Muitas empresas investem centenas e milhares de reais na captação de novos consumidores para os seus produtos e serviços e pecam na manutenção dos atuais. Se você faz parte desse grupo, é hora de aprender como melhorar o atendimento ao cliente.

O atendimento é um dos departamentos mais importantes de qualquer negócio, pois lida diretamente com o seu público, seu principal patrimônio.

Além disso, vários estudos apontam que é mais fácil vender para quem já conhece a sua operação do que conquistar novos clientes.

É por causa dessas e outras razões que muitos empreendedores buscam constantemente formas de melhorar o atendimento ao cliente por meio de novas estratégias ou utilizando ferramentas com esse objetivo.

Seja você um empresário ou mesmo gerente de atendimento, reunimos neste artigo uma série de orientações que vão te ajudar nesta tarefa. Vamos lá?!

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8 dicas importantes de como melhorar o atendimento ao cliente

Antes de iniciar uma estratégia eficiente neste setor é necessário compreender bem as necessidades e as exigências dos seus clientes. É importante também ajustar a expectativa deles para que a relação comercial não tenha frustrações.

Com todos os ponteiros ajustados, é hora então de focar nos pontos que vão fazer você ter um bom atendimento ao cliente.

 

Investir no treinamento da equipe

Um atendimento de qualidade exige um trabalho sólido dos profissionais envolvidos no setor. Portanto, é fundamental treinar e conscientizar a equipe sobre a sua própria importância para o sucesso de todo o negócio, tanto na efetivação de uma venda quanto no pós-venda.

Os funcionários do setor de atendimento ao cliente devem ser bem treinados e saber que suas funções têm o poder de aumentar drasticamente as taxas de conversão, garantindo assim o crescimento nas vendas e nos lucros.

Uma equipe despreparada para atender o público pode fazer a diferença de forma negativa, o que resulta em reclamações, lucros cessantes e outros problemas graves.

 

Prestar serviço de forma rápida e eficiente

Não há nada pior para os consumidores do que um atendimento lento, ineficiente e problemático. As operadoras de telefonia, por exemplo, tem uma história manchada devido ao mau serviço geral.

Assim, melhorar o atendimento ao cliente significa encontrar soluções mais rápidas e precisas, identificando rapidamente o problema, a fim de fornecer informações que irão solucioná-lo. O serviço atua como ferramenta de apoio e para acalmar os consumidores insatisfeitos, sabendo que eles já se sentem vulneráveis e impacientes com as questões que os afetam.

 

Calma e paciência

Os serviços de suporte ao consumidor geralmente ocorrem em situações em que os clientes se sentem desconfortáveis ​​e procuram ajuda para resolver um problema. Nesse sentido, é bastante comum que os responsáveis ​​por esse contato com o público enfrentem casos em que flexibilidade e paciência serão fundamentais.

Assim, saber utilizar técnicas psicológicas para transmitir calma e serenidade ao cliente pode ajudar a esclarecer a situação, agilizando o entendimento do profissional para uma solução rápida.

Criar conflito com um cliente é uma situação extremamente desagradável que deve ser evitada a todo custo. Isso só pode resultar em prejuízo para o negócio, já que as críticas desse consumidor vão manchar o nome da empresa, principalmente em fóruns online e plataformas especializadas em reclamações (como o conhecido Reclame Aqui).

 

Crie novos canais de comunicação

O tradicional atendimento ao consumidor, realizado por telefone, está cada vez mais obsoleto. As ligações estão sendo substituídas por aplicativos de mensagens, chatbots e redes sociais.

Nesse sentido, melhorar o atendimento ao cliente é uma tarefa que exige a atualização dos canais de comunicação que sua empresa utiliza com seu público. Essas plataformas funcionam como um canal exclusivo, permitindo assim maior agilidade e comodidade ao consumidor, principalmente quando um pequeno atraso pode resultar em grande insatisfação.

As novas ferramentas permitem controle de prazo nas respostas e também realocação das demandas entre os diversos setores da sua empresa.

