WordPress SEO é a otimização dos sites desenvolvidos na plataforma WordPress. O SEO é uma técnica que possibilita o ranqueamento do site nas primeiras páginas do Google (Search Engine Results Page – SERP), como resposta para a pesquisa de um usuário. Essa é uma estratégia que melhora o tráfego do site, aumentando o número de leads e de oportunidades de a empresa fechar negócio. Além disso, o SEO para WordPress traz vantagens como fortalecimento da marca no ambiente digital, entre outras.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o WordPress SEO.

 

O que é SEO?

O SEO é um conjunto de técnicas para tornar as páginas de um site visível para os mecanismos de buscas, sendo que o principal objetivo é colocar as páginas em uma boa posição nos resultados orgânicos nas pesquisas do Google e outros sites de busca.

SEO é uma sigla para o termo em inglês “Search Engine Optimization”, que significa “Otimização para Motores de Busca”.

Em relação ao tráfego orgânico, citado anteriormente, significa dizer que é possível receber cliques sem pagar por anúncios. Ou seja, quando um usuário acessa uma página dentre os resultados de pesquisa do Google ou outro buscador.

Para isso, a estratégia é focar em palavras-chave relevantes, incluir imagens com título e descrição e, claro, publicar conteúdos completos, preferencialmente, com 1000 palavras.

 

O que é um site WordPress?

O WordPress é um sistema aberto que serve para desenvolver um site, em que é possível gerir o conteúdo facilmente. Esse é o sistema mais indicado na hora de criar o seu site institucional ou mesmo uma loja virtual.

Dentre as vantagens do WordPress, podemos destacar:

  • Segurança;
  • Proteção;
  • Confiabilidade;
  • Facilidade de gestão (até para quem não tem conhecimento de programação);
  • Flexibilidade para personalização.

Por fim, a possibilidade de instalar diversos plugins com inúmeros recursos também é uma vantagem. Por exemplo, é possível instalar até mesmo um plugin para ajudar no WordPress SEO.

 

WordPress SEO: o que é?

O WordPress SEO nada mais que aplicar as técnicas de SEO nos sites dissolvidos no sistema WordPress. No entanto, o diferencial do SEO para WordPress é sua facilidade, uma vez que o próprio sistema já oferece ferramentas que ajudam na otimização.

Outro ponto positivo é que o WordPress utiliza o core para se adaptar às diretrizes do Google.

 

Como melhorar o SEO para WordPress?

Agora que você já entendeu os principais termos relacionados ao WordPress SEO, chegou a hora de entender a prática! Separamos os primeiros passos do SEO para WordPress, mas lembre-se que contar com um profissional é a melhor opção.

 

1 – Tenha um site “limpo”

Ainda que o sistema WordPress favoreça o desenvolvimento de um bom site, tanto para os usuários quanto para os algoritmos do Google, a personalização pode acabar incluindo uma programação “suja”, prejudicando o rendimento do site.

Importante dizer que personalizações mais simples, como a inclusão de imagens em um modelo pronto, não prejudica o site. No entanto, é possível, com um profissional, desenvolver um modelo totalmente personalizado para as necessidades da empresa e seus clientes. Por isso, cuidado na hora de escolher a empresa de desenvolvimento.

 

2 – Invista em um site responsivo

O site responsivo é aquele que se adapta a diferentes tamanhos e formatos de tela. Ou seja, o mesmo link pode abrir no computador, notebook, celulares Android ou iOS, bem como tablets e iPads.

Essa é uma funcionalidade fundamental para o Google ranquear seu site nas primeiras páginas. Isso porque o Google sempre cria suas diretrizes a fim de proporcionar melhores experiências com o máximo de segurança para os usuários. Hoje em dia, o celular é um dos principais aparelhos utilizados para acessar sites e lojas virtuais.

 

3 – Compartilhe conteúdo de valor com os usuários

Uma vez que o seu site está em dia, é hora de começar a compartilhar conhecimento com seu público. Isso pode ser feito por meio do blog da empresa, com artigos que tenham a ver com o nicho da empresa, sempre pensando em oferecer um conteúdo de valor, que esclareça dúvidas e ajude o leitor.

Desse modo, investir no Marketing de Conteúdo no site é uma estratégia que beneficia tanto o ranqueamento, do ponto de vista técnico, como fortalece a autoridade da marca diante dos usuários, criando um relacionamento mais próximo com novos e antigos clientes.

 

4 – Otimize todo o conteúdo do site

A otimização do conteúdo não considera apenas os artigos publicados, mas sim qualquer texto, imagem ou vídeo disponível no site. Para isso:

  • Busque palavras-chave de relevância para incluir em todo o site, seja nos textos, títulos, descrição de imagens e vídeos;
  • Inclua palavras-chave no title tag e na meta-descrição de todas as páginas do site, sempre de acordo com o conteúdo disponível;
  • Personalize a URL de todas as páginas, também utilizando palavras-chave relacionadas e priorizando um link curto;
  • Utilize o plugin Yoast SEO para ajudar;
  • Fique atento às regras para não receber uma penalização do Google (black hat).

 

5 – Acompanhe as métricas

O próprio Google disponibiliza diversas ferramentas de análise e mensuração para saber se um site está ou não em bom estado.

Além disso, ao investir na estratégia de SEO, é fundamental fazer o acompanhamento de resultados pelo Analytics.

As ferramentas de análise apontam melhorias, como tempo de carregamento da página, além de ferramentas para o envio do sitemap para ajudar no ranqueamento, entre outros apontamentos.

Já o Analytics informa o número de acessos, páginas mais visitadas, origem de acesso, aparelhos mais utilizados, entre outros dados que podem ajudar você e a equipe de marketing a criar estratégias cada vez mais personalizadas para o seu público.

 

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