A taxa de conversão pode variar conforme o objetivo da empresa, no entanto, o mais comum é considerar as vendas como a conversão mais importante, seja de produtos ou serviços. Mas como é possível medir essa taxa, considerando as conversões a partir do seu site e, principalmente, como otimizar a taxa de conversão quando está baixa?

De modo geral, as mudanças são aplicadas na estrutura do site, design e conteúdo das páginas (texto, vídeo e imagens). Para saber mais detalhes dessa mudança e como aplicá-las, continue a leitura.

 

Como medir a taxa de conversão?

O primeiro passo antes de saber como otimizar a taxa de conversão é saber medir essa taxa. Afinal, você pode considerar que o número de vendas está baixo, mas isso não significa uma taxa de conversão ruim se o número de usuários no seu site também for baixo. Nesse caso, é importante levar seu site ao conhecimento de um público maior e, ao mesmo tempo, melhorar os gatilhos de conversão nas páginas.

No entanto, pode ocorrer do seu site ter um número expressivo de visitantes e, de fato, apresentar uma baixa conversão. Assim, é necessário avaliar onde está o gargalo dessa jornada de compra. Ou seja, em que momento o usuário desiste de fechar negócio.

Mas voltando à como medir a taxa de conversão, a equação é a seguinte:

taxa de conversão = número de conversões / número de total de usuários x 100

Alguns exemplos de conversão que você pode considerar, além de uma venda:

  • tráfego;
  • geração de leads;
  • leitura completa de um artigo;
  • venda de uma determinada categoria de produtos.

A conversão significa dizer que um usuário realizou uma ação planejada, exatamente aquela que está no CTA. Ou seja, existem diversas possibilidades de CTA: “entre em contato”, “baixe o e-book”, “cadastre-se”, “responda a pesquisa”, entre outros.

 

Como otimizar a taxa de conversão do seu site?

Agora que você já sabe o que pode ser considerado uma conversão e como medi-la, é importante fazer uma breve avaliação para identificar possíveis motivos de ela estar baixa. Por exemplo:

  • Seu site não é responsivo: hoje, o celular é o principal aparelho utilizado para acessar sites e e-commerce. Não ter um site responsivo significa oferecer uma experiência ruim para a maioria dos usuários;
  • CTA não é convincente: seja pelo design ou por não mostrar o objetivo claramente.
  • Conteúdo confuso: o usuário acessa o site da empresa, mas não tem certeza do que e como a empresa oferece. Isso pode significar diversos pontos, desde um texto confuso para explicar seus serviços até falta de clareza em apresentar o valor do frete e opções de transportes para a entrega, em caso de e-commerce.
  • Processo travado: muitas técnicas de conversão são usadas de forma errada e acabam interrompendo o processo de compra, como: pop ups, banners, formulários, e chatbots. 
  • Layout ruim: podemos considerar “ruim” um layout que não é pensado para melhorar a experiência do usuário. Assim, o visitante perde tempo procurando informações que deveriam estar acessíveis e claras.

Agora que você sabe os principais pontos para avaliar, vamos às dicas práticas de como otimizar a taxa de conversão do seu site. 

Descubra Como Otimizar a Taxa de Conversão do Seu Site

 

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de fazer qualquer alteração no seu site, é fundamental entender quem é o seu público-alvo e quais são suas necessidades, ou seja, pelo que ele procura, o que ele deseja. Para isso, faça pesquisas, analise dados e crie personas para identificar as características e comportamentos dos visitantes do seu site. Essas informações são fundamentais para guiar suas decisões de otimização.

 

2. Destaque os CTAs

Faça CTAs com objetivos claros e design chamativo em todas as páginas relevantes do seu site. Utilize textos persuasivos e cores contrastantes para atrair a atenção dos visitantes.

Além disso, os CTAs precisam estar alinhados aos objetivos do usuário, incentivando-os a tomar a ação desejada, bem como ser coerente com o conteúdo da página.

 

3. Simplifique o processo de conversão

Facilite ao máximo o processo de conversão para os visitantes, por exemplo:

  • Evite formulários extensos ou complexos;
  • Priorize informações essenciais;
  • Considere fazer conversões por etapas para coletar dados básicos antes de aprofundar o relacionamento. Mas tome cuidado com isso, por exemplo: não é inteligente pedir para o usuário se cadastrar para só então informar o valor do frete e as opções de transportadora. Do mesmo modo, não é inteligente ocultar detalhes dos seus serviços e partir direto para um CTA “entre em contato” para que o cliente possa entender como funciona.

 

4. Utilize provas sociais

Depoimentos de clientes satisfeitos e outras provas sociais podem aumentar a confiança dos visitantes na sua marca. Mostre histórias de sucesso, avaliações positivas e estatísticas relevantes para validar a qualidade e eficácia do que você oferece.

 

5. Faça testes A/B

Testes A/B são fundamentais para descobrir quais elementos e abordagens funcionam melhor para sua audiência. Realize testes com diferentes versões de páginas, CTAs, títulos, cores e outros elementos para entender o que gera melhores resultados. A análise dos dados ajudará você a tomar decisões baseadas em evidências e não em “achismos”.

 

6. Otimize a velocidade do site

Um site lento pode resultar em altas taxas de rejeição e diminuir a conversão. Certifique-se de que seu site carrega rapidamente em todos os dispositivos. Comprima imagens, reduza o tamanho de arquivos e utilize técnicas de cache para melhorar o desempenho.

 

7. Ofereça garantias e políticas transparentes

Aumente a confiança dos visitantes oferecendo garantias, como políticas de devolução ou reembolso. Além disso, deixe claro como você lida com questões relacionadas à privacidade e segurança das informações conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP).

 

Como otimizar a taxa de conversão da sua empresa com a KBR TEC?

A taxa de conversão pode variar conforme o objetivo da empresa, mas na KBR TEC, você encontra soluções personalizadas! Contamos com um time experiente e somamos mais de 20 anos de história.

Entre em contato com a gente enviando uma mensagem pelo WhatsApp ou aqui no site.