O empreendedorismo tem crescido muito no Brasil nos últimos anos, principalmente por conta das altas taxas de desemprego.
Esses novos negócios entram em um mercado cada vez mais concorrido, o que exige muito jogo de cintura para crescer e conquistar um espaço.
Então, na esperança de atrair a atenção dos consumidores e aumentar suas vendas, as empresas começam a investir em marketing.
Com certeza, investir em marketing é fundamental, mas é preciso saber como fazer isso da melhor forma.
O erro de muitos gestores é acreditar que sua estratégia é mais do que suficiente para obter os resultados desejados.
Porém, isso é um engano, pois as coisas começam a dar errado e os resultados quase nunca aparecem.
Um dos primeiros sinais é o retorno sobre investimento, que demora a aparecer – e quando aparece não é o suficiente.
É neste momento que o gestor percebe que tem feito os investimentos errados e que, na verdade, eles se transformaram em gastos.
Esse desperdício de dinheiro sem retorno positivo é desanimador, mas, mesmo assim, não pode haver desistência, é necessário pensar em uma nova estratégia e começar de novo.
Por isso, neste artigo vamos mostrar os maiores erros que uma empresa comete em suas estratégias de marketing, bem como a necessidade de investimento nessa área.
Piores erros nas estratégias de marketing
Investir em marketing é indispensável para qualquer empresa, afinal, ele é a alma do negócio.
Quando bem praticado, traz resultados incríveis, mas quando mal executado, pode ser catastrófico. Por isso, é importante estar atento a erros, como:
1 – Não conhecer Inbound Marketing
O marketing é instável, o que significa que sempre existem mudanças e que o empreendedor deve acompanhá-las. Isso evita ficar parado no tempo, usando métodos que já estão ultrapassados.
Um dos principais erros é a concentração apenas nas estratégias outbound. É claro que a técnica traz resultados, por exemplo, ajudar a divulgar rapidamente uma confecção de biquíni de crochê com elástico.
Isso, porque o outbound trabalha com canais como TV, rádio, outdoor, telemarketing e dentre outras possibilidades.
Mesmo assim, é fundamental trabalhar as estratégias inbound, porque o meio digital é, hoje, o principal canal para veicular campanhas de marketing.
Ele atrai naturalmente os consumidores, sem ser invasivo, por meio da produção de conteúdo relevante.
Isso chama a atenção do cliente de maneira positiva, levando até ele soluções realmente necessárias.
2 – Não usar e-mail marketing
Usar e-mail marketing não significa enviar spam. O spam é só uma maneira bem desagradável de lotar a caixa de entrada do cliente, o que culmina num belo cancelamento de assinatura.
O gestor, assim como seus clientes, não quer ter sua caixa de entrada lotada de e-mails. Dessa maneira, o ideal é aproveitar o banco de dados para enviar conteúdos realmente relevantes para os clientes, de maneira personalizada.
3 – Não fazer um planejamento
O marketing, tanto on-line quanto off-line, resume-se em planejamento e foco. A falta dele faz com que os objetivos fiquem dispersos.
Um bom plano de marketing envolve metas, público-alvo, além da maneira como o projeto será desenvolvido.
Dessa forma, torna-se um planejamento contínuo, onde é necessário estabelecer estratégias que poderão ser cumpridas.
Portanto, também é necessário verificar, continuamente, o resultado das campanhas – evitando problemas futuros.
4 – Não mensurar o tráfego orgânico
De nada adianta planejar se não tiver uma ideia clara de quais são os resultados. Por exemplo, se uma empresa de sorvete gourmet faz uma campanha em uma rede social e emprega um CTA em seu blog, precisa saber de qual dos dois veio o melhor resultado.
Para isso, basta mensurar os acessos, pois o empreendedor que não faz essa avaliação, comete um dos maiores erros em marketing digital.
5 – Não investir no site
Os sites das empresas são seus principais portais, principalmente porque essas plataformas servem para que os clientes encontrem todas as informações que procuram, de maneira aprofundada.
Algumas empresas costumam focar apenas nas redes sociais e deixam o site da marca de lado.
Trata-se de um erro, pois o site também é considerado o principal meio de trabalho, já que é nele que os conteúdos de interesse dos consumidores são publicados.
6 – Não promover conteúdo
O site é muito importante, mas as redes sociais também são, afinal é por meio delas que as empresas, como uma de chaveiro para carros, promovem os conteúdos que publicam.
