Influencer digital, ou influenciador digital, é uma pessoa com destaque nas redes sociais, possuindo um grande número de seguidores e uma boa taxa de engajamento em suas publicações. Desse modo, ele se torna um canal de publicidade para as marcas. Mas será que a sua marca precisa mesmo contratar um influencer para divulgar seus serviços ou produtos? 

Sem dúvida, é possível obter excelentes resultados, no entanto, há muitos pontos que você precisa analisar antes de investir nessa estratégia. Por isso, trazemos no texto de hoje tudo o que você precisa saber antes de contratar um influencer. Continue a leitura e confira.

 

Influencer: o que é?

Antes de mais nada, é importante saber o que é essa profissão e o que esperar do profissional da área antes de contratá-lo.

Digital influencer é alguém com uma presença marcante nas redes sociais, eles são uma chave importante no Marketing de Influência. Por isso, muitas marcas estão investindo nesses profissionais para divulgação.

A divulgação feita por um influencer é baseada, principalmente, na confiança que os seguidores têm nele. Essa confiança é adquirida ao longo do tempo, conforme o influencer se torna uma autoridade no seu nicho. Assim, a recomendação de um influenciador pode trazer um público maior e mais qualificado em relação a posts patrocinados, por exemplo.

Isso porque as pessoas querem ouvir opiniões antes de finalizar uma compra, e a relação com o influencer pode fazer com que essas pessoas experimentem os produtos que o influencer indica.

Um ponto importante é entender que existem influenciadores de diferentes categorias. Ou seja, um influenciador com 1.000 seguidores pode ser uma opção melhor do que aqueles com 1.000.000 de seguidores. É preciso avaliar o público e o objetivo da marca, bem como o orçamento disponível, para encontrar o influencer certo.

 

Digital influencer: pontos positivos X pontos negativos

Existem vários pontos positivos e negativos que uma marca deve considerar antes de contratar um influenciador digital. Separamos os principais abaixo, confira! 

Pontos positivos

  • Aumento da visibilidade da marca: um influenciador digital pode ajudar a aumentar a visibilidade da marca, atingindo um público-alvo mais amplo e direcionado.
  • Conexão com um público qualificado: o influenciador pode ajudar as marcas a se conectarem com um público específico. Além disso, é também um público já conhecido.
  • Comunicação assertiva: os influenciadores digitais muitas vezes são vistos como autênticos e confiáveis. Eles já têm uma comunicação própria com o seu público, o que pode ajudar a tornar os produtos/serviços da marca mais acessíveis.
  • Acesso ao conteúdo do influencer: trabalhando com influenciadores digitais, uma marca pode receber conteúdo gerado pelo usuário que pode ser usado em sua própria campanha de marketing.

 

Pontos negativos

  • Confiabilidade: é preciso ter cuidado na hora de escolher o influencer. Alguns já são conhecidos por promover produtos/serviços apenas para ganhar dinheiro.
  • Relevância: entender a relevância do público do influenciador para a marca é fundamental para ter um bom retorno. No entanto, não é possível garantir nenhum resultado.
  • Custos: trabalhar com um influenciador digital pode ser caro, especialmente se a marca deseja trabalhar com um influenciador muito conhecido.
  • Riscos de imagem: se o influenciador digital se envolver em um escândalo ou em algum comportamento controverso, isso pode afetar a imagem da marca.

 

Como escolher o melhor influencer para a sua marca

  • Pesquise o mercado e a concorrência: esse é um passo importante antes de pôr em prática qualquer estratégia. Pesquisando sobre o nicho e a concorrência, você entende melhor o seu público e encontra os influenciadores relacionados a ele. Além disso, também já pode ver como os concorrentes atuam, reunindo informações sobre estratégias, conteúdo, campanhas e resultados.
  • Analise o público do influencer: obter o máximo de informações sobre o influencer é fundamental antes de fechar negócio, principalmente entender o seu público. Além de analisar o público-alvo, também é importante conferir a autenticidade do público. Isso porque muitos influenciadores podem comprar seguidores e ter seguidores fora do seu público, o que influenciaria negativamente o resultado da parceria.
  • Invista em colaborações de longo prazo: é importante construir uma relação com o influenciador, assim, não é necessário buscar por um novo a cada campanha. Além disso, essa “fidelidade” também pode ser positiva para a marca, pois proporciona credibilidade. No entanto, isso não significa que a marca tenha que trabalhar apenas com um influenciador, é possível construir esse relacionamento com vários. Tudo depende de analisar e experimentar, pois não existe uma receita unânime.

 

Outras estratégias que você pode investir para sua marca ter sucesso nas redes sociais

É verdade que o influenciador digital pode trazer bons resultados para a sua marca, mas não espere milagre desse profissional, afinal, nem seria justo. Se a marca não está obtendo os resultados esperados, é importante entender quais são os pontos falhos no gerenciamento das mídias sociais, melhorá-los e, então, investir no influencer como uma estratégia que complementa as demais estratégias de marketing digital, não como algo que irá salvar os resultados da marca. Por isso, é também importante alinhar os objetivos antes da contratação. 

Considerando isso, separamos alguns pontos que você pode analisar e ajustar para melhorar a presença da sua marca no mundo digital. 

 

Gestão de Redes Sociais com a KBR TEC

Como viu, ter sucesso nas redes sociais vai muito além de contratar um influencer digital. É necessário manter a casa organizada com conteúdo de qualidade para receber o público que o influencer poderia trazer. Além disso, antes de contratar um influencer, existem diversos outros recursos e estratégias que podem trazer excelentes resultados com um orçamento mais viável para a marca.

No entanto, para descobrir os melhores caminhos que levarão sua marca ao sucesso, é necessário contar com um time experiente. Para isso, conheça a KBR TEC. Somamos 20 anos de experiência promovendo soluções de marketing digital e desenvolvendo sites e lojas virtuais para diversos nichos do mercado. Entre em contato e saiba mais!

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