Em alguns minutos navegando pela internet, você já consegue perceber que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia-chave de todas as marcas profissionais. Então, como se destacar no ambiente digital e tornar a sua empresa uma referência no seu nicho? Uma das respostas para isso é: conteúdo interativo. Ele faz parte da estratégia de Marketing de Conteúdo e pode ser aplicado em diferentes canais, como blog, redes sociais e campanhas de e-mail marketing.  

Quer saber o que é conteúdo interativo e como torná-lo uma das suas estratégias? Continue a leitura para saber isso e muito mais.

 

Conteúdo interativo: o que é?

Conteúdo interativo são materiais com os quais o público pode dialogar de forma bilateral. Por exemplo, se você pensar em um texto publicado no blog, esse material acaba sendo uma comunicação unilateral, em que a única forma do usuário interagir é deixando um comentário, mas isso não irá influenciar no resultado do texto.Por outro lado, quando estamos falando de conteúdo interativo na internet, falamos sobre inúmeras possibilidades de formatos e interação.

Assim, enquanto o Marketing de Conteúdo surge de uma premissa de comunicação unilateral, em que se publica o conteúdo e o retorno do usuário vem por meio de “likes”, reações, comentários e compartilhamentos, o conteúdo interativo muda essa lógica e torna o relacionamento entre marca e público mais dinâmico e próximo. Para o público, o conteúdo se torna mais instigante, como um entretenimento. 

 

Exemplos de conteúdo interativo

Agora que você já entendeu, na teoria, o que é conteúdo interativo, vamos a exemplos práticos para você entender de uma vez por todas e poder aplicar essa estratégia na comunicação da sua marca.

A seguir, você verá uma lista de conteúdos interativos. Para escolher o melhor para a sua marca, é necessário entender as reais necessidades do seu público em relação ao produto e/ou serviço da sua marca.

 

Quizz

São materiais que visam o entretenimento do usuário, mas que podem ser usados para abordar itens da sua marca. Além disso, você pode passar informações e esclarecer mitos sobre seu nicho.

 

Calculadoras

É possível dizer que para algumas marcas, as calculadoras são peças-chave da comunicação. É possível, inclusive incluí-la como uma ferramenta no site da marca para além de um conteúdo.

Se você vende um produto de uso recorrente, por exemplo, pode oferecer uma calculadora que mostre para o usuário a quantidade de consumo em um período, seu gasto e economia comparada a outras opções no mercado.

A calculadora também é uma boa forma de incentivar o cliente a comprar mais produtos com desconto, comparando a diferença de economia em relação à quantidade escolhida.

 

Infográficos

infográficos são uma boa forma de tornar informações mais visuais e já facilitam a comunicação. Mas é possível tornar os infográficos conteúdos interativos incluindo itens animados e botões que permitam diferentes formas de visualização.

 

Landing Pages

Landing Page é uma página com foco em gerar conversões. Por isso, investir em conteúdos interativos pode potencializar esse número de conversões com um material que esclareça as principais dúvidas do usuário e quebre suas objeções.

 

Questionários

Enquanto os quizzes têm como maior objetivo o entretenimento, os questionários apresentam uma intenção mais clara de trocar informações.

É possível elaborar questionários para ajudar seu público escolher o melhor produto ou serviço para ele. Por exemplo, uma marca de cosméticos, pode fazer um questionário para classificar o tipo de pele do usuário e, com o resultado, sugerir os melhores produtos.

Com isso, a marca também recolhe informações sobre seu público-alvo, podendo usar isso como insumo para a elaboração de novos produtos.

 

Mapas

O Google Maps é uma boa inspiração quando falamos sobre mapas interativos. Dessa forma, você pode situar melhor o usuário em relação à sua marca ou produto. Por exemplo, uma marca de cafés especiais pode mostrar a jornada dos grãos de café até chegar na xícara do cliente.

 

Tour virtual

O tour virtual é uma opção bastante democrática e pode servir a todos os tipos de mercados. Por exemplo, um restaurante pode mostrar seu espaço através do seu site para que o usuário saiba que tipo de ambiente esperar na hora de ir ao local.

Empresas que alugam espaço para eventos ou mesmo imobiliárias podem oferecer esse serviço e obter até uma otimização do seu atendimento, uma vez que os usuários poderiam ter uma ideia do local antes mesmo de marcar uma visita.

 

Vídeos

Vídeos são materiais que podem ser adicionados a todos ou a grande parte dos formatos de conteúdo interativo que citamos aqui e outras possibilidades.

É possível inserir botões de interação que direcionam os usuários para outros vídeos que eles queiram assistir, de forma que o usuário construa sua própria jornada.

 

Por que produzir conteúdo interativo?

O conteúdo interativo, com certeza, destacará a sua marca entre os usuários no mundo digital. Além de aproximar o público da marca e incentivar o engajamento, ainda aumenta as chances de a marca ter um conteúdo compartilhado.

Mas não é só isso! Ainda separamos outras vantagens para mostrar por que você deve investir em conteúdo interativo.

  • Melhorar a experiência do usuário: sem dúvida, oferecer uma boa experiência para o usuário é fundamental, mas o conteúdo interativo pode agregar muito mais valor por meio do entretenimento. Então, considerando os nichos mais leves, as marcas teriam inúmeras vantagens em ter seu nome associado a um sentimento positivo assim.
  • Feedback: o conteúdo interativo fornece dados em tempo real sobre o engajamento dos usuários, como visualizações, cliques e interações. Esse feedback permite medir melhor o resultado do conteúdo e obter insights sobre o público-alvo.
  • Obter leads melhores: Com um conteúdo dinâmico e visualmente atraente, é possível despertar o interesse dos consumidores e guiá-los na jornada até a conversão. Ferramentas de criação de conteúdo interativo podem ser utilizadas para otimizar as conversões e testar diferentes abordagens.

 

Conteúdo interativo com a KBR TEC

A KBR TEC já possui mais de 20 anos de experiência e conta com os profissionais ideais para desenvolver boas estratégias e produzir conteúdo com qualidade e relevância para o blog e redes sociais da sua empresa, bem como campanhas de e-mail marketing.

Não deixe sua marca passar despercebida pelo seu público, faça a diferença! E nós podemos ajudar: é só enviar uma mensagem pelo WhatsApp  ou aqui no site.