do design da loja, para que a marca seja bem apresentada, com aspecto realmente profissional. Além de design, é necessário também realizar todas as configurações da loja como por exemplo: frete, de meios de pagamento, etc.

Existem diversas opções de lojas alugadas para você escolher, cada uma com suas vantagens e desvantagens, atendendo a diferentes situações específicas de cada empresa.

Com elas, é necessário pagar um plano mensal (algumas oferecem opção gratuita), em que cada plano oferece novas funcionalidades e diferentes limitações. Por exemplo, nos planos mais econômicos, é comum limitar o número de acessos mensais e a quantidade de produtos que sua empresa pode cadastrar. 

As principais plataformas alugadas para e-commerce são Loja Integrada, Tray Commerce e Nuvem Shop. Você até pode configurar sozinho, mas na hora de pensar quanto custa fazer um site de vendas, é melhor incluir ajuda profissional para não perder tempo nem fazer nada errado. Também, um profissional poderá auxiliar na melhor escolha entre todas as opções.

Além do investimento inicial, pense no retorno a médio e longo prazo que o seu e-commerce pode trazer para a marca. Dessa forma, é melhor começar com o pé direito para não ter que refazer o trabalho, o que demandaria mais custos, além da dor de cabeça…

 

Mas afinal, como criar um site de vendas?

Como você viu, o primeiro passo é escolher entre uma plataforma alugada e uma própria. Além do valor, você deve considerar as funcionalidades de cada uma. Qual vai atender melhor a sua marca e oferecer o que os clientes buscam?

Você pode criar seu site de vendas em uma plataforma alugada e contar com um custo menor para a criação da loja, assim como um tempo mais curto para o seu lançamento. Não esqueça que existem diversas opções, então, compare o custo-benefício entre elas, considerando suas funcionalidades. Para fazer a melhor escolha, conte sempre com uma empresa especialista em comércio eletrônico.

A outra opção é uma plataforma própria. Nessa, você tem total autonomia de incluir funcionalidades específicas ao seu negócio e criar um design 100% sob medida. Isso significa: sem limitações de acesso, cadastros nem mensalidades, apesar de exigir um investimento inicial maior. Nesse caso, você precisa de uma empresa profissional, com designer e programadores especialistas, para criar um bom site de vendas para sua empresa.

A recomendação é que, independentemente da modalidade escolhida, é melhor contar com uma empresa especialista para realizar as customizações necessárias. Como meios de pagamento, cálculo de frete, formas de entrega, entre outros. Além disso, o design de um e-commerce influencia muito na taxa de conversão, isto é: a efetivação de uma venda. Isso porque a personalização do layout entrega exatamente o que o usuário quer. Ele mostra “credibilidade” e “o caminho das pedras” até a finalização da compra.

Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, mande uma mensagem pelo WhatsApp  ou se desejar, solicite um orçamento aqui em nosso site. A KBR TEC tem mais de 20 anos de experiência, com mais de 200 lojas virtuais criadas em diversas plataformas. Com certeza, podemos te ajudar a criar o site de vendas que você deseja!