Mesmo assim, criar um perfil em cada rede social não é recomendável. O ideal é que a empresa esteja presente naquela ou naquelas em que houver uma concentração maior de pessoas do seu público-alvo.
Elas também são importantes, porque os consumidores costumam interagir por esses caminhos.
Sendo assim, é importante marcar presença para estabelecer um bom relacionamento com os clientes.
7 – Focar apenas na empresa
O cliente nunca está interessado em saber como uma empresa é maravilhosa e o quanto a história dela pode ser emocionante. A única coisa que realmente interessa para ele é ter seu problema resolvido.
Por isso, o ideal é focar também no produto, para mostrar que a necessidade dele será suprida. Um bom produto mostra que uma empresa é realmente boa no que faz.
8 – Não conhecer a persona
Para todas as organizações, como uma de venda de extintor, é importante saber quem são seus clientes em potencial.
Isso, porque esse conhecimento permite que a empresa trabalhe com aquilo que a persona procura.
Sendo assim, um dos piores erros seria não pesquisar o que os clientes esperam, bem como o perfil ideal dos consumidores. Como resultado, a empresa também tem uma baixa conversão em leads.
9 – Não entender a jornada do cliente
O marketing também aborda a jornada do cliente, portanto, esse fator não pode ser deixado de lado.
Se a empresa não entende em qual estágio está seu cliente, não consegue gerar um conteúdo que o atraia.
Essa jornada possui 3 estágios, sendo aquele momento em que o cliente descobre que tem um problema e quer saber mais sobre ele, conhecido como “awareness”.
Também há o cliente que já entendeu seu problema e está buscando detalhes sobre as soluções, fase conhecida como “consideration”.
Por fim, existe aquele cliente que já está decidido sobre comprar ou não, chamado de “decision”.
10 – Não investir em mecanismos de busca
Por fim, mas não menos importante, um dos erros mais comuns é não investir nos mecanismos de busca.
Existem aqueles posts de empresas que são tão lotados de tags que deixam o consumidor confuso. Isso mostra que ela não entende nada sobre SEO.
Por exemplo, ao usar as palavras-chave, ela não teve cuidado, o que acabou gerando uma linkagem nada natural ou útil para o visitante.
Para fazer um bom ranqueamento de seu blog, uma empresa de serviço de entrega encomenda deve focar no uso correto das palavras-chave, tornando-as sempre mais específicas.
Em vista desses erros que são frequentemente cometidos pelas empresas, é importante entender porque investir em marketing é necessário.
Por que investir em marketing?
Para qualquer ramo de atuação, não está nada fácil se destacar no mercado, por isso, investir em marketing é necessário desde restaurantes, até empresas de viagem de balão.
Um bom investimento em marketing traz vantagens, como:
- Aumento das vendas;
- Fortalecimento da marca;
- Fidelização dos clientes;
- Aumento da competitividade;
- Entre outros pontos.
Quando uma empresa aplica seu dinheiro em marketing, ela não está gastando dinheiro e nem perdendo tempo, muito pelo contrário.
Com o tempo, ela obterá retornos acima do valor pago, portanto, trata-se de um ótimo investimento.
O marketing possibilita que as empresas, como laboratórios de exame toxicológico para empresas, aumentem suas vendas, porque divulga o produto, ao mesmo tempo em que oferece para o cliente algo que traga solução para o seu problema.
Quando a empresa entrega uma solução, ela automaticamente fortalece a sua marca. Isso traz mais credibilidade para a instituição, melhorando sua reputação e influenciando positivamente na vida dos clientes.
Quanto mais forte a marca for, mais capacidade de atrair clientes ela tem.
O marketing não faz apenas com que as empresas, como uma de recarga de extintor, conquistem mais clientes, mas também que os fidelize.
Isso, porque a técnica transmite confiança para o consumidor, fazendo com que ele compre outras vezes. Além disso, o cliente fiel fala bem da empresa para seus conhecidos e familiares.
Um marketing bem elaborado e fortalecido traz todos esses benefícios e, como consequência disso, faz com que a empresa tenha mais condições de competir no mercado.
Evitando os erros mais comuns e que mais prejudicam uma empresa na hora de fazer marketing digital, fica mais fácil crescer e conquistar espaço em seu meio de atuação.
Mesmo assim, o ideal é contar com profissionais especializados para que as estratégias estejam de acordo com o público-alvo da empresa e com sua realidade.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.