 

Conheça os produtos e serviços e mostre confiança

Ao atender os clientes, os profissionais precisam demonstrar confiança em relação aos seus conhecimentos, pois os consumidores os perceberão como autoridades.

Isso significa que é fundamental transmitir, nos padrões da informação e da fala, uma atitude que seja capaz de resolver, sem hesitação, qualquer tipo de problema que o cliente possa ter.

Um profissional confiante que se dedica a prestar o atendimento necessário aos clientes é capaz de captar a sua atenção e até a sua admiração. Reforce essas características em sua equipe.

 

Seja sincero e transparente

A última coisa que os clientes atendidos desejam sentir é que estão sendo “empurrados”. Hoje em dia, todos sabem ou pelo menos têm uma boa ideia do fato de que o trabalho realizado pelos profissionais de atendimento ao consumidor segue um manual que aborda a maioria das dúvidas do público.

Portanto, sempre que o atendimento for sobre um assunto que vai além do que é abordado no manual, o profissional deve ser sincero e transparente com os clientes, pedindo-lhes paciência para que o problema seja resolvido por alguém que seja especializado no assunto.

Se o problema não puder ser resolvido instantaneamente, o atendente pode adotar a mesma atitude e prometer entrar em contato com o cliente em breve. Essa atitude pode e deve ser usada em situações em que a explicação do consumidor não é clara. Assim, se necessário, é essencial pedir-lhes que expliquem a situação novamente e forneçam o máximo de detalhes possível.

Este tipo de incômodo momentâneo é muito melhor do que estender uma situação de atendimento ao cliente que começou sem todas as informações possíveis, sob o risco de se tornar uma perda de tempo para ambas as partes.

Portanto, é essencial confirmar todas as informações sobre o problema em questão antes de prosseguir com os protocolos de atendimento ao cliente.

 

Foco na satisfação do cliente

Nem sempre é possível atender às solicitações dos clientes da maneira mais rápida e eficaz que eles desejam. Em muitos casos, os problemas tratados exigem uma solução que leva mais tempo, o que pode criar uma insatisfação inicial.

Porém, sempre que possível, é muito importante deixar tudo claro para os clientes em relação às suas solicitações, alertando-os sobre os processos e etapas a serem seguidos e, consequentemente, permitindo um melhor entendimento por ambas as partes.

Assim, por mais difícil que a situação possa parecer, esse tipo de atitude fortalece a satisfação do cliente, que deve ser sempre o foco da relação de atendimento. Isso resulta em avaliações positivas e um melhor posicionamento do seu negócio em relação à percepção do público.

 

Faça pós venda

É muito comum que as empresas ignorem essa etapa do atendimento, principalmente quando o cliente “já comprou e não reclamou”. Grande engano! O pós venda permite coletar informações sobre a qualidade do produto e serviço, se atendeu as expectativas do comprador ou se há alguma falha no processo de venda.

Aproveite o pós venda e peça uma avaliação por escrito. Ferramentas como Google Meu Negócio ou mesmo depoimentos no site ou redes sociais, ajudarão a empresa a criar os sinais sociais com validação do seu trabalho.

Muitos outros consumidores buscam avaliações de outras pessoas antes de contratar uma empresa. A KBRTEC, por exemplo, na entrega de cada projeto, solicita aos clientes uma avaliação no Google Meu Negócio. A empresa já tem, até então, mais de 120 avaliações em sua ficha.

 

Melhore já a sua relação com o consumidor

O atendimento é parte integrante de qualquer empresa em crescimento. A melhor maneira de oferecer um serviço incrível é ouvir, construir confiança e responder às necessidades do cliente.

Para melhorar o atendimento ao cliente, o bom relacionamento interpessoal é o mais importante para qualquer profissional. Se você não se preocupa ou ainda não adotou um sistema de alto nível, fique atento, pois pode – e deve! – se aprimorar.

Oferecer um ótimo serviço ao cliente não apenas cria uma base de consumidores leais e felizes, mas pode ser a ferramenta de marketing mais poderosa que existe e leva a fidelização.

Lembre-se de que uma ótima experiência de serviço tem o poder de transformar clientes em fãs e em verdadeiros embaixadores!

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