Não são apenas as grandes marcas que podem investir em marketing. Muito pelo contrário, quando pensamos em marketing digital, o investimento se torna muito acessível a pequenas empresas e até mesmo para profissionais liberais! Por isso, se você faz parte dessa categoria, chegou ao lugar certo. No texto de hoje, separamos algumas dicas para você pôr em prática o marketing para profissionais liberais. Continue a leitura e confira!

 

Você é um profissional liberal?

Antes de mais nada, vamos entender as características de um profissional liberal. Muitas pessoas confundem profissionais liberais e autônomos. A principal diferença é que todo profissional liberal tem uma formação, seja acadêmica ou técnica.

Além disso, o profissional liberal pode escolher trabalhar por conta própria ou para uma empresa. Mesmo trabalhando para uma empresa, ele pode escolher entre ter ou não vínculo empregatício, optando por trabalhar como um fornecedor de serviço ao invés de um contratado.

Outro ponto é que a formação do profissional liberal costuma ser regulamentada por algum órgão oficial ou conselho, como advogados e psicólogos, por exemplo.

Agora que você já entendeu a definição da categoria, continue a leitura para ficar por dentro do marketing para profissionais liberais.

 

Marketing para profissionais liberais: 3 passos para começar

Dentre as diversas vantagens do marketing digital, podemos destacar que ele é muito mais acessível. Por isso, vamos focar no marketing digital para profissionais liberais, que você já pode começar potencializando sua presença nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, é importante ter como objetivo criar um site institucional para ter uma apresentação profissional e muito mais eficiente para o usuário.

 

1 – Tenha um site profissional

Como dito anteriormente, o site institucional traz profissionalismo à sua atuação. Por isso, é indicado fazer um site para advogados, psicólogos, arquitetos e todo tipo de profissional liberal.

Além disso, nele, é muito mais fácil para o usuário entender seus serviços. Outro ponto positivo é que é possível implementar uma função para agendar atendimentos e pedir orçamentos. Assim, também você reúne informações dessas pessoas que se mostraram interessadas e pode usá-las para manter contato e fazer outros tipos de estratégia, como o e-mail marketing, por exemplo. Também no site, você pode criar um blog e compartilhar textos sobre sua área.

Comparando um site institucional com as redes sociais, também há outro benefício: você não fica dependente de fatores externos, como o algoritmo do Instagram, que tem limitado cada vez mais o alcance das publicações.

Se você nunca pensou que como profissional liberal poderia criar um site próprio, confira alguns exemplos de sites desenvolvidos pela KBR TEC.

 

Para psicólogos:

Para advogados:

Para arquitetos:

Para consultorias:

 

2 – Esteja nas redes sociais

Apesar de ter que se equilibrar entre regras e algoritmos, as redes sociais ainda são indispensáveis para profissionais liberais. E podem, sim, ajudar você a se conectar com atuais e futuros clientes.

Elas são uma forma instantânea de se comunicar com seu público de forma direta. Um dos segredos é saber escolher e priorizar. Por exemplo, se você tiver que escolher uma rede social para investir, seja tempo e/ou dinheiro, pense no seu público-alvo.

Em caso de serviços para consumidores, investir no Instagram, Facebook ou TikTok é a melhor opção. Assim, psicólogos, arquitetos, advogados etc podem se conectar com esse público de forma mais pessoal.

Por outro lado, esses mesmos trabalhadores podem ter foco em prestar serviços para outros profissionais ou para empresas, mesmo que sem vínculo empregatício. Desse modo, a melhor opção é investir no LinkedIn. Por lá, o foco é totalmente profissional e os usuários têm o mesmo objetivo: fechar negócio.

 

3 – Produza conteúdo

Agora, unindo sua presença tanto nas redes sociais quanto no seu site profissional, a meta é: produzir conteúdo!

É claro que as informações técnicas da sua atuação são importantes, mas atualmente, compartilhar seu conhecimento pode conquistar novos clientes, além de ser uma forma de se manter presente no dia a dia dos antigos ou atuais. Essa estratégia é chamada de Marketing de Conteúdo e um dos seus objetivos é conquistar clientes que ainda não estão prontos para contratar determinado serviço.

E a produção de conteúdo é bastante democrática, uma vez que existem diversos formatos em que você pode investir. Mas também é necessário escolher o melhor formato de forma estratégica.

Se você é um professor de idiomas, pode criar e-books, fazer vídeos e webinars para compartilhar conhecimento e agregar valor ao seu público. Mas um webinar não seria interessante para um psicólogo, por exemplo, uma vez que o público possui interesses diferentes e são assuntos pessoais.

Mas não pense que o Marketing de Conteúdo serve apenas para atrair novos clientes, uma vez que você também pode continuar compartilhando informação com antigos clientes. Lembre-se que manter contato é fundamental, afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Dentre os diversos formatos de conteúdo, os mais comuns são:

Cada formato ainda pode ser compartilhado em diferentes ferramentas. Por exemplo, um vídeo pode ser compartilhado no YouTube, nas redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok e LinkedIn, também, no post do blog.

Outro ponto a ser considerado é que um mesmo conteúdo pode ser reproduzido em diversos formatos. Por exemplo, você pode fazer um texto sobre tema X e adaptar o conteúdo para um carrossel no Instagram, além de já ser um norte para gravar um vídeo.

Outro ponto é usar todas as plataformas de forma complementar. Por exemplo, nas redes sociais, deixe o link para o seu site e sempre reforce suas funcionalidades (entrar em contato, conhecer sua experiência etc). Além disso, sempre que fizer um post no blog, faça um post nas redes sociais convidando as pessoas a acessarem o blog.

 

Marketing para profissionais liberais é com a KBR TEC!

Se você é um profissional liberal e já conhece a importância de investir no Marketing Digital, conte com a experiência e o profissionalismo de uma empresa com mais de 20 anos de experiência em criação de site, produção de conteúdo e gerenciamento de anúncios.

Conheça agora as soluções de marketing para profissionais liberais que a KBR TEC pode te oferecer. É só enviar uma mensagem pelo WhatsApp  ou aqui no site.