O processo de vendas online é realmente desafiador, mas é possível potencializar o seu e-commerce com algumas estratégias simples de Marketing Digital. No entanto, é preciso ter planejamento e organização para atingir o público certo e conquistar o sucesso.

O artigo de hoje vai trazer as melhores estratégias para potencializar o seu e-commerce e alcançar reconhecimento no mercado. Acompanhe a leitura!

 

Mas, vale mesmo a pena ter um e-commerce?

Atualmente, o comércio eletrônico é uma alternativa viável para todos os tipos de negócios. 

Ou seja, empresas de alimentação coletiva, por exemplo, podem usar a internet para vender pratos prontos, com retirada imediata nos restaurantes.

Muito disso mostra como está o comportamento do consumidor atual, que busca por recomendações online, antes de adquirir um produto ou serviço – inclusive, em lojas físicas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já realizaram alguma compra online. Além disso, cerca de 74% preferem a modalidade e-commerce do que ir até às lojas físicas, devido à facilidade em adquirir um produto na internet.

Para saber se uma loja é confiável, a pesquisa mostrou que mais de 80% das pessoas consultam a reputação do e-commerce em plataformas de reclamação, bem como fazem buscas em vários sites, antes de efetivar o negócio.

Ou seja, o consumidor da internet não compra a primeira mochila feminina pequena que aparece na sua busca. 

Ao contrário, ele realiza uma extensa pesquisa, comparando preços, a credibilidade da empresa, a qualidade da mercadoria, etc. Por isso, investir em estratégias de marketing digital é fundamental para conquistar os clientes.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro deve movimentar mais de R$ 106 bilhões em 2020, o que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.

Por esse motivo, se a sua empresa de eventos ainda não investir na abertura de um e-commerce, agora é o momento certo. 

Afinal de contas, é a oportunidade para acompanhar o novo comportamento do consumidor e as tendências de mercado.

 

5 estratégias para potencializar as vendas online do seu e-commerce

Embora a internet tenha revolucionado as formas de consumo e ser um espaço amplo para o desenvolvimento de negócios, o ambiente online tornou-se extremamente competitivo e exigente. 

Muito disso, deve-se à própria dinâmica das empresas virtuais, visto a facilidade de encontrar públicos, abrir o leque de vendas e reduzir custos com infraestrutura.

Sendo assim, uma marca que deseja consolidar sua presença online deve ficar de olho nas tendências do mercado, verificando as melhores estratégias para potencializar as vendas.

Abaixo, confira algumas dicas que podem ajudar o seu e-commerce a obter reconhecimento na internet.

 

1 – Atualize a sua persona

A persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal, com base em características do público-alvo. 

Esse perfil facilita as campanhas e ações de marketing, uma vez que é possível direcionar o conteúdo para uma pessoa específica, isto é, mais propensa a percorrer todo o processo de compra.

Afinal de contas, quem busca por enxovais de bebês, por exemplo, terá preferências, interesses e características bem diferentes de uma cliente interessado em peças para carros. 

Logo, percebe-se que o próprio nicho de mercado propõe uma diferenciação.

Para construir uma persona, é preciso levantar alguns dados específicos dos consumidores, algo que pode ser feito com uma pesquisa de mercado, ou a partir da análise dos compradores do seu e-commerce.

Nesse sentido, recomenda-se pesquisar as seguintes informações:

  • Gênero e faixa etária;
  • Estado civil;
  • Escolaridade;
  • Nível socioeconômico;
  • Profissões;
  • Localidade;
  • Entre outros.

Quanto mais dados a respeito do público-alvo, melhor será a construção da persona. Lembre-se de colocar algumas particularidades no personagem, como os hobbies, principais necessidades, problemas, etc. 

Isso ajuda a humanizar a persona e a direcionar conteúdos ainda mais específicos.

 

2 – Invista em SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, é uma estratégia que integra várias técnicas de marketing, com o objetivo de melhorar a classificação da sua página web nos buscadores, especialmente o Google.

De acordo com uma pesquisa da Provokers, 8 em 10 usuários preferem usar o Google para buscar informações sobre empresas. 

Além disso, cerca de 95% dos entrevistados no estudo usaram o buscador para comparar produtos e serviços.

Vale dizer que as empresas que aparecem em destaque no Google possuem 13 vezes mais chances de serem escolhidas pelos usuários, 5 vezes mais intenções de compra e são consideradas 4 vezes mais confiáveis.

