Sempre que um cliente nos procura para desenvolver o site da sua empresa ou melhorar o posicionamento orgânico, buscamos entender com ele quais são os objetivos iniciais para ajustar a linguagem, avaliar o desempenho das páginas e propor melhorias. Outros chegam aqui até a Kbrtec por nossas soluções que são eficientes para quem busca como aumentar as vendas online.

Não basta colocar um site ou landing page (página simples de conversão) no ar, é importante ter uma noção bem clara de qual público deseja impactar e também das necessidades que ele tem para que o processo de compra ou cadastro seja um sucesso.

Somente após fazer um estudo das personas é que será possível avaliar quais serão as medidas que podem ser usadas para aumentar as vendas online. E, o principal, no universo digital tudo pode ser mensurado, o que reduz o risco de erro ao colocar em prática uma estratégia para aumentar as vendas de um e-commerce.

 

Por onde começar?

Neste momento inicial é importante fazer um estudo do público e segmentar o mercado de atuação. Mesmo que o seu produto ou serviço seja relevante para todos os brasileiros, acima de 18 anos, sem detalhamento de renda, a proposta de valor deve ser gerada de forma diferente para cada persona identificada.

Alguns estudos apontam que cada negócio tem entre quatro e cinco personas principais, sendo que estas representam cerca de 90% dos negócios.

Por exemplo, quando elaboramos os estudos para fazer um site para corretores, precisamos avaliar se eles atenderão imóveis, carros ou planos de saúde, e se estes serviços serão destinados a pessoa física ou jurídica.

Muda tudo quando a abordagem é bem feita, já que o site terá uma linguagem ajustada com o público-alvo, o que aumenta e muito as possibilidades de obter mais vendas online.

Feito este estudo, vamos ao segundo tópico, encontrá-lo na internet.

 

Identificação das mídias corretas

Não é toda empresa que vai anunciar nos stories do Instagram ou aparecer nos feeds do LinkedIn. Se alguém te falou isso, corra, a orientação vai te fazer perder dinheiro.

Uma boa estratégia que ajuda quem não sabe como aumentar as vendas online é estudar as características das suas personas e identificar quais mídias elas usam para obter informações que levam a fazer uma compra.

Ao fazer o estudo, você terá informações relevantes para decidir em quais canais investir, qual o valor e também qual o resultado que espera.

Se você usar um programa de CRM para registrar os dados dos seus clientes atuais e nele armazenar a origem das compras, já será uma boa base de estudos para ajustar os canais de divulgação. Afinal, sabendo as mídias que melhor convertem, seu dinheiro poderá ser aplicado de forma estratégica.

Porém, para aqueles que não contam com esse tipo de sistema, podemos aplicar uma pesquisa com os clientes por e-mail para obter informações necessárias para elaborar uma estratégia eficiente de divulgação e aumentar as suas vendas online.

Esse segundo caso é o que será adotado por diversas empresas que viram no isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus uma necessidade de digitalizar seus serviços.

Aliás, sempre se você faz parte deste grupo que antes só atuava fisicamente, veja aqui as nossas soluções de criação de sites para atender a sua demanda.

Bom, agora seguem quatro dicas básicas que vão ajudar você a melhorar os resultados do seu site. Confira!

 

Como aumentar as vendas online?

Se o seu site não está gerando o volume de pedidos, uma das razões pode ser que ele não esteja conseguindo impactar o público que necessita dos seus produtos e serviços. Veja a seguir algumas dicas de como ajustar o seu processo interno para elevar as vendas online.

 

Configure as métricas de conversão do Google Analytics – O GA, como é popularmente conhecido, permite estudar todo o comportamento de navegação do usuário em seu site, sua origem e também dados demográficos e tecnologia.

Ao configurar as metas e também fluxo de comércio eletrônico, você passa a medir os comportamentos individuais e coletivos das vendas de sua loja. Ou seja, passa a ter dados relevantes para ações futuras.

Além disso, para empresas que fazem anúncios de Google ADs, dentro do Analytics é possível segmentar público-alvo de remarketing para fazer uma campanha estratégica com oferta irrecusável.

 

Ajuste de oferta e landing page para Google ADs – Também conhecidos como links patrocinados, os anúncios na página principal do Google permitem destacar seus produtos e serviços em diversos estágios da jornada de compra de um consumidor relevante.

Perguntas mais genéricas e sem objetivo podem ser abordadas com apresentações de tutoriais e conteúdos explicativos. Já aquelas pesquisas que contam com termos como: preço, valor, onde comprar, onde tem, que demonstram interesse direto em comprar, podem ser direcionadas para uma landing page de vendas que conta com tutoriais e página de depoimentos.

O consumidor sentirá mais segurança de fazer um novo pedido com essas abordagens do que quando ele chega em páginas padrões, sem uma linguagem ajustada para o momento em que ele está na jornada de compra.

 

Follow up de vendas – Qual é a abordagem que você usa com aqueles consumidores que demonstraram interesse nos seus produtos e serviços, mas que não concluíram a compra por diversos motivos?

Use uma ferramenta de e-mail marketing ou mesmo uma interação via WhatsApp para fazer o seu follow up de vendas e avaliar os motivos que levaram aquele cliente a abandonar a compra.

Reforçe o seu compromisso em satisfazê-lo e avalie se não é o caso de conceder o experimento de seus serviços por um período, sem cobrança de tarifa. Veja os exemplos de Netflix e Catho, sempre com alguns dias de uso grátis.

 

Ajuste de ticket médio e produtos relacionados – Uma forma efetiva de como aumentar as vendas online passa por elevar o valor de cada pedido, sem necessariamente conseguir mais clientes novos.

 

Como?

Sim, você deve avaliar qual é a média dos seus pedidos e estudar se é interessante ou não manter produtos de baixo valor que geram custos operacionais e baixa margem de lucros. Tenha cuidado, não remova nada sem um estudo prévio.

Avalie se estes clientes que fazem um pedido baixo voltam ao seu site e compram novamente. Se a resposta for positiva, veja se o ticket médio dele aumenta após o segundo pedido. Se isso acontecer, pode existir uma insegurança na primeira visita, vale reforçar a confiança em seu site.

Se os pedidos seguem com valor abaixo da média, pense em criar novos kits e tirar eles da venda isolada.

Estude também os produtos de maior valor que são comprados e quais outros itens estão diretamente relacionados. Um grande exemplo disso é a compra de uma nova TV, quase que sempre existe a oportunidade de vender um suporte, mas o consumidor não perceberá isso se o segundo produto não estiver visível para ele.

Aplique as dicas que mostramos aqui em sua realidade e tome novas decisões baseadas em números e faça sempre estudos de comportamento em sua base de clientes.

Se precisar, conte com os serviços oferecidos pela KBR Tec para desenvolvimento e divulgação da sua loja virtual, sempre com ótima soluções para aumentar as vendas online.