O mercado de negócios de entrega de alimentos está crescendo e diversificando a cada dia. Se voltarmos no tempo, cerca de 5 anos atrás, o cenário de delivery era bem diferente. Se por um lado a concorrência era menor, o público também era refém de pizzas ou hambúrger, com poucas alternativas.

Com o surgimento dos aplicativos de entrega, a expansão das redes sociais e também a onda gourmet que facilitou a ampliação dos cardápios, nem sempre é fácil atrair clientes para um delivery.

 

O padrão de vida mudou muito nas grandes cidades e o estilo de vida também. Isso, de fato, criou um espaço para novas necessidades e instalações. Hoje os consumidores usam aplicativos e redes sociais para tudo, isso força empresários e agência a sair do padrão para fazer os negócios prosperarem.

 

Ter um aplicativo é a solução? Difícil, pois a manutenção dele e a ativação é bem difícil, já que os clientes costumam manter apenas poucos apps em seus telefones.

 

Com esse cenário, posso atrair clientes para um delivery usando as redes sociais? A resposta é sim!

 

Pensando nisso abaixo listamos algumas dicas que podem ajudar a aumentar suas vendas através de delivery.

Como criar relacionamento nas redes sociais?

 

Pense primeiro no seu público-alvo e depois em quais redes sociais eles podem estar presentes. Elas funcionam como uma ferramenta para ajudar os clientes em potencial a conhecer o que sua empresa oferece. Crie conteúdo social atraente, crie vídeos, exiba seus serviços, adicione depoimentos.

Ser ativo nas redes sociais permite conectar-se a um novo público-alvo e apresentá-lo à sua marca. A maioria das empresas de entrega de comida usa um tom amigável de voz e linguagem simples. A mídia social é sobre comunicação, lembre-se de que você deve falar o mesmo idioma do seu público-alvo. 

 

Convidar um cliente para fazer uma postagem é outra boa opção, já que você vai aparecer para os seguidores dele.

 

Use estes ambientes para propagar notícias sobre o seu negócio. Nelas, você pode realizar enquetes, sorteios e até concursos para validar uma determinada oferta.

Ofereça cupom de desconto nas redes sociais e crie um cupom de fidelidade

O cliente sempre irá buscar pela opção que mais o beneficia, além de ter qualidade no produto e um preço acessível.

 

Então, uma forma de atrair clientes para um delivery é oferecer cupons personalizados. Por exemplo, em aniversário, primeira compra ou outro evento importante para o público-alvo do seu negócio.

 

Se você tiver um serviço de oferta de coxinhas, de hambúrgueres ou mesmo uma pequena farmácia delivery, aqui temos um pequeno guia com dicas de marketing para pequenas empresas. Não deixe de ler!

 

Foque nos produtos mais vendidos

Existem alguns itens que são sucesso de público em qualquer empresa e que são sempre os mais requisitados. Faça um estudo com seus consumidores e veja o produto do seu cardápio que mais interessa a eles.

 

Estude como evoluir este produto e torná-lo uma marca registrada do seu delivery. Tente se posicionar na sua região como o melhor fornecedor do lanche, da pizza ou de qualquer item que seja o campeão de audiência.

Central de atendimento

Você pode usar ainda as redes sociais como uma central de atendimento ao cliente. Seja sempre gentil!

 

Avalie todas as reclamações, sugestões e outros comentários e tente dar atenção a todas as situações.

 

Uma boa experiência de atendimento, com certeza, fará com que o consumidor volte ao seu estabelecimento.

 

Manter a qualidade no atendimento deve ser um item obrigatório na sua empresa.

Foco na entrega

Concentre-se em entrega rápida. Certifique-se de que o delivery de comida deve oferecer produtos sempre quentes e frescos e deve chegar à porta do cliente sem atrasos. 

 

Não importa por onde veio o pedido, seja no Facebook, pelo Instagram ou ainda pelo WhatsApp, tenha um controle das pedidos, dos prazos e dos destinos. Isso te ajuda a otimizar a operação e a cometer menos erros.

 

Cerca de 60% dos consumidores citam a velocidade de entrega como um fator-chave ao pedir comida online.

De “feedback” aos seus clientes

Os comentários têm um grande impacto no seu negócio. É o feedback recebido pelos usuários que se espalha de boca em boca. É essencial manter seus comentários positivos, pois 4 em cada 10 usuários de aplicativos acreditam nas avaliações da loja de aplicativos.

 

Ou seja, não importa em qual rede social você esteja atuando para atrair novos clientes ou mesmo engajar com o público já consumidor, em todas elas é importante ter um perfil ativo e que interaja com os mais diversos comentários recebidos.

 

Quando o assunto for reclamação, não ignore. É muito comum acontecer algum tipo de problema, todo tipo de empresa vai passar por isso, mas a forma de lidar com o consumidor insatisfeito é que vai ajudar ou atrapalhar a sua reputação online.

Atue em grupos específicos

Se o seu delivery estiver perto de uma faculdade, condomínio ou clube, é extremamente importante aparecer para o público destes locais. 

 

Você pode encontrá-los no Facebook, no WhatsApp, no LinkedIn ou em outros ambientes virtuais. Seja cordial, faça uma promoção e convide-os a conhecer o seu cardápio e os seus produtos.

 

Mas cuidado não fazer spam!

Personalize seu cardápio

Ofereça opções de acordo com a culinária local e com os gostos do seu público-alvo. Tente criar um lanche ou um prato que seja só seu!

 

E importante também saber quais são os horários em que os clientes mais pedem sua comida e os sabores que eles gostariam de pedir.

 

Estas acima são algumas dicas de como atrair clientes para um delivery usando as redes sociais. Você pode e deve ainda ter um perfil ativo no Google Meu Negócio para aproveitar as pesquisas regionais.

 

Em alguns locais, a publicidade tradicional ainda resiste, seja por meio de outdoor ou folheto, mas é impossível se manter competitivo sem marcar presença no universo online.

 

Você já usa alguma rede social para atrair novos consumidores? Tem um site, mas ele não está bem posicionado no Google? Caso precise de ajuda, conte com a expertise da KBR TEC para conquistar os melhores resultados!