Recentemente, as buscas pelo termo “CPC Marketing Digital” aumentaram consideravelmente. Isso é natural uma vez que “CPC” está ligado a importantes estratégias do Marketing Digital, no entanto, não é uma. O CPC está relacionado a estratégias de publicações e conteúdos patrocinados. Os profissionais que desenvolvem essas estratégias, já conhecem bem o termo e entendem sua importância. E se você chegou aqui, já deve querer que ele faça parte da rotina da sua empresa também, certo?

Eita! Ficou confuso? Calma, a gente explica tudo nesse texto. Continue a leitura e confira.

 

O que é CPC Marketing Digital?

A pergunta que não quer calar: o que é CPC Marketing Digital? CPC é uma sigla que significa “Custo por Clique”. O termo está presente na mensuração de resultados de estratégias de Marketing Digital de anúncios pagos realizados no Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads.

De forma simples, o CPC é o valor pago por cada clique no seu anúncio. Esse é um dos resultados que mostra se uma campanha foi bem sucedida ou não. Quanto menor o valor por clique, sinal que mais pessoas clicaram e o anúncio chegou a um público maior — mas não é determinante, pois um usuário pode clicar mais de uma vez. 

O resultado é obtido dividindo o valor do investimento pelo número de cliques. 

Mas, claro, esse resultado é só um dentre tantos que precisam ser avaliados na hora de definir o que precisa ser melhorado em uma campanha paga.

 

Técnica CPC marketing digital? Descubra o que NÃO É CPC

Você já sabe o que é CPC. Mas é importante, também, entender o que não é

Muitas pessoas confundem essa métrica com uma estratégia, o que ela não é — definitivamente. Por isso, é comum ouvir leigos falando sobre “Técnica CPC MKT” ou mesmo “estratégia CPC marketing”.

Como você viu, CPC é apenas uma métrica dentro de uma estratégia de anúncios pagos, que podem ser feitos nas redes sociais, aplicativos, sites, página de resultados e Youtube.

 

Como o CPC faz parte do Marketing Digital

Não é à toa que o termo CPC está relacionado ao Marketing Digital. Afinal, a métrica está dentro de uma das principais estratégias dele. 

O Marketing Digital oferece infinitas possibilidades e ferramentas de criar estratégias que alcancem clientes dentro do mundo digital. Dentre elas, temos as categorias de: conteúdo pago e conteúdo orgânico. 

O conteúdo pago é aquele que temos falado até aqui, em que um orçamento é destinado para que determinado material alcance mais pessoas. E isso pode ser feito dentro de diversas ferramentas, como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • SERP (Página de resultados do Google)
  • Sites;
  • Youtube;
  • Aplicativos.

Assim, independentemente da ferramenta escolhida, uma vez que seu anúncio está no ar, ele traz uma série de métricas para que o profissional responsável entenda qual resultado aquele anúncio trouxe. A partir disso, você, como gestor da empresa, entende se esse foi um bom investimento ou não.

Dentre as métricas, podemos destacar:

  • Custo por clique (justamente o CPC);
  • Número de curtidas;
  • Número de cliques;
  • Número de comentários;
  • Número de engajamento;
  • Número de impressões, isto é, quantas vezes o anúncio foi visto;
  • Quantos usuários viram o anúncio (o que é diferente do número de impressões, pois um usuário pode ver o anúncio mais de uma vez);
  • Número de visitas ao perfil;
  • Número de visitas ao link do anúncio (se houver);
  • Tempo de visualização do vídeo.

Esses são apenas alguns exemplos de métricas. Algumas delas dependem de qual ferramenta o anúncio foi feito, bem como o tipo de anúncio (imagem, vídeo etc)  também. 

 

Quais as vantagens do Marketing Digital

Conforme você viu no tópico anterior, os anúncios pagos trazem índices muito claros sobre o investimento realizado. Essa é uma vantagem que se estende a toda estratégia do Marketing Digital. Ou seja, diferentemente do Marketing offline em que você não tem certeza de onde vieram seus clientes, o marketing digital consegue rastrear essa jornada e entender o número de cliente oriundo de cada estratégia. 

Cada passo dentro do Marketing Digital pode ser medido com exatidão. Por exemplo, o número de vezes que o seu site foi acessado, o número de interações que um post recebeu, quantas pessoas leram uma newsletter que você enviou, quantas pessoas viram o seu anúncio no Google Ads, quantas pessoas assistiram um vídeo do seu canal no Youtube, quantas pessoas preencheram um formulário de contato, etc.

Por isso, vale a pena testar vários formatos e a médio e longo prazo, identificar as melhores estratégias para a sua empresa. Afinal, essa é outra vantagem do Marketing Digital: desenvolver soluções personalizadas baseadas em resultados reais e mensuráveis. 

Mas, claro, com tantas opções e números, é fácil se perder. É indispensável entender quais números realmente são importantes para o seu negócio. Quais números, de fato, se tornam lucro para sua empresa e quais são apenas números de vaidade.

Por exemplo, muitas empresas têm muitos seguidores, mas pouco engajamento e nenhuma conversão. Então, do que adianta ter muitos seguidores? E, pior ainda, por que investir em estratégias que não trazem seguidores qualificados? É necessário investir nas estratégias certas para obter resultados reais e lucrativos.

Além da mensuração de resultados, o marketing digital também conta outras estratégias. Veja a seguir. 

Vantagens além do CPC

  • Ficar mais perto do seu público;
  • Investir pouco para começar;
  • Medir resultados e ajustar as estratégias;
  • Otimizar o investimento conforme os resultados;
  • Estar um passo à frente da concorrência;
  • Ter visibilidade na internet e presença digital;
  • Fortalecer o branding da empresa e por meio dos seus valores, criar maior conexão com o público.

 

Estratégia de Marketing Digital completa para sua empresa

Agora que você já entendeu o que é CPC e como esse é um termo que faz parte de uma grande estratégia, já entendeu, também, que precisa contar com profissionais experientes para realizar anúncios nas mídias sociais e no Google. 

Entre em contato e descubra como a KBR TEC pode ajudar você a chegar mais longe com soluções personalizadas para sua empresa. Envie uma mensagem no WhatsApp ou aqui no site, retornaremos em breve!