O tráfego orgânico e o tráfego pago são importantes para que as empresas se mantenham ativas no meio digital.

A internet mudou radicalmente o comportamento das pessoas e também a maneira como as empresas se comunicam com seus consumidores.

Por isso, o marketing digital tornou-se uma estratégia importante, e deve ser cuidadosamente trabalhada pelas marcas, afinal, se isso não for feito, a empresa corre o risco de ser esquecida pelos consumidores e perder o espaço para a concorrência.

Os sites e blogs são peças-chave nessas estratégias, mas é preciso que recebam um acesso satisfatório para serem rentáveis para a organização de diversas maneiras.

Além disso, os próprios sites de busca, como o Google, também levam em consideração a relevância do conteúdo pela quantidade de tráfego.

Esse acesso pode ser conquistado de duas maneiras: tanto de maneira orgânica, quanto de maneira paga. e devem ser usados de acordo com a necessidade e a realidade da marca.

E para saber escolher aquele mais adequado às necessidades da sua organização, é preciso conhecê-los bem. 

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é tráfego orgânico e pago, como funciona cada um deles, e qual é o mais vantajoso para seu tipo de negócio. Acompanhe a leitura!

 

Importância do tráfego para sites e blogs

 

O tráfego dos sites e blogs das empresas corresponde à sua audiência, sendo essencial para que o negócio se mantenha ativo no mercado.

Inclusive, é por meio dele que as organizações conquistam novos clientes e leitores de seus conteúdos.

Portanto, ele representa as pessoas que visitam as páginas para saber de que maneira uma empresa pode ajudá-las. Por isso, é importante trabalhar em cima de conteúdos que tragam relevância para os consumidores.

Para isso, existem dois caminhos, sendo o tráfego orgânico e o tráfego pago, que apresentaremos a seguir.

 

O que é tráfego orgânico e como funciona?

 

Se uma empresa que fabrica etiquetas para imprimir investir em tráfego orgânico, ela terá como vantagem a ausência de custo direto.

Isso porque os visitantes dessas páginas chegam até elas por meio de pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google.

Para isso, a marca escolhe uma palavra-chave para compor seus conteúdos. Quando isso é feito do jeito certo, e o usuário digita aquela palavra na pesquisa, o conteúdo aparecerá entre os principais resultados da busca.

É sabido que a maioria dos usuários nem mesmo chegam a visitar a segunda aba dos sites de busca, por isso, é importante que a página de uma empresa apareça entre os primeiros resultados se ela quer se tornar conhecida.

Ou seja, eles confiam e acessam mais aqueles conteúdos que apareceram na primeira página de resultados. 

Para conseguir isso, empresas de serviços de portaria ou escritórios de contabilidade precisam investir em marketing de conteúdo.

Isso porque essa estratégia ajuda a otimizar os textos, e faz com que eles apareçam na primeira página de resultados de busca. 

Além disso, é necessário investir em SEO, escolhendo bem as palavras-chave que sejam adequadas às buscas dos usuários.

Existem algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, e é importante usá-las para que os conteúdos tenham qualidade.

Esse processo leva tempo, por isso é fundamental que seja mantida uma frequência de publicações para manter o usuário interessado.

Conquistar um bom posicionamento nos buscadores também leva tempo, e é por isso que ele não tem um custo direto. No entanto, ele envolve alguns investimentos em site ou blog, profissionais para produção de conteúdo, entre outros.

 

Trafego orgânico

 

O que é tráfego pago e como funciona?

 

Por outro lado, uma fabricante de equipamentos contra incêndio pode investir no tráfego pago. Para isso, ela investe dinheiro para que os visitantes cheguem até a sua página.

Esse tipo de tráfego acontece por meio de anúncios que também trabalham com palavras-chave, sendo que a empresa paga por cada clique.

Também é importante que esses anúncios estejam sempre ativos, pois sem eles o tráfego perde força e a audiência cai consideravelmente. 

Além disso,é importante que eles sejam adequados às mídias onde são veiculados.

Os anúncios pagos ajudam a impulsionar os conteúdos de sites e blogs dos mais variados perfis de empresas. E para a criação deles é possível usar:

  • Google Adwords;
  • Facebook Ads;
  • História patrocinada;
  • Post promovido.

 

Vantagens do tráfego orgânico

 

Atualmente, esse tipo se tornou o principal alvo de muitas marcas que investem em marketing digital de qualidade, como no caso de uma assistência técnica de impressora. Isso acontece devido vantagens como:

 

1 – Custo-benefício

O tráfego orgânico reduz os custos com estratégias de marketing. Isso acaba trazendo uma margem de lucro ainda maior. 

Portanto, ele oferece um custo-benefício indiscutível, se comparado a outras estratégias.

 

2 – Escalabilidade

Anúncios não são escaláveis, portanto, a partir do momento em que a empresa deixa de investir neles, o tráfego tende a diminuir.

Além disso, trazer um grande número de visitantes pode ser financeiramente inviável. No caso do tráfego orgânico, quanto mais visitas, menos custo.

 

3 – Relevância

O Google mostra quando um anúncio é pago, por isso, os próprios usuários sabem quando uma página está tentando vender um sistema de automação residencial ou qualquer outro tipo de produto ou serviço.

Já no caso de resultados orgânicos, estes são mais genuínos e têm uma credibilidade maior perante os usuários.

 

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Vantagens do tráfego pago

 

Apesar dos excelentes resultados do tráfego orgânico, sua utilização não é uma tarefa simples.

Por isso, negócios que estão começando agora e que não possuem uma grande equipe de marketing, ou mesmo empresas que querem resultados imediatos, devem investir em marketing pago.

Ele traz resultados mais expressivos e imediatos, e não trata-se de um investimento tão alto como muitos imaginam. Isso porque existem diferentes opções, como:

 

1 – CPC – custo por clique

 

É o método padrão para quem deseja alcançar o tráfego ideal para suas páginas. Isso acontece porque a empresa paga por cada clique no anúncio publicado.

Isso também permite ter uma previsão de gastos mais bem planejada, pois a empresa tem uma média do investimento necessário. 

Além disso, por meio de ferramentas, as organizações conseguem ajustar um valor máximo para investir.

Isso porque existem duas subdivisão nesta opção, como o Automatic Bidding em que um valor máximo por dia será estabelecido. Neste caso, o Google tenta conseguir o máximo de cliques possível.

Há o Manual Bidding, onde a empresa só paga no ato do clique, também permitindo estabelecer uma quantidade máxima para ter controle dos gastos.

 

2 – CPM – custo por mil impressões

Nesta opção, se uma empresa anuncia, por exemplo, montagem de painéis elétricos, ela vai pagar a cada mil vezes que seu anúncio é visto na internet.

Para aquelas marcas que estão buscando mais visibilidade, esta é uma boa escolha. Inclusive, é uma excelente estratégia para negócios on-line, como as plataformas e-commerce, por exemplo.

Uma de suas principais vantagens é que o valor do lance de uma marca é o que vai definir se o usuário vai ver o anúncio dela primeiro. 

Ou seja, quanto maior o valor que a organização pagar, mais destaque ela terá.

 

 

Qual das duas estratégias utilizar?

 

Tanto o tráfego orgânico, quanto o pago, são duas estratégias eficientes. No entanto, se uma fabricante de rótulos adesivos personalizados não tem tanta urgência em aumentar o tráfego de suas páginas, com certeza o orgânico é o melhor.

De qualquer forma, é importante que uma empresa invista em estratégias orgânicas porque somente por meio dela é possível oferecer conteúdo de qualidade e se tornar uma marca referência no mercado.

No entanto, o tráfego pago pode ser usado para dar um empurrãozinho para aquelas empresas que estão começando agora e precisam conquistar seu espaço na internet.

Por isso, para uma loja on-line de ferramentas industriais nova no mercado, que acabou de montar seu site ou blog, é necessário realizar o investimento em bons conteúdos para esses canais e usar o tráfego pago para divulgá-los.

O mesmo pode ser feito por uma empresa de terceirização de limpeza, por exemplo. Sendo assim, é a empresa que irá decidir qual a melhor estratégia, tendo em vista que tudo depende da necessidade, dos objetivos e da realidade de cada organização.

 

Conclusão

Conhecendo bem as duas opções disponíveis hoje para investimentos em marketing digital, fica mais fácil elaborar uma estratégia que atenda às necessidades da sua empresa.

Além disso, fica claro que as duas opções se complementam, o que favorece as organizações de diversas maneiras.

Portanto, na hora de escolher, é preciso que haja um planejamento e uma análise prévia de cada um, em comparação às metas. Isso vai ajudar a adequar a melhor estratégia e garantir a satisfação da marca em seu mercado.

A internet é o melhor e principal meio de fazer marketing hoje em dia, por isso, nada melhor do que estar por dentro das opções que ela tem a oferecer e colocar em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.