O marketing omnichannel é um assunto cada vez mais presente entre marcas dedicadas a crescer. Sabemos que a tecnologia muda tudo o tempo todo e isso inclui as estratégias de venda utilizadas por empresas de qualquer segmento, seja ofertando produtos ou serviços. Assim, o omnichannel é mais uma novidade que tem ganhado espaço devido à sua eficácia em, principalmente, melhorar resultados de vendas e fidelizar clientes oferecendo excelente experiência na jornada de compra. 

Então, se você quer ficar por dentro de todas as vantagens e, claro, descobrir o que é marketing omnichannel e seus significado na prática, continue a leitura!

 

Marketing Omnichannel: o que é?

Omnichannel significado: omni, “tudo” em latim, + channel, “canal” em inglês. O que pode ser traduzido como ‘todos os canais”.

Basicamente, omnichannel é a integração simultânea de diversos meios de comunicação entre marca e cliente. O mais importante é entender que essa integração é de todos os canais entre si, não apenas entre um canal de cada vez e o cliente.

A verdade é que esse formato é tão eficiente em melhorar os resultados que se tornou conhecido como “marketing omnichannel”, mas ele vai muito além de uma estratégia. É um modelo de gestão, uma identidade da marca. É uma ferramenta clara pela qual a marca pode demonstrar que, realmente, quer atender a todas as necessidades dos clientes. 

Na prática, o omnichannel vem para integrar todos os canais de uma marca e oferecê-los aos clientes de maneira ininterrupta, isso é, o cliente pode alternar entre uma canal e outro sem precisar voltar ao início da sua jornada de compra. 

Para deixar claro, quando falamos de canal, falamos sobre:

 

Omnichannel na prática

Agora que você já entendeu o que é marketing omnichannel, provavelmente, precisa de exemplos práticos para ver que pode (e deve!) levar essa estratégia para a sua empresa. 

Quando pensamos em empresas que vendem produtos, independentemente do segmento, devemos visualizar a jornada do cliente até o último passo: finalizar a compra. 

Nesse cenário, o cliente pode pesquisar um produto no site da marca enquanto usa seu computador, em casa. No dia seguinte, decide continuar olhando o produto: modelos, valor do frete, tempo de entrega. No fim, ele decide que não quer esperar o tempo de entrega, então, vai até a loja, compra o produto e já leva para casa na mesma hora. 

Um cenário “ao contrário” seria o cliente ir à loja física e não encontrar o produto. Assim, o funcionário pode realizar o pedido online para que o cliente receba em casa ou retire na loja.  

Perceba que em ambos os cenários, tudo está conectado e, o mais importante: a venda online não disputa com a venda física, pois está tudo integrado. Além de muito mais facilidade para o cliente, resultando em uma ótima experiência com a marca, os exemplos mostram que a marca acompanhou o cliente em toda sua jornada. Na prática, isso significa dados importantes para criar estratégias de marketing e otimizar as vendas, alimentando o CRM da empresa. Por exemplo, sem integração, a marca entenderia que o cliente visualizou seu produto no site, mas não finalizou a compra, o que não é verdade.

Essa jornada de compra não linear é cada vez mais comum atualmente. Assim, marcas que não se adaptam, acabam perdendo clientes. Enquanto aquelas que contam com omnichannel, conseguem fidelizar clientes. Afinal, experiência boa é motivo para comprar de novo! 

 

Omnichannel para marcas de serviços

Diferente do que a maioria pensa, o omnichannel não é apenas para marcas que vendem produtos e conseguem integrar compra online e física. Empresas que oferecem serviço também podem oferecer muito mais facilidade com o omnichannel.

Por exemplo, o cliente que consegue fazer a reserva pelo site do restaurante, escolhendo a mesa com uma experiência de tour virtual. Mais que isso, consegue ver o menu e adiantar seu pedido. Assim, ele chega ao restaurante e não precisa enfrentar filas nem esperar pela preparação do pedido. Nesse sentido, o restaurante também pode oferecer descontos, desenvolver um programa de pontos e integrar o consumo presencial com o delivery.

Não apenas restaurantes, mas salões de beleza, clínicas de saúde e outros segmentos também conseguem utilizar o omnichannel como um grande diferencial, oferecendo diversas vantagens e muita facilidade para seus clientes.

 

Por que investir em marketing omnichannel?

Como você viu até aqui, as vantagens do omnichannel são muitas. Mas separamos os 5 principais motivos que farão você colocar o marketing omnichannel como o próximo objetivo da sua empresa. 

  1. Melhorar a experiência do cliente e, com isso, fidelizar o público;
  2. Aumentar o reconhecimento de marca e expandir seu alcance para muito além das lojas físicas;
  3. Facilitar a ação de compra do cliente e, consequentemente, fazê-lo comprar mais por isso. Afinal, quanto mais fácil é uma ação, menor é a tendência de procrastiná-la;
  4. Aumentar e tornar a coleta de dados mais completa, o que influencia no desenvolvimento de estratégias mais assertivas e personalizadas;
  5. Ampliar o potencial das campanhas de marketing, uma vez que a marca oferece mais possibilidades e vantagens para os clientes.

Segundo pesquisa realizada pela PWC, em 2020, o número de empresas que investem no marketing omnichannel é de 80%. O salto é enorme comparado à pesquisa realizada em 2012, quando apenas 20% das empresas ofereciam essa experiência para os seus clientes.

 

Comece agora

Depois de entender o que é o famoso marketing omnichannel, é nítida a sua importância para as empresas que querem continuar ativas no mercado. Por isso, o próximo passo é  pôr em prática a experiência omnichannel. 

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