O marketing é um investimento necessário para que as empresas possam aumentar suas vendas, conquistar novos clientes e melhorar a sua imagem perante o público-alvo.

Antigamente, o marketing era visto apenas como mero suporte para o setor de vendas. Mas, hoje em dia, percebeu-se que as empresas que mais crescem são as que mais investem em marketing on-line e off-line.

Sabe-se que, com a era digital na qual estamos inseridos atualmente, o marketing digital se tornou a principal estratégia, no entanto, o marketing off-line não deixou de ser importante.

Os dois tipos formam um conjunto de estratégias que contribuem para o crescimento de qualquer negócio. Mas, para que dê certo, é necessário ter um planejamento de marketing.

Esse planejamento servirá como base para todas as ações realizadas dentro das estratégias de marketing.

Dessa forma, é como um mapa que guiará o caminho que a organização deverá percorrer para atingir suas metas e objetivos.

Só que esse planejamento precisa ser feito quando todas as informações sobre o que será necessário para ele estiverem claras. 

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é plano de marketing, como desenvolvê-lo, entendê-lo e as melhores estratégias para aplicá-lo.

 

O que é um planejamento de marketing?

O planejamento de marketing nada mais é do que um plano de ação que engloba as estratégias de marketing que uma empresa seguirá, para atingir seus objetivos.

Esse planejamento pode ser voltado para a marca toda ou para um de seus produtos ou serviços. Por meio dele, todas as ações estratégicas serão executadas.

Dessa maneira, um planejamento de marketing pode ser considerado um tipo de ferramenta de gestão que permite que a empresa, como uma confecção de biquíni de crochê com elástico colorido se mantenha competitiva no mercado.  

 

 

Como desenvolver um bom planejamento de marketing?

 

Para desenvolver um bom planejamento de marketing é necessário, primeiramente, que a organização entenda e conheça bem o seu mercado de atuação.

Isso porque todas as decisões tomadas nesse planejamento influenciarão em muitos fatores, desde o seu início até a execução das campanhas, seja ela offline ou online como campanha ads no Google.

Isso significa que as ações precisam ser condizentes com a realidade do mercado, se antevendo às tendências do futuro e a maneira como a empresa se posiciona quanto a ele.

Portanto, a organização deve enxergar esse planejamento como um verdadeiro guideline de seu crescimento no mercado.

Independentemente de qual seja o objetivo principal, a empresa deve estar sempre pronta para aumentar sua participação no mercado, como consequência da utilização desse planejamento.

Além de saber planejá-lo do jeito certo, é importante saber como usá-lo. É recomendável que as empresas, como uma pequena fabricante de doces personalizados boteco conte com um profissional especializado.

Um analista de marketing experiente acompanha e desenvolve o plano ideal para cada empresa. Isso é importante porque esse plano vai representar o posicionamento da organização. Dessa forma, ele deve estar de acordo com a missão, visão e valores dela.

Pode-se até mesmo dizer que ele funciona como uma vitrine das ações da empresa, mostrando o que ainda pode estar por vir.

Ainda é necessário acompanhar o planejamento, para garantir que tudo está sendo executado da maneira correta.

Tal acompanhamento é fundamental para que correções e mudanças sejam realizadas em um tempo hábil, promovendo mais efetividade ao planejamento.

Além disso, toda e qualquer ação deve ser registrada, sendo positiva ou negativa, para que a empresa possa ter uma espécie de histórico arquivado. Mas, afinal, como fazer esse planejamento?

 

Desenvolvendo um bom planejamento de marketing

 

Na verdade, não existe um passo a passo perfeito para fazer um bom planejamento de marketing, que sirva para qualquer empresa. 

Mesmo assim, existem boas etapas que podem ser conferidas em muitos planos, como:

 

Definir o planejamento

Nesta etapa serão definidas as metas a serem atingidas e também os objetivos da empresa. Também é aqui que a organização vai se dar conta de que é necessário investir tempo e dinheiro.

No entanto, é importante ter em mente que os custos com marketing e o tempo gasto com ele não são despesas, mas, sim, um investimento, pois trará retornos para a organização.

A falta de um bom planejamento faz com que as estratégias de marketing não sejam cumpridas, o que acaba por não atingir os objetivos da empresa e aí sim os investimentos serem configurados como gastos.

