Hoje em dia, tornou-se muito fácil ter um negócio próprio por meio de uma loja virtual, algo que antes era visto como quase impossível.
Por meio do ecommerce, com a evolução da internet e da tecnologia, muitas oportunidades abriram-se para que as pessoas possam ter suas empresas próprias.
Quem sempre sonhou em ter uma loja, portanto, agora pode abrir a sua na internet, com menos custos e menos burocracia, de forma mais simples.
Entretanto, algumas pessoas acreditam que é muito difícil criar uma loja virtual, então é importante demonstrar, por meio dos passos principais, como isso é possível.
Dessa forma, esse artigo tem, justamente, o intuito de ser um guia completo de como criar sua loja no formato virtual para vender pela internet.
Acompanhe o texto até o final para saber tudo sobre o assunto!
Guia completo para criar sua loja virtual e vender pela internet
Defina o seu nicho de mercado
Antes de qualquer coisa, a primeira etapa para criar sua loja virtual e vender pela internet é definir o nicho de mercado com o qual irá trabalhar.
Há vários nichos que possuem uma grande demanda e pouca oferta de empresas, virtuais ou físicas, o que significa uma grande oportunidade de negócio.
Assim, é preciso que você encontre um nicho que possua uma demanda que permita à sua loja crescer dentro dele, bem como tenha relação com algo que lhe interesse.
Alguns nichos de mercado para criar um comércio eletrônico são:
- Infoprodutos (dentro de nicho, ainda há vários sub nichos, como produtos digitais sobre saúde, sobre finanças, sobre concursos, etc.)
- Roupas/moda (com toda a certeza, esse é um dos nichos de mercado com constante demanda, sem sazionalidade)
- Produtos de higiene biodegradáveis
A partir do momento em que você escolhe seu nicho de mercado, também define seu público-alvo, o que permite que seja possível criar as estratégias certas para alcança-lo com eficácia.
Escolha uma plataforma para sua loja virtual
O próximo passo para a criação da sua loja virtual, após a escolha do nicho de mercado (e consequentemente do público-alvo), é escolher uma plataforma ideal.
Existem plataformas que são específicas de ecommerce, bem como aquelas voltadas para o desenvolvimento de sites.
As plataformas de comércio eletrônico com toda a certeza, são aquelas mais indicadas, visto que são próprias para tal, possuindo:
- Mensalidades com preços bastante acessíveis
- Integração com diferentes ferramentas de marketing
- Integração com diferentes ferramentas de integração
- Parte técnica pronta para uso
- Parte operacional pronta para uso
Entre as principais plataformas desse tipo estão:
Além disso, você irá precisar criar um domínio próprio pago, que irá dar à sua loja virtual um mais profissional e mais credibilidade.
Para registrar um domínio, que nada mais é do que o endereço do seu site, com o nome da loja incluso, custa em torno de R$ 50,00 a R$ 60,00 por ano.
Planejamento financeiro e meios de pagamento
Para ter sucesso, você precisa começar já com um planejamento financeiro bem feito, de modo que venha a evitar possíveis prejuízos futuramente.
Dentro desse planejamento, é necessário levar em consideração fatores como o preço da plataforma, os custos com frete de entrega, os custos com marketing da sua loja, os custos com o preço dos produtos (fabricados ou adquiridos).
Enfim, tudo isso precisa estar “na ponta do lápis” para permitir que você nunca sofra com possíveis prejuízos, visando sempre lucrar e vender mais.
Outro ponto interessante é os meios de pagamento que você irá oferecer aos seus clientes, pois um número maior de oportunidades permite mais chances de vendas.
Com certeza, o pagamento online por meio de cartões de crédito e débito não pode faltar na sua loja virtual, mas é possível oferecer outras opções, como o pagamento por boleto.
Colocando fotos e descrições dos produtos
Antes de iniciar as vendas na sua ecommerce, é preciso colocar na sua “vitrine” os produtos que serão vendidos, e isso deve ser feito por meio de fotos e descrições.
Além de fotos nítidas, você deve atentar-se também às descrições dos produtos, pois fazem toda a diferença no momento da escolha do cliente.
A descrição deve falar sobre o produto, sua origem, as medidas que possuem, suas funcionalidades principais, informações que façam o potencial cliente se interessar por eles.
Utilize-se de estratégias de marketing digital
O último ponto para criar sua loja virtual com sucesso é utilizar-se das estratégias de marketing digital para divulgar seu negócio na internet.
O uso de estratégias que promovam tráfego orgânico, como o SEO e o marketing de conteúdo, é extremamente importante para proporcionar relevância e autoridade ao seu negócio.
Fora isso, você também deve fazer uso de estratégias de tráfego pago, como os links patrocinados do Google e nas redes sociais.
Para quem está começando, esses anúncios pagos são capazes de proporcionar uma otimização e maior atração do seu público-alvo, visto que são mais direcionados, aumentando suas chances de vendas.
Conclusão
Como você viu, é de suma importância, nos dias atuais, saber que o comércio eletrônico é uma das melhores formas de ganhar dinheiro online.
Neste texto, você pôde ver como criar uma loja virtual de forma prática e simples, seguindo passos importantes.
Para ter ainda mais sucesso, procure por uma empresa de criação de sites, como a KBR TEC, que poderá lhe auxiliar com tudo dentro do marketing digital.
Gostou do artigo de hoje sobre o guia completo para criar uma loja virtual e vender mais na internet?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.