No momento em que você cria sua própria plataforma, pensar na velocidade do site é algo extremamente importante.

Afinal de contas, isso impacta diretamente nos seus resultados e potencial de crescimento. Sendo algo a se considerar na hora de escolher um serviço de hospedagem de site.

Sim, é isso mesmo, a velocidade não é algo a se pensar posteriormente apenas quando essa apresentar problemas.

Mas é claro que a longo prazo, é sempre importante medi-la. Pensando nisso, iremos abordar hoje a importância desse aspecto e mostrar ferramentas para sua medição, confira!

 

Velocidade do site

 

Por Que A Velocidade Do Site É Tão Importante?

 

Entre os inúmeros fatores que influenciam no ranqueamento de páginas no Google, um é a velocidade de carregamento de uma página.

Acontece que a velocidade do site impacta muito na experiência do usuário. Desse modo, causando impactos diretos em sua taxa de rejeição.

Isso porque páginas que demoram a carregar acabam sendo fechadas antes mesmo de seu carregamento chegar ao fim.

O mundo está cada dia mais digitalizado e, com isso, o público fica mais exigente. Ninguém quer perder tempo e quando algo assim acontece, eles procuram outra fonte para suas dúvidas, necessidades e, desejos.

Algo que se torna ainda mais relevante quando o assunto é navegação mobile, ou seja, aquela feita através de:

  • Tablets;
  • Smartphones.

Portanto, um bom posicionamento nas páginas de resultados depende muito mais do que um bom conteúdo, já que sua velocidade é bastante relevante.

No Brasil, que é um dos países com maior índice de navegação em questão de tempo, sites lentos tem muito a perder. É por isso então, que falamos que a velocidade determina o resultados.

Pois, quanto mais clientes deixam de permanecer no seu site devido a esse problema, menos serão suas chances de conversão e vendas.

Mas, o que exatamente está por trás desse problema? Como resolvê-lo? Entre as maiores causas vemos:

  • Scripts usados de forma incorreta;
  • Utilização de imagens pesadas;
  • Falta de otimização dos códigos;
  • Problemas no HTML, CSS e JavaScript.

Alguns desses fatores podem ser resolvidos de forma simples por você mesmo, enquanto outros vem já no serviço de hospedagem.

É por isso que você deve sempre investir em empresas de confiança, com experiência de mercado. Tal como a BQHost que trabalha com este mercado a mais de 15 anos, oferecendo inclusive, hospedagem ilimitada!

 

Como Testar A Velocidade Do Site?

 

Acima, vimos um pouco mais sobre a importância da velocidade de carregamento, seus impactos no número de visitas e a relação com o serviço de hospedagem de sites.

Com isso em mente, quero agora mostrar como testá-la. Para isso, separei algumas ferramentas incríveis, confira abaixo.

 

Site rápido

 

1. Pingdom Tools:

Para iniciar, temos uma ferramenta de teste que possui uma das melhores classificações segundo o público.

De visual atraente, ela fornece diversos dados além da velocidade da página. Portanto, você consegue utilizá-la para analisar:

  • Tempo de carregamento individual;
  • Número de requisições da página;
  • Tamanho total dos arquivos presentes;
  • Nota de classificação do carregamento.

Todo o resultado de desempenho da página é exibido através de gráfico após um breve resumo, facilitando seu entendimento.

Mas, a desvantagem dessa plataforma é que ela se encontra em inglês. O que para uns, pode ser difícil de interpretar.

 

2. Page Speed Insights:

Apesar de ter o nome em inglês, essa ferramenta se encontra em português e é desenvolvida/veiculada pelo próprio Google.

Nada melhor do que analisar a velocidade da sua hospedagem de sites do que pelo maior buscador, certo? O melhor de tudo é que ela analisa a navegação:

  • Mobile;
  • Convencional.

Basta indicar a URL da página desejada que você terá uma análise sobre velocidade e experiência do usuário de forma completa.

Além disso, uma nota de classificação é dada com um índice de 0 a 100. Quanto mais alta ela for, isso significa que menos itens para corrigir e aperfeiçoar você tem.

Vale destacar ainda que a ferramenta ainda detalhe os problemas e faz recomendações de correção, já aqueles que não precisam ser mudados, ficam em “aprovados”.

 

3. GT Metrix:

Em terceiro lugar, minha dica para analisar a velocidade do site é essa plataforma que utiliza 27 critérios a fim de dar uma nota de classificação.

Para cada um deles, você consegue conferir exatamente aquilo que precisa ser corrigido. Ao mesmo tempo que você consegue identificar aqueles que já estão com os conteúdos otimizados.

Outra vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de visualizar requisições de forma individual – tal como acontece na primeiro aqui indicada.

A fim de possibilitar a identificação de gargalos, o GT Metrix ainda dá uma visão completa do seu site quando carregado.

Entre suas desvantagens, no entanto, podemos destacar que essa é uma plataforma em inglês. Bem como, para uma análise mais completa é preciso aderir a um dos planos pagos.

 

Conclusão

 

Podemos concluir então, que a velocidade do site é algo fundamental para o sucesso do seu negócio, já que impacta no potencial de ranqueamento.

Ou seja, assim como seu conteúdo precisa ser otimizado, seu carregamento de página também. Do contrário, as chances de ter uma taxa de rejeição alta são grandes.

Quando isso costuma ocorrer muito, o Google penaliza o seu site por entender que ele não proporciona uma boa experiência aos usuários.

Mas, você não quer que isso aconteça, certo? Portanto, invista num bom serviço como a BQHost que oferece hospedagem ilimitada.

Sem se esquecer ainda de averiguar os outros possíveis itens a melhor, como por exemplo, não usar imagens muito pesadas em seus conteúdos!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar.