Na busca pelo crescimento de seu negócio, entender o que é e como funciona o marketing para pequenas empresas se mostra algo essencial.

Afinal de contas, hoje vivemos em uma era cada vez mais digitalizada e informatizada. Tudo isso, com ajuda dos avanços tecnológicos e da expansão mundial da internet.

Logo, o marketing surge com uma nova roupagem, focado principalmente nas estratégias em meio digital que é onde mais se atrai o público hoje.

Consumidores diariamente fazem suas pesquisas online, a fim de encontrar soluções. Do mesmo modo que, muitas vezes utilizam o mesmo ambiente para realizar compras.

Portanto, é fundamental estar presente nesse meio virtual, mas será que você sabe como?

 

O Marketing Para Pequenas Empresas

 

Apesar de ser um conceito já bastante antigo, falado e conhecido, o marketing para pequenas empresas vem cada dia mais se expandindo.

Se antigamente para ganhar visibilidade era preciso investir em peso nas estratégias de divulgação. Hoje, qualquer pequena empresa consegue se destacar com auxílio da internet.

Claro que para isso acontecer, sua empresa precisa oferecer um bom serviço ou produto, atendimento de qualidade e, diferencial de mercado.

Pois hoje vemos um público consumidor cada vez mais exigente. Ninguém quer levar mais do mesmo e está sempre em busca de soluções inovadoras para seus/suas:

  • Problemas;
  • Desejos;
  • Necessidades;
  • Dúvidas;

Nos dias atuais vemos diversas ferramentas que auxiliam você a se conectar com o público-alvo, quebrando ainda barreiras geográficas.

Desde que aquilo que você vende não possa ser limitado por elas. Sendo assim, você consegue mesmo com baixos investimentos aumentar e potencializar o crescimento do negócio.

Frente a isso, a dúvida que mais recebemos é sobre como colocar em prática. A seguir irei dar dicas sobre.

 

Dicas Essenciais De Marketing Para Pequenas Empresas

 

Para você que busca dicas sobre como alavancar o crescimento da sua empresa através do marketing, confira as dicas abaixo.

 

1. Planejamento de marketing:

Nada de mais importante no marketing para pequenas empresas que o planejamento sobre ações, estratégias e, resultados desejados.

Se você está iniciando nesse meio, o ideal é buscar se informar e aprender mais sobre. Com isso em mente, você deve criar uma plano que se adeque ao seu público.

Ou seja, que cubra todos os aspectos que ele deseja alcançar e alinhar isso a características importantes como:

Lembre-se, no entanto, de que é importante traçar metas de curto, médio e longo prazo, pensando como um todo em seu negócio.

 

2. Crie um site e perfis profissionais:

Em segundo lugar, é muito importante começar a criar a sua identidade de marca no meio digital que é, hoje, uma dos mais importantes para atração do seu público.

Uma das formas de fazer isso é através da criação de um site profissional. Sendo aquele destinado para atendimento e divulgação dos:

  • Contatos;
  • Missão, visão e valores;
  • História – “Sobre nós”;
  • Entre outras informações.

Vinculado a ele, é importante investir ainda em um blog através do qual, as estratégias SEO do marketing de conteúdo serão veiculadas.

Para alcançar bons resultados, invista em uma hospedagem de site barata e de qualidade. Como a oferecida pela BQHost, uma empresa com experiência nesse serviço.

O que irá garantir a estabilidade da sua plataforma e ainda ter a seu lado, um site todo otimizado para uso do WordPress.

Já a segunda forma de estar presente nesse meio é através da criação de perfis profissionais nas redes sociais. Tal como, Facebook, Instagram, YouTube, etc.

Nelas você irá promover um engajamento mais “pessoal” com seu público, os mantendo sobre informados e conectados a sua marca.

 

3. Invista na publicidade paga:

É muito importante ainda que sua empresa também invista na atração direta. Ou seja, é aquela menos qualificada, mas que traz resultados rápidos.

Sua maior diferença do marketing de conteúdo é que este visa a criação de uma autoridade para se tornar referência a longo prazo.

Enquanto na atração direta, a ideia é conseguir atingir pessoas “de cara”. Mas por que é bom investir em ambos?

Sua empresa precisa de capital para reinvestir em crescimento e, dessa forma, é muito importante lucrar também no começo e não apenas quando o marketing de conteúdo gerar resultados.

Portanto, avalie dentro de seu planejamento e determine uma quantia para essas ações. De modo a alcançar seu público nas duas frentes!

 

4. Mensure seus resultados:

Por fim, quero dar uma dica essencial de marketing para pequenas empresas que irá fazer toda a diferença.

Acontece que toda tomada de decisões e escolha de ações devem ser pensadas estrategicamente. Então, analisar os resultados de suas campanhas e conteúdos é essencial.

Com isso, você consegue saber quando elas têm surtido o efeito desejado ou não, a fim de:

  • Aprimorar o que dá retorno;
  • Modificar o que não dá “frutos”.

Aqui a hospedagem de sites se mostra mais uma vez importante, já que uma plataforma com o Google Analytics integrado irá facilitar essa análise.

Gerando ainda relatórios completos sobre os impactos de cada estratégia. O que irá permitir também que sua empresa entenda melhor o público.

Para através disso criar testes e encontrar soluções mais assertivas na forma de comunicação, atração e retenção do consumidor.

 

Conclusão

 

Vimos então, ao longo deste artigo como aplicar o marketing para pequenas empresas em seu negócio e alavancar seu crescimento com:

  • Um bom plano de marketing com metas e objetivos sólidos;
  • Criação da identidade de marca através de site, blog e redes sociais;
  • Investimentos em publicidade paga para resultados a curto prazo;
  • A mensuração de resultados para trazer maior assertividade.

Mas, para alcançar tudo isso, é muito importante contar com uma empresa de hospedagem de site barata e de qualidade ao seu lado!

Como a BQHost que possui anos de experiência nesse mercado. Sempre oferecendo qualidade, rapidez e estabilidade em suas plataformas otimizadas para SEO e integradas com o Google Analytics.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre este assunto, deixe-a nos comentários para que possamos lhe ajudar.