A maioria das empresas estão tão focadas em vender seus produtos e serviços, que negligenciam a construção da credibilidade da sua marca, o chamado “branding”. Indiretamente e a longo prazo, essas empresas não têm ideia de quantas vendas acabam perdendo por isso. E uma das ferramentas para investir em branding é super acessível atualmente: a produção de conteúdo ou o chamado Marketing de Conteúdo. E para saber como unir marketing e branding com a produção de conteúdo, continue a leitura e confira.
Marketing e branding: o que são e quais as diferenças
Antes de saber como a produção de conteúdo pode ajudar a marca a vender, é necessário entender o que é marketing e o que é branding.
Marketing são ações que têm como objetivo promover produtos e serviços, atraindo e conquistando consumidores.
Já o Branding é o valor e credibilidade que uma marca possui, que vão além dos produtos e serviços ofertados. O primeiro passo para investir em ações de branding é construir uma marca completa. Por isso, é importante, antes de mais nada, definir:
- Objetivos, valores, visão;
- Identidade, como nome, design (logotipo, cores, tipografia etc) e tom de voz para comunicação;
- Declaração e posicionamentos.
De modo geral, podemos correlacionar marketing e branding dizendo que o marketing atrai o consumidor pela primeira vez, enquanto o branding o mantém próximo.
Já podemos colocar como principal diferença entre marketing e branding o fato de que o marketing é momentâneo, mas as estratégias de branding têm como objetivo durar para sempre e permanecerem na mente dos consumidores.
Agora que você já entendeu as principais definições de marketing e branding, é hora de saber o que a produção de conteúdo tem a ver com tudo isso.
O que é produção de conteúdo?
Como dito no início do texto, muitas empresas focam apenas em vender seus produtos e serviços e perderam a mudança que ocorreu na percepção dos consumidores na relação entre marca e cliente. Atualmente, se atentar para os princípios e história da marca é indispensável, pois influencia na decisão de compra do consumidor.
Além disso, consumidores também se interessam por marcas que entregam valor e esse valor pode ser ofertado por meio da produção de conteúdo. Afinal, qual valor maior que conhecimento?
Essa estratégia específica é o que chamamos de Marketing de Conteúdo. Com ela, os profissionais se preocupam não apenas em compartilhar informações, mas também entender a jornada de compra do cliente e oferecer exatamente a informação que ele precisa, quando ele precisa. Essa estratégia também alimenta o relacionamento e, a longo prazo, contribui para as vendas.
Afinal, como a produção de conteúdo pode ajudar a sua marca?
Até aqui, você já sabe o que é produção de conteúdo, marketing e branding. Chegou a hora de entender como esses três se relacionam em uma estratégia cujo objetivo é ajudar a marca.
As redes sociais e, antes disso, os blogs, mudaram a relação entre marca e clientes. E desde o surgimento de cada uma dessas plataformas, ainda ocorreram outras mudanças. Assim, chegamos ao cenário atual: os consumidores não buscam apenas ofertas, mas esperam que a marca ofereça insumos suficientes para que haja um relacionamento duradouro entre ambos.
Mesmo assim, muitas empresas ainda estão paradas no tempo e utilizam suas plataformas digitais apenas como meio de anunciar promoções, produtos e serviços. Dessa forma, o branding não está sendo feito. Resultado: mesmo que essas publicações convertam algumas vendas, sequer o nome da empresa pode ter ficado marcado para o consumidor.
A partir disso, surgem preocupações em relação às métricas das redes sociais, como números de seguidores, número de curtidas, e em relação aos resultados que o site está trazendo, como quantidade de acessos, número de contatos etc.
No entanto, é necessário virar uma chavinha: entender que é preciso entregar valor para os usuários que seguem o perfil da sua empresa, para os usuários que visitam seu site. Sem entender isso, surge a obsessão por métricas e, quando os resultados não surgem rapidamente, abandona-se a produção de conteúdo.
Marketing e Branding associados à produção de conteúdo
Como você viu, o principal objetivo da produção de conteúdo é entregar valor aos usuários. Mas não são apenas os usuários que se beneficiam de informações compartilhadas. A partir do momento que o usuário recebe uma informação que o ajuda, a marca que forneceu essa informação fica registrada na memória desse usuário.
Sabendo que essa marca é confiável e está sempre compartilhando boas dicas, o usuário passa a seguir e acompanhar a marca nas redes sociais e no blog. Talvez, esse usuário ainda não tenha precisado de um serviço ou produto dessa marca, mas não tenha dúvida de que quando isso acontecer, essa marca será a primeira a surgir na mente desse usuário.
Além disso, a produção de conteúdo também funciona como um tipo de portfólio: novos usuários ao entrarem no blog ou redes sociais da empresa, conseguem compreender melhor o posicionamento e a identidade da marca, nesse momento, ele já percebe se houve ou não identificação.
Por isso, muito mais que anunciar ofertas e promoções, a produção de conteúdo é uma estratégia de branding porque:
- compartilha informações relevantes;
- cultiva o relacionamento com os usuários, que podem vir a se tornar clientes, e também com aqueles que já são clientes, aumentando as chances de eles comprarem novamente;
- mantém o lead aquecido;
- cria autoridade para a marca, associando conhecimento de valor ao nome da marca;
- mantém um “portfólio” atualizado da empresa, como uma vitrine. Assim, usuários que acabaram de conhecer a marca terão um acervo para entendê-la.
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