Você tem um e-commerce e quer aparecer nas buscas dos usuários que procuram por promoções na Black Friday? A estratégia SEO pode te ajudar e muito nesse objetivo. A boa notícia é que ainda dá tempo de colocar algumas dicas em prática ainda este ano e aproveitar a data mais importante para o comércio. Para isso, continue a leitura e confira nossa seleção especial de Black Friday: estratégia SEO para potencializar o SEO do seu e-commerce.

 

Black Friday: estratégia SEO

Antes de mais nada, é necessário entender o que é e qual a importância do SEO como uma das estratégias para Black Friday.

Muitos consumidores esperam pelo mês de novembro para comprar determinados produtos, ou mesmo reservam um orçamento para aproveitar as melhores promoções ofertadas durante a Black Friday. Isso implica que diversas pessoas realizam buscas no Google a fim de encontrar esses produtos e comparar valores e condições para encontrar o melhor e-commerce para realizar sua compra.

Com isso em mente, a conclusão é uma só: seu e-commerce precisa aparecer como resultado dessas buscas!

É justamente isso que o SEO pode fazer por você na Black Friday. A estratégia é colocar as dicas que separamos em prática quanto antes.

Se precisar de ajuda, entre em contato com o nosso time para uma consultoria e a otimização SEO do seu e-commerce.

 

1 – Utilize palavras-chave relacionadas a Black Friday em todo o site

A primeira dica é também a mais simples: incluir palavras-chave relacionadas à Black Friday em todo o site. Isso significa alterar meta tag, meta descrição.

Uma forma de otimizar as URLs é criando uma categoria específica para a data e isso pode ser feito para cada categoria de produto. Por exemplo: black-fiday/celular, black-fiday/notebook, etc.

Para isso, você pode verificar as palavras-chave em sites como: Ubersuggest, Moz e SEMrush. São termos como:

  • Black Friday;
  • Black Friday + ano;
  • Black Friday Ofertas;
  • Black Friday Promoções.

Além dessas, encontre palavras-chave que também se relacionem com os produtos que você vende no seu e-commerce.

Uma vez selecionadas, basta incluí-las no site. Para isso, você pode usar o plugin Yoast SEO.

 

2 – Personalize a otimização dos produtos mais vendidos

Para potencializar a otimização na Black Friday, a estratégia é escolher os produtos mais vendidos do e-commerce e usar também palavras-chave não relacionadas a Black Friday. Isso porque o SEO deve ser aprofundado nesses produtos. Faça o mesmo considerando categorias.

Para identificar quais são esses produtos, você pode checar o Google analytics. Além disso, verifique se por outros canais os resultados são os mesmo, pois caso sejam outros produtos, eles também podem ser trabalhados no SEO.

 

3 – Crie uma landing page com as melhores ofertas do seu e-commerce

Uma dica de ouro que os maiores nomes do e-commerce já utilizam é fazer uma Landing Page especial para a Black Friday. Use sua marca + Black Friday e lembre-se de colocar /black-friday na URL.

Nela, você pode reunir as melhores promoções e concentrar diferentes categorias de produtos. Também é ótima para incluir diversos links para o seu e-commerce.

A dica para essa Landing Page é não incluir o ano na URL, assim, é possível utilizá-la nos próximos anos apenas atualizando o conteúdo. E, claro, tenha cuidado para não perder esse domínio, pois isso ainda ajudará o SEO cada vez mais, uma vez que vai acumulando autoridade.

A Magazine Luiza utilizou essa estratégia e você pode se inspirar nela: https://especiais.magazineluiza.com.br/black-friday/

Outra vantagem da Landing Page é que ela pode ajudar você a reduzir custos do Google Ads, especialmente nessa data, em que os preços dos lances costumam aumentar.

 

4 – Utilize palavras-chave relacionadas aos fornecedores

Mais uma categoria de palavras-chave para utilizar com os termos da Black Friday são nomes de fornecedores. Se seu e-commerce vende grandes marcas, vale a pena otimizar utilizando, por exemplo, “Black Friday Samsung” e não apenas “Celulares na Black Friday”.

 

5 – Crie conteúdos com produtos selecionados para a Black Friday

Por último, mas não menos importante, é combinar a estratégia SEO com o Marketing de Conteúdo. Ou seja, criar conteúdos no e-commerce voltados para a Black Friday. Essa é uma ação excelente por dois motivos principais:

  • Primeiro, você entrega informação de alto valor para o usuário, o que já estimula o relacionamento entre ele e a sua marca;
  • Segundo que com esses conteúdos é possível trabalhar com muito mais palavras-chave relacionando Black Friday a diversos produtos do seu e-commerce.

Para isso, o ideal é que seu e-commerce tenha uma página de blog. O blog, inclusive, pode e deve ser alimentado durante todo o ano, assim como as demais estratégias SEO.

Assim, além de criar esses conteúdos ricos para o blog, você pode compartilhá-los por outros canais, como e-mail marketing e mídias sociais.

Entenda que com essa estratégia sua marca estará alcançando consumidores em diferentes etapas do funil de vendas. Aquelas que já estão no fim do funil, prontos para comprar porque estão aguardando o melhor momento para comprar determinado produto. Também, aqueles que ainda não decidiram qual marca ou modelo levar para casa e, por isso, estão no meio do funil.

O portal Tudo Celular fez um conteúdo que pode te inspirar a criar para o seu e-commerce, confira: https://www.tudocelular.com/motorola/noticias/n197785/black-friday-melhor-celular-intermediario-comprar.html

 

A melhor estratégia é ter SEO o ano todo

Agora que você já correu para aplicar SEO para a Black Friday deste ano, que tal contar com essa estratégia o ano todo?

O SEO é essencial para e-commerce, trazendo diversas vantagens para a marca como resultados duradouros. Por isso, a melhor estratégia é que seu e-commerce esteja otimizado o ano todo, não apenas em um único mês.

Para isso, conte com os profissionais da KBR TEC. Aqui, você pode ter uma plataforma otimizada e com desempenho técnico de acordo com as exigências do Google. Além disso, conte com excelentes conteúdos para o seu blog e potencialize a otimização. É tudo que seu e-commerce precisa para ranquear! Entre em contato e tire suas dúvidas. Mande uma mensagem no WhatsApp ou aqui pelo site.