Uma das principais técnicas do SEO é o emprego de palavras-chave, isto é, os termos mais pesquisados no Google, na produção de conteúdo. 

Nesse sentido, ao elaborar um texto sobre uniforme personalizado para empresa, é necessário buscar as palavras-chave e colocá-las de modo natural ao longo do texto.

Fora isso, o SEO também leva em consideração a experiência do leitor, por conta disso, é fundamental produzir conteúdos relevantes e que façam sentido para o público-alvo.

Entre algumas outras estratégias de otimização, encontram-se:

  • Boa navegabilidade em dispositivos móveis;
  • Linkagem e citações de sites externos;
  • Tamanho adequado do conteúdo;
  • Títulos com palavras-chave.

É importante ressaltar que o SEO é uma estratégia a longo prazo, que vai sendo construída aos poucos, em conjunto com o marketing de conteúdo. 

Aos poucos, seu negócio irá obter destaque na internet e um bom rankeamento no Google.

 

3 – Tenha conteúdos visuais

Uma das principais diferenças do e-commerce para a loja física é a impossibilidade de tocar o produto. 

Por esse motivo, é preciso oferecer ao usuário o máximo de informações possíveis a respeito da mercadoria, incluindo detalhes, cores, dimensões, peso.

Diante disso, os comércios eletrônicos precisam investir em conteúdos visuais. Assim, ao exibir fotos de bonés personalizados, por exemplo, os compradores podem se basear nessas imagens para tomar alguma decisão.

Por isso, dê prioridade para fotos de alta qualidade, com edições finas e sofisticadas, evitando que distorções técnicas comprometam a experiência visual dos usuários. 

Ou seja, é preciso oferecer imagens para que as pessoas tenham uma noção mais próxima do real.

 

4 – Humanize o contato pela internet

A experiência do cliente é potencializada com um atendimento humanizado. 

Por exemplo, uma empresa de entrega de encomendas que se propõe a atender os consumidores com simpatia, focalizando as principais necessidades de cada um, terá um melhor reconhecimento pelo público.

Além do atendimento, é necessário destacar depoimentos, avaliações e opiniões dos compradores, pois essas informações podem influenciar nas decisões de compra dos demais usuários. 

Portanto, coloque-se no lugar das pessoas. Caso existam comentários negativos a respeito do seu negócio, tente respondê-los de forma cordial, buscando resolver o problema do cliente, compreendendo a frustração e apresentando melhorias.

 

5 – Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais tornaram-se muito populares na internet. Segundo o relatório Social Media Trends, mais de 96% das empresas estão presentes nas redes sociais, principalmente no Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, o uso desses canais tem aumentado significamente no Brasil a cada ano. 

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 181,1 milhões de brasileiros, com 10 anos ou mais, está presente nas redes.

Quer dizer que essas mídias estão sendo usadas também para encontrar produtos e serviços. Não é à toa que empresa de entregas rápidas, incluindo aplicativos de delivery, também investem em campanhas nas redes sociais.

Contudo, não adianta nada criar um perfil no Instagram somente para marcar presença. 

É preciso levar em consideração a experiência do usuário e, por isso, escolher a rede social que mais faz sentido para o seu negócio e ter um cronograma de compartilhamento de conteúdo.

Vale dizer que os anúncios patrocinados nas redes sociais, isto é, a publicidade paga, também é muito mais barata em comparação a propagandas em veículos tradicionais (jornais, revistas, rádio e televisão). 

Por esse motivo, o investimento tem boas chances de um bom ROI (Retorno sobre Investimento), com aumento de vendas.

Considere as especificidades de cada rede social e, se possível, elabore um planejamento estratégico para cada canal. 

Desse modo, é possível divulgar seus produtos e serviços com grande assertividade, tendo um ótimo alcance de público e melhorando o reconhecimento no mercado.

 

Conclusão

O crescimento dos e-commerces demonstra o quanto a internet tornou-se fundamental para a movimentação da economia, sendo um canal capaz de concentrar grandes marcas, empresas e oferecer oportunidades para os empreendedores.

No entanto, ao mesmo tempo em que se facilita a abertura de novos negócios, o ambiente online também é extremamente competitivo e exigente, devido às inúmeras informações e conteúdos que encontramos nas plataformas digitais.

Por isso, é preciso investir em estratégias para potencializar o seu e-commerce e, assim, obter destaque no mercado. 

Com algumas ações simples, como as propostas acima, é possível alcançar esse reconhecimento e, como consequência, ter chances de aumentar vendas e conquistar a fidelização do público.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.