O marketing digital não é exclusivo para marcas que oferecem serviços e vendem produtos online. Existe o marketing Digital para loja física também! Que pode se beneficiar e muito dessas estratégias para atrair, engajar e converter clientes, mesmo quando o ponto de venda é físico. Continue a leitura e confira algumas dicas para construir uma presença online e impulsionar as visitas à sua loja física.

 

1. Presença nas redes sociais

Estabelecer uma presença ativa nas redes sociais é uma estratégia que não pode faltar no marketing digital para loja física.  Escolha plataformas relevantes para o seu público e compartilhe conteúdo interessante, anúncios promocionais e interaja com os seguidores.

Também é importante equilibrar com conteúdos que destaquem os aspectos exclusivos da sua loja e promova ofertas exclusivas para aqueles que a visitarem presencialmente.

Outro tipo de conteúdo bastante simples de alimentar são atualizações diárias da loja. No Instagram, por exemplo, é possível fazer um story sempre que a loja abrir, um vídeo mostrando a vitrine do dia e novidades, quando algum produto acabar, etc. Assim, os seguidores vão se sentir por dentro da rotina e sua marca estará sempre fresca na memória deles.

 

2. Google Meu Negócio

Otimize seu perfil no Google Meu Negócio para aparecer nos resultados de pesquisa locais. Isso inclui informações precisas sobre o horário de funcionamento, localização e avaliações. Muitas pessoas pesquisam negócios locais online antes de visitar, e um perfil completo aumenta a visibilidade da sua loja física. Essa é uma das estratégias mais simples, no entanto, com grande influência positiva quando falamos de marketing digital para loja física.

 

3. Conteúdo relevante para a região

Crie conteúdo que seja específico para a sua região. Isso pode incluir eventos locais, notícias da comunidade, colaborações com outros negócios locais e outras informações que interessem ao seu público-alvo na região.

Você pode fazer publicações que valorizem a cidade, mostrando benefícios de visitá-la, incluindo sua loja entre os itens.

 

4. Programas de fidelidade e ofertas exclusivas

Utilize o marketing digital para promover programas de fidelidade e ofertas exclusivas para aqueles que visitam sua loja. Campanhas de e-mail marketing são uma ótima maneira de comunicar essas ofertas diretamente aos seus clientes, segmentando um público de maior interesse entre a sua audiência.

Essa está longe de ser uma estratégia exclusiva do marketing digital para loja física, mas muitos negócios locais abrem mão dela ou acabam não fomentando essa ação nos meios digitais.

 

5. Publicidade geográfica segmentada

Invista em tráfego pago segmentando as campanhas geograficamente para atingir usuários em áreas próximas à sua loja. Isso pode ser feito por meio de anúncios no Facebook, Instagram e Google Ads, por exemplo, direcionando-os a pessoas dentro de um determinado raio de distância.

Há diversas opções de segmentação na hora de criar campanhas online, mas o filtro geográfico é uma estratégia fundamental no marketing digital para loja física.

 

6. Comentários e avaliações online

Incentive clientes a deixarem avaliações e comentários online, como no Google Meu Negócio, que citamos antes. Isso não apenas ajuda na construção de confiança, mas também influencia positivamente a decisão de compra de clientes locais.

Você pode oferecer desconto ou algum brinde que engaje essa atitude, essa é uma estratégia no marketing digital para loja física que une atendimento físico e presença online.

 

7. Eventos e parcerias locais

Promova eventos na sua loja ou participe de eventos locais. Estabelecer parcerias com outras empresas locais pode expandir sua visibilidade e atrair novos clientes.

Você pode ajudar a patrocinar eventos promovidos pela prefeitura ou com iniciativas de outras empresas — nesse caso, é importante conhecer a reputação da marca para atrelar seu nome.

Além disso, conte com veículos de comunicação locais e até mesmo influenciadores da sua região. Por exemplo, se você possui um restaurante, busque fazer parcerias com contas que trazem conteúdos relacionados à gastronomia e resenha de locais.

 

8. Blog com conteúdo

O blog é uma ferramenta superimportante para qualquer tipo de marca. Com ele, é possível impulsionar o ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca (SEO), além de aprofundar sua relação com os clientes e fomentar a autoridade da marca no seu nicho.

Mas, se tratando de conteúdo, uma dica é abordar no blog tópicos locais interessantes para seu público. Isso não só ajuda no SEO local, mas também estabelece sua loja como uma parte integral da comunidade.

 

9. Invista em SEO

Aproveitando o gancho do último tópico, não poderíamos deixar de falar sobre a importância do SEO local no marketing digital para loja física. Por isso, além de investir em um blog com conteúdo otimizado, garanta que seu site é uma plataforma otimizada para os mecanismos de busca, o que inclui diversos critérios técnicos como ser um site responsivo, velocidade, design e usabilidade.

Além disso, também é fundamental otimizar títulos, meta descrições, URLs e tags de cabeçalho. Essa otimização é chamada de SEO on-page, ela é uma das configurações que ajuda o algoritmo a entender sobre o que é seu site e direcioná-lo ao público certo. É nesse momento que é possível trabalhar o SEO local, incluindo nas palavras-chave a cidade de atuação.

 

10. Acompanhe o resultados

Não basta colocar as estratégias de marketing digital em prática e não mensurar os resultados.

Para isso, ofereça um treinamento para os vendedores. Basicamente, eles devem  perguntar aos clientes como ficaram sabendo da existência da loja, ou mesmo de uma promoção do estabelecimento.

Além disso, oferecer cupons específicos em alguns canais digitais vai ajudar a filtrar os clientes, pois todos os clientes que apresentarem o cupom necessariamente foram impactados pela ação da marca naquele canal digital.

 

Construa seu caminho para o sucesso

O marketing digital para lojas físicas é uma estratégia indispensável para aumentar significativamente a visibilidade da sua loja e, por consequência, as visitas presenciais. Muitas marcas ainda creditam que oferecer atendimento presencial significa estar fora do mundo digital, no entanto, estamos cada vez mais conectados e a linha que separa o online do offline se torna cada dia mais tênue.

Ao implementar essas estratégias, sua loja física pode aproveitar ao máximo as oportunidades online e se tornar uma presença importante na comunidade local. Lembre-se: construir uma presença online é sobre criar conexões significativas e fornecer valor, mesmo quando a transação ocorre offline.

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