 

Analisar o segmento da empresa

Para um bom planejamento de marketing é necessário que as empresas, como um chaveiro 24 horas conheçam bem o segmento onde estão inseridos.

Ter esse conhecimento permite identificar os fatores externos e internos que influenciam a área. 

Também faz com que a instituição entenda qual é a situação do seu produto, tendo pleno conhecimento dos pontos positivos e negativos do negócio no mercado.

Essa análise de segmento gera bons frutos em longo prazo, pois fatores que influenciam a atividade da organização passam a ser mais conhecidos. Isso se configura em uma precaução que evita expectativas em excesso.

O segmento precisa ser dividido em dois ambientes, sendo o micro e o macroambiente, pois eles influenciam no funcionamento das empresas de muitas maneiras.

Os macroambientes, como o próprio nome sugere, trabalham ambientes mais amplos, como:

  • Econômico;
  • Político;
  • Jurídico;
  • Cultural;
  • Demográfico;
  • Tecnológico;
  • Natural.

Tais fatores são mais difíceis de serem controlados, funcionando de acordo com o país ou a cidade de funcionamento da instituição.

Com relação ao microambiente, este é interno e atua no funcionamento básico das empresas, como uma de recarga de extintor

No meio dele encontram-se fornecedores, clientes, intermediários, concorrentes e o público-alvo.

 

Conhecer o cliente e definir personas

Toda empresa, independentemente de seu mercado de atuação precisa conhecer bem o perfil de seus clientes e definir a sua persona. Isso é fundamental para criar o planejamento de marketing ideal, tanto off-line quanto on-line.

Essa necessidade se dá pelo fato de que o planejamento de marketing é totalmente voltado para o público-alvo, ou seja, para as pessoas que têm potencial e perfil para consumir o produto ou serviço oferecido, como voar de balão, por exemplo.

Por meio de uma análise detalhada do mercado, é possível identificar quando e como o cliente adquire o produto ou serviço oferecido pela marca.

Tal estratégia ajuda a desenvolver campanhas destinadas às necessidades dos clientes, fazendo com que consumam o produto ou serviço. Consequentemente, há um aumento nas vendas, pois está sendo ofertada uma solução.

Uma solução traz ao consumidor maior satisfação, tornando-o fiel à marca. Isso acaba por melhorar a imagem da empresa e é uma estratégia que funciona para todos os meios de atuação, desde fabricantes de goma de mascar até fabricantes de extintor para carros.

Sabendo qual é o público-alvo de uma empresa fica mais fácil definir a sua persona. Trata-se de um perfil semi-fictício do cliente ideal, por meio de representações personificadas.

Definir esse perfil é importante porque a persona sai do generalizado, permitindo que as empresas se foquem em uma pessoa real.

Isso permite entender como é o perfil dos clientes de uma empresa, como eles se comunicam, como desejam ser tratados e quais são as suas reais necessidades.

No entanto, para definir bem a persona, primeiro é necessário que a empresa, como uma de encomenda de doce tenha um público-alvo bem definido. 

Pois, é por meio dele que se obtém as informações necessárias para a criação da persona.

 

Conhecer e analisar a concorrência

Para montar um planejamento estratégico de marketing para uma empresa que realmente funcione, é fundamental conhecer as concorrentes. 

Essas empresas estão inseridas no mesmo mercado e sua análise permite entender os pontos positivos e negativos do que é ofertado.

Isso faz com que seja fundamental conhecer a concorrência, pois ela pode ajudar a agregar diferenciais ao produto, permitindo conquistar um número maior de clientes.

 

Definir estratégias e ações a serem tomadas

A empresa, como uma de transportadora de encomendas precisa definir o objetivo ao criar um plano de marketing. É esse objetivo que ajudará a estabelecer as estratégias do planejamento.

No entanto, ele precisa ser realista, assim como as metas, para que a organização cresça pouco a pouco, atingindo os índices desejados.

Portanto, as ações de marketing, tanto on-line quanto off-line devem estar associadas aos objetivos e metas traçados. Isso exige conhecimento do mercado para que investimentos desnecessários não sejam realizados.

Um bom planejamento de marketing tem como objetivos fazer com que as organizações cresçam no mercado em que atuam e conquistem o seu espaço. Afinal, existe consumidor para todos, apesar da grande concorrência.

Por meio do planejamento de marketing fica mais fácil definir as estratégias que vão posicionar a marca no mercado, fazendo-a